Osvandré Luiz Canfield Lech
Osvandré Lech | |
---|---|
Nome completo | Osvandré Luiz Canfield Lech |
Nascimento | 31 de janeiro de 1956 |
Local | Passo Fundo / RS |
Ocupação | médico |
Osvandré Luiz Canfield Lech nasceu em Passo Fundo, em 31 de janeiro de 1956, filho de João (in memoriam) e Almery, irmão de Antônio e Ivana. É casado com Marilise, pai da Graciela e do Leonardo.
Biografia
Passo-Fundense do Boqueirão, nascido em 1956, Osvandré é filho de João (in memoriam) e Almery, irmão de Antônio e Ivana. É casado com Marilise, também acadêmica da APLetras, e pai da Graciela e do Leonardo. Nunca abriu mão da vida simples em família.
Foi educado em Passo Fundo (IE, Cenav, Fac. Medicina, Hospital São Vicente e IOT) até obter o título de ortopedista. Então, foi aprender os avanços da cirurgia da mão e microcirurgia com Harold Kleinert, em Louisville, Kentucky, EUA, em 1982-83, e da cirurgia do ombro e cotovelo com Charles Neer na Universidade de Columbia, Nova Iorque, EUA, em 1986. Com bolsas da Fundação Rotária e da Jica (Japanese International Cooperation Agency), visitou diversos centros médicos nos EUA, Europa e Japão.
Na ortopedia gaúcha, divide a atividade profissional entre Passo Fundo e Porto Alegre. No Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), iniciou como estagiário em 1979, foi o primeiro residente em 1980 e mantém-se ligado à coordenação do ensino e pesquisa ao longo da vida, auxiliando a instituição a conquistar credibilidade científica nacional e internacional. Exerce a chefia da Residência Médica desde 1991. No momento, é também chefe da Residência Médica de Ortopedia do Hospital São Vicente de Paulo. Organizou, no IOT, a Biblioteca Ortopédica Histórica Alberto Lago, uma das poucas do país, com acervo de 1.200 livros clássicos e raros. Presidiu a SBOT-RS, entidade com sede na Amrigs, em Porto Alegre, e o Congresso Sul-Brasileiro em Gramado em 2001.
É pioneiro no país no uso do formato revista para o informativo da regional, que foi enviado a todos os ortopedistas brasileiros por mais de 10 anos, e do resgate histórico estadual, com o livro História da ortopedia gaúcha. A partir do modelo gaúcho, estas publicações foram reproduzidas em outros estados brasileiros. Em 2002, foi membro-fundador da Academia Passo-Fundense de Medicina, ocupando a cadeira 22, cujo patrono é Luiz Augusto Hexsel.
Na ortopedia brasileira, passou por diversos cargos diretivos na SBOT (Comissão de Educação Continuada, marketing, secretarias e tesouraria), presidiu o Congresso Brasileiro de 2008 e culminou com a presidência em 2011 com sede em São Paulo, ano de profunda reestruturação e profissionalização da entidade, em parceria com o tesoureiro baiano Adalberto Visco. Criou a Comissão de História da Ortopedia e o Mérito Ortopédico Nicholas Andry. Foi o terceiro gaúcho a ocupar o cargo máximo da ortopedia brasileira. É membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Ortopedia e examinador na prova de título de especialista em Ortopedia e Traumatologia, que se reúne anualmente em Campinas (SP).
Na ortopedia internacional, palestrou em dezenove países nos cinco continentes, incluindo cidades como Osaka, Sydney, Lyon, Pequim, Shangai, Nova Iorque, Chicago, Edimburgo, Praga, Cidade do Cabo e Helsinki. É membro correspondente e de honra de mais de dez sociedades internacionais. É membro do corpo editorial do Bone and Joint Journal, da Inglaterra, e membro-fundador do World Orthopaedic Alliance (WOA), baseado em Pequim.
Na cirurgia da mão e microcirurgia, publicou, em 1992, o Protocolo de investigação das lesões por esforços repetitivos (LER), a primeira publicação nacional sobre o assunto. É membro da American Society for Surgery of the Hand. Presidiu a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, em 2001, com sede em São Paulo. Foi visiting professor da University of Louisville (EUA) em 2012.
Na cirurgia do ombro e cotovelo, em parceria com outros colegas, fundou a Sociedade Brasileira, em Brasília, em 1988, e a Sociedade Latino-Americana, em Salvador, em 1994. Lançou, em 1992, o livro Fundamentos em cirurgia do ombro, primeira publicação brasileira sobre o assunto, que auxiliou na popularização da especialidade no país.
Estabeleceu em Passo Fundo, em 1993, o primeiro centro de treinamento fora da cidade de São Paulo. Vinte anos depois, a turma de Passo Fundo constituiu-se de 70 cirurgiões de ombro trabalhando no país e no exterior. Presidiu junto com o paulista Sérgio Checchia o 10º Congresso Mundial, em Sauipe, em 2007. É membro da American Shoulder and Elbow Surgeons. Secretário do International Board of Shoulder and Elbow Surgery desde 2010. Foi palestrante oficial da Sociedade Europeia em 2011.
Possui quase 100 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Como autor, coautor, tradutor, colaborador com capítulos ou apresentações, tem seu nome ligado a mais de 80 livros, nas áreas médica e cultural, com destaque para: Exame físico em ortopedia, uma referência nacional, The use of mini-open incision in the surgical treatment of irreparable tears of the rotator cuff, no livro Surgery of the shoulder and elbow, editado pela American Academy of Orthopaedic Surgeons; 150 momentos mais importantes da história de Passo Fundo, dentre outros.
O seu período na presidência da Academia Passo-Fundense de Letras tem se caracterizado pela grande visibilidade da instituição, integração com a comunidade e valorização do trabalho dos acadêmicos. Seu lema é "Indivíduos fazem uma sociedade. Não o contrário".
Títulos, prêmios e honrarias
Membro da APLetras
- 1996 - Acadêmico ocupante da cadeira APLetras nº 28[1] (LECH, Osvandré L C. (2013). pg.53)[2]
- 2012 - Eleito Presidente da APLetras (LECH, Osvandré L C. (2013). pg.40-41)[2]
Mérito Empreendedor
- 2007 - Resolução de 2007 125[3] - Mérito Empreendedor
Obras
Conteúdos de seu acervo
Acervo ProjetoPF
Tipo | Conteúdos do acervo - ProjetoPF | Abrir Pasta |
Fotos | Pasta com os arquivos de fotos digitalizados | Downloads |
Conteúdos relacionados
- 2012 - Mensagem de posse na Academia Passo-Fundense de Letras - Em 30/04/2012, por Osvandré Luiz Canfield Lech
- 2013 - O bisturi e a caneta que saíram do Boqueirão - Em 30/11/2013, por Gilberto Rocca da Cunha e Paulo Domingos da Silva Monteiro
- 2015 - O leitor de Osvandré - Em 20/02/2015, por Paulo Paulo Domingos da Silva Monteiro
Referências
- ↑ Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
- ↑ 2.0 2.1 2.2 LECH, Osvandré L C; LECH, Marilise B. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. -Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
- ↑ Resolução de 2007 125 Mérito Empreendedor - Câmara de Vereadores
- ↑ LECH, Osvandré L C; CZAMANSKI, Deoclides e CZAMANSKI, Ronaldo;. (1999). Passo Fundo: memória e fotografia 2ª Ed. -Passo Fundo: Berthier. 187 páginas.
- ↑ LECH, Osvandré L C.(2001) Citações, Provérbios e Aforismos Frases Inteligentes para Serem Lembradas -Passo Fundo: Ed Aldeia Sul, 331 páginas
- ↑ LECH, Osvandré L C.; DAMIAN, Marco A. (2001) Veia de Campeão - História do esporte amador de Passo Fundo -Passo Fundo: Ed Aldeia Sul, 180 páginas
- ↑ LECH, Osvandré L C. (2007). 150 Momentos mais Importantes da História de Passo Fundo -Passo Fundo: Méritos. 414 páginas.
- ↑ LECH, Osvandré L C; WEBER, Luiz F. (2008). Cenas do Sul -Passo Fundo: Méritos. 96 páginas
- ↑ LECH Osvandré L.C. (2010) Frases Inteligentes para Lembrar e Usar - Citações, provérbios e aforismos - Vol.2 -Passo Fundo: Méritos