Academia Passo Fundense de Letras: Breve Histórico

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Academia Passo Fundense de Letras:

Breve Histórico

Academia Passo Fundense de Letras: Breve Histórico[1]
Descrição da obra
Autor Sabino Ribas Santos
Título Academia Passo Fundense

de Letras

Subtítulo breve histórico
Assunto Biografia
Formato Digitalizado (formato PDF)
Editora N I
Publicação 1965
Páginas 80
ISBN N I
Impresso Formato 15 x 21 cm
Editora N I
Publicação 1965

Academia Passo Fundense de Letras: breve histórico A publicação da "Acade1nia Passo-fundense de Letras" tem como fim precípuo torná-los conhecidos e, comprendiados, serem entregues ao público como estímulo ao cultivo das boas letras.

Dentre os muitos itens que explanam as finalidades da A.P.L. destacamos o item i "contribuir para o aprimoramento da língua nacional".

Para conseguir êste objetivo, mister se faz a leitura assídua dos mestres da  língua, somente assim teremos "consciência perfeita de nossa nacionalidade''.  (De Bonald). E "as literaturas  portuguêsa e brasileira são ricas em todos os gêneros literários." (Marques da Cruz).

Apresentação

Duas Palavras, pelo Autor

Através dêste pequeno trabalho, o leitor terá oportunidade de conhecer a HISTORIA da Acade- mia Passo-fundense de Letras, desde sua fundação, em 1938.

Inicialmente, recebeu a denominação de Grêmio Passo-fundense de Letras.

As atividades iniciais da agremiação foram muito intensas. Mas, apesar de tudo, passou por um longo período de inatividade e arrefecimento, cêrca de treze mêses (de 19.8.38 até 16.9.39). Após êsse desinterêsse de seus membros, o Grêmio foi reorganizado, isto em 16.9.39. Daí para cá teve vida bastante ativa.

Em 7.4.61, por iniciativa do então Presidente, Dr. Celso Fiori, o Grêmio, que se achava em sua segunda fase, foi transformado em Academia, rece­bendo a denominação de Academia Passo-fundense de Letras.

Até a presente data o sodalício já teve quinze pre­sidentes, sendo que dois dêles, Doutores Celso Fiori e Verdi De Césaro, exerceram diversos mandatos.

Para elaborar êste resumo histórico, o autor  se valeu dos registros existentes nos arquivos da entidade.

Passo Fundo, abril de 1965.

Sabino Santos


Prefácio por Pe. Umberto Lucca, MSF

Li com prazer o livro "ACADEMIA PASSOFUN­ SE DE LETRAS da lavra de nosso confrade Profes­ sor Sabino Santos e admirei-lhe a. paciência.

Compendiar Anais deve possuir o sabor de quem coleciona seixos.

Mais difícil se torna prefaciá-los. Pedras são blocos rijos que vencem os tempos, falta-lhes, po­rém umidade.

Os ANAIS não é história que concatenha fa­tos, desdobrando causas e efeitos. Nem celebrações épicas que cantam feitos de figuras históricas ou lendárias, antes uma simples coleção de crôni­cas. Um registro dos trabalhos realizados ano por ano.

Os ANAIS levam no dorso uma carga de nomes.

Possuem a aspereza dos números que formam as datas. Tudo é rígido, cronologicamente justaposto. Nem poderá ser de outra forma.

Membros da Academia não são aquêles que possuem a pretensão de conhecer tôdas as obras literárias, mas um punhado de entusiastas que bus­ cam prestigiar os vultos literários do passado e do presente, buscam imitá-los na arte para con­ tagiar os demais.

Do Prefácio Pe. Umberto Lucca, MSF

Índice

Conteúdos relacionados

Referências

  1. SANTOS, Sabino R. (1965). Academia Passo Fundense de Letras: Breve Histórico. -Passo Fundo: NI. 80 páginas Digitalizado.