Santina Rodrigues Dal Paz
Santina Rodrigues Dal Paz | |
---|---|
Nome completo | Santina Rodrigues Dal Paz |
Nascimento | 28 de janeiro de 1930 |
Local | Ijuí/RS |
Morte | |
Local | Passo Fundo, RS |
Ocupação | professora |
Santina Rodrigues Dal Paz nasceu em Ijuí/RS em 28 de janeiro de 1930, filha de João Gomes de Oliveira e Natália Rodrigues Gomes, casada com Augusto Dal Paz (falecido) com quem teve uma filha, Cátia Maria Dal Paz Benvenuti e um neto José Augusto Dal Paz Benvenuti.
Licenciada em Pedagogia, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino, tendo exercido atividades docentes nas escolas Nicolau de Araújo Vergueiro, Notre Dame, Bom Conselho e Escola de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo. Ocupou o cargo de Diretora do TNúcleo de Professores, da Escola Estadual "Cecy Leite Costa", e presidiu a Associação dos Ex-Alunos do “Notre Dame”. É membro dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e Academia Passo-fundense de Letras. Foi Destaque em “Liderança no Magistério” (1980). Exerceu o Magistério por 31 anos.
Biografia
Nasceu em 28 de janeiro de 1930, em Passo Fundo - RS. É filha de João Gomes de Oliveira e Natalina Gomes Rodrigues. É viúva de Augusto Dal Paz e tem uma filha, Cátia Maria Dal Paz Benvenuti, que é mãe de José Augusto Dal Paz Benvenuti.
Santina estudou no ensino fundamental no Colégio Notre Dame ? Medianeira de Todas as Graças, de Tapejara, na E.E. Protásio Alves de Passo Fundo e na escola Maurício Cardoso, de Soledade. O ensino médio cursou no Colégio Notre Dame, de Passo Fundo. Licenciou-se em Pedagogia, especializando-se logo depois em Metodologia do Ensino - UPF.
Realizou inúmeros cursos em âmbito municipal, estadual e nacional sobre atualização em Educação. Também participou e atuou em congressos e encontros nacionais e internacionais como coordenadora, atendendo à escola e à atuação no Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul.
Suas atividades como docente deram-se em várias escolas de Passo Fundo, como Notre Dame, Bom Conselho, Escola Santa Cruz (Notre Dame), Nicolau de Araújo Vergueiro, Protásio Alves e também em Coxilha, na Visconde do Araguaia. Participou ainda do Programa de Alfabetização de Adolescentes e Adultos através do Senai/Sesi na empresa Refrigerantes Bernardon Ltda., de Passo Fundo e também na Perdigão Agroindustrial, de Marau. Foi professora do Curso de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo; 1ª Diretora do Instituto Cecy Leite Costa; coordenadora do curso de magistério da E.E. Nicolau de Araújo Vergueiro. Em síntese, Santina exerceu o magistério por 31 anos.
Na comunidade, Santina participou de atividades filantrópicas; atendimento aos programas da Secretaria Municipal de Saúde, como nos programas de vacinação. Foi secretária da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra (Adesg); presidente da Academia Passo-Fundense de Letras (1997-1998); membro do Instituto Histórico de Passo fundo; presidente do Rotary Club Integridade; membro do Conselho Municipal de Educação; 1ª diretora do CPERS; presidente da Associação de Ex-alunos do Colégio Notre Dame; educadora Emérita da 19ª Feira do Livro de Passo Fundo; membro do corpo de jurados da comarca de Passo Fundo.
Santina escreveu muitos artigos para jornais e revistas de Passo Fundo, tendo mantido uma coluna diária no jornal Diário da Manhã por mais de 10 anos. É colaboradora da revista Água da Fonte. Foi destaque em liderança no magistério, nos anos de 1980. É autora do livro Vultos da história de Passo Fundo, em parceria com Welci Nascimento, atualmente na segunda edição.
Títulos, prêmios e honrarias
- 1990 - Acadêmico ocupante da cadeira APLetras nº 33[1] (LECH, Osvandré LC. (2013). pg 207)[2]
- 1997 - Eleita Presidente da APLetras (LECH, Osvandré LC. (2013). pg 40-41)[2]
Livros e publicações com sua participação
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 2001 - Passo Fundo Nome Próprio Feminino, Biografias (SILVA, Geraldo C, COSTAMILAN Selma. (2001). pg.233)[6]
Referências
- ↑ Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
- ↑ 2.0 2.1 LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
- ↑ NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (1995). Vultos da história de Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2014. 126 páginas. E-book,
- ↑ NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (2010). Vultos da história de Passo Fundo 2ª Edição -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 164 páginas. E-book.
- ↑ NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (2012). Dona Heloisa: memórias -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 92 páginas. E-book
- ↑ SILVA, Geraldo C, COSTAMILAN Selma. (2001). Passo Fundo Nome Próprio Feminino. -Passo Fundo: Tittos Arte Gráfica. 276 páginas Digitalizado