Jurandyr Algarve

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Jurandyr Algarve
Jurandyr Algarve.jpg
Nome completo Jurandyr Algarve
Nascimento 13 de outubro de 1917
Local Laguna/SC
Morte 13 de julho de 2001
Local Passo Fundo/RS
Ocupação advogado

Jurandyr Algarve filho de Eurico Bernardes Algarve e Basílica de Oliveira Algarve, nasceu em Laguna, Santa Catarina, no dia 13 de outubro de 1917, e faleceu em 13 de julho de 2001,

Biografia

Jurandyr Algarve, advogado, professor, segundo filho de Eurico Bernardes Algarve e Basílica de Oliveira Algarve, nasceu em Laguna, Santa Catarina, no dia 13 de outubro de 1917, e faleceu em 13 de julho de 2001, tendo concluído seus estudos, anteriormente ao ingresso no curso de Ciências Jurídicas e Sociais, no Instituto Educacional de Passo Fundo. Colou grau em fevereiro de 1959, como bacharel em Direito, na UFRGS. Após formado iniciando sua carreira como advogado, continuou desempenhando sua função como funcionário público municipal por mais alguns anos, tendo, inclusive, exercido o cargo de secretário do município, por mais de uma vez, e diretor do ensino municipal.

Foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Passo Fundo, como Advogado Exemplar, destaque 1993, oportunidade em que esteve presente o falecido deputado federal Jorge Alberto Mendes Ribeiro, que também prestou a sua homenagem. Sua inscrição na OAB/RS era 2309, uma das mais antigas entre os colegas ainda vivos, tendo exercido a advocacia, em todas as áreas do Direito. No início da carreira atuou em diversos júris, inclusive como defensor dativo. Em meados do ano de 1999, pela gravidade de sua enfermidade, viu-se obrigado a deixar de exercer sua profissão.

Foi professor universitário, jubilado pela UPF, tendo lecionado na Faculdade de Direito local, Direito de Família e Sucessão, e Direito das Obrigações, ocasião em que participou de vários seminários, integrando a mesa organizadora, e deslocando-se com alguns de seus alunos ao domicílio dos conferencistas, a fim de convida-los para os eventos. Participou da Diretoria da OAB/RS, Subseção de Passo Fundo, por duas gestões. Autor de publicações editadas em revistas jurídicas, tais como a Revista dos Tribunais, a Revista Forense e a Revista Síntese, sendo mencionado, ainda, na obra jurídica de Francisco José Cahali, "União Estável e Alimentos entre Companheiros". Enquanto advogado, teve muitas de suas causas citadas em acórdãos, em diversas revistas jurídicas, entre elas, RT, RF, RTJRGS.

Foi membro da Academia Passo-Fundense de Letras, por vários anos, tendo, como patrono, Arthur Ferreira Filho. E de sua autoria o romance intitulado "Marta", publicado em 1947, influenciando seu neto mais velho, Luís Marcelo Algarve, a concorrer a uma cadeira na digna APL.

Foi pai e avô querido e admirado pelos sete filhos, três enteados e dezoito netos.

O Dr. Jurandyr Algarve permaneceu em plena atividade até o ano de 1999, quando teve que deixar a vida jurídica para tratar de uma enfermidade que o consumia cotidianamente. Ocupava o seu dia da melhor maneira possível, vivendo entre o escritório e a biblioteca de casa. Preparava no momento um material de reminiscências da vida profissional, com algumas críticas ao comportamento jurídico.

Vasculhando os arquivos do jornal Res Publicae, do Diretório Acadêmico João Carlos Machado, da Faculdade de Direito da UPF, encontramos uma entrevista inédita realizada pelo jornal, em 1999, com o professor Jurandyr, onde ele afirmara que a dedicação à pesquisa é a alma do estudioso do direito, e que a verdadeira pesquisa jurídica ficou em segundo plano

Títulos, prêmios e honrarias

Membro da APLetras

Obras

  • 1947 - Marta

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
  2. SANTOS, Sabino R. (1965). Academia Passo Fundense de Letras: Breve Histórico. -Passo Fundo: NI. 80 páginas Digitalizado
  3. SANTOS, Sabino R. (1963). Os Imortais de Passo Fundo. -Passo Fundo: NI. 86 páginas Fragmento Digitalizado