Santina Rodrigues Dal Paz

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Santina Rodrigues Dal Paz
Santina Rodrigues Dal Paz.jpg
Nome completo Santina Rodrigues Dal Paz
Nascimento 28 de janeiro de 1930
Local Ijuí/RS
Morte
Local Passo Fundo, RS
Ocupação professora

Santina Rodrigues Dal Paz nasceu em Ijuí/RS em 28 de janeiro de 1930, filha de João Gomes de Oliveira e Natália Rodrigues Gomes, casada com Augusto Dal Paz (falecido) com quem teve uma filha, Cátia Maria Dal Paz Benvenuti e um neto José Augusto Dal Paz Benvenuti.

Licenciada em Pedagogia, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino, tendo exercido atividades docentes nas escolas Nicolau de Araújo Vergueiro, Notre Dame, Bom Conselho e Escola de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo. Ocupou o cargo de Diretora do TNúcleo de Professores, da Escola Estadual "Cecy Leite Costa", e presidiu a Associação dos Ex-Alunos do “Notre Dame”. É membro dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e Academia Passo-fundense de Letras. Foi Destaque em “Liderança no Magistério” (1980). Exerceu o Magistério por 31 anos.

Biografia

Nasceu em 28 de janeiro de 1930, em Passo Fundo - RS. É filha de João Gomes de Oliveira e Natalina Gomes Rodrigues. É viúva de Augusto Dal Paz e tem uma filha, Cátia Maria Dal Paz Benvenuti, que é mãe de José Augusto Dal Paz Benvenuti.

Santina estudou no ensino fundamental no Colégio Notre Dame ? Medianeira de Todas as Graças, de Tapejara, na E.E. Protásio Alves de Passo Fundo e na escola Maurício Cardoso, de Soledade. O ensino médio cursou no Colégio Notre Dame, de Passo Fundo. Licenciou-se em Pedagogia, especializando-se logo depois em Metodologia do Ensino - UPF.

Realizou inúmeros cursos em âmbito municipal, estadual e nacional sobre atualização em Educação. Também participou e atuou em congressos e encontros nacionais e internacionais como coordenadora, atendendo à escola e à atuação no Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul.

Suas atividades como docente deram-se em várias escolas de Passo Fundo, como Notre Dame, Bom Conselho, Escola Santa Cruz (Notre Dame), Nicolau de Araújo Vergueiro, Protásio Alves e também em Coxilha, na Visconde do Araguaia. Participou ainda do Programa de Alfabetização de Adolescentes e Adultos através do Senai/Sesi na empresa Refrigerantes Bernardon Ltda., de Passo Fundo e também na Perdigão Agroindustrial, de Marau. Foi professora do Curso de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo; 1ª Diretora do Instituto Cecy Leite Costa; coordenadora do curso de magistério da E.E. Nicolau de Araújo Vergueiro. Em síntese, Santina exerceu o magistério por 31 anos.

Na comunidade, Santina participou de atividades filantrópicas; atendimento aos programas da Secretaria Municipal de Saúde, como nos programas de vacinação. Foi secretária da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra (Adesg); presidente da Academia Passo-Fundense de Letras (1997-1998); membro do Instituto Histórico de Passo fundo; presidente do Rotary Club Integridade; membro do Conselho Municipal de Educação; 1ª diretora do CPERS; presidente da Associação de Ex-alunos do Colégio Notre Dame; educadora Emérita da 19ª Feira do Livro de Passo Fundo; membro do corpo de jurados da comarca de Passo Fundo.

Santina escreveu muitos artigos para jornais e revistas de Passo Fundo, tendo mantido uma coluna diária no jornal Diário da Manhã por mais de 10 anos. É colaboradora da revista Água da Fonte. Foi destaque em liderança no magistério, nos anos de 1980. É autora do livro Vultos da história de Passo Fundo, em parceria com Welci Nascimento, atualmente na segunda edição.

Títulos, prêmios e honrarias

  • 1990 - Acadêmico ocupante da cadeira APLetras nº 33[1] (LECH, Osvandré LC. (2013). pg 207)[2]
  • 1997 - Eleita Presidente da APLetras (LECH, Osvandré LC. (2013). pg 40-41)[2]

Livros e publicações com sua participação

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

  • 2001 - Passo Fundo Nome Próprio Feminino, Biografias (SILVA, Geraldo C, COSTAMILAN Selma. (2001). pg.233)[6]

Referências

  1. Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
  2. 2.0 2.1 LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
  3. NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (1995). Vultos da história de Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2014. 126 páginas. E-book,
  4. NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (2010). Vultos da história de Passo Fundo 2ª Edição -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 164 páginas. E-book.
  5. NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (2012). Dona Heloisa: memórias -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 92 páginas. E-book
  6. SILVA, Geraldo C, COSTAMILAN Selma. (2001). Passo Fundo Nome Próprio Feminino. -Passo Fundo: Tittos Arte Gráfica. 276 páginas Digitalizado