Orfelina Vieira Melo

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Orfelina Vieira Melo
Foto:
Nome completo Orfelina Vieira Melo
Ocupação professora
Genealogia

Biografia

Uma breve história de vida de Orfelina

Vó Orfelina Vieira Melo nasceu em 12 de agosto de 1939, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil filha de Nestor Vieira e Ana Cristina de Mattos. Ela faleceu em 17 de setembro de 2005, em sua cidade natal, com 66 anos.


Orfelina Vieira Melo é uma educadora por vocação. Vive, respira e escreve educação. Literalmente, não escreve sobre, mas escreve educação.

Ela nasceu em Passo Fundo, no dia 12 de agosto de 1939. Concluiu o ginásio e o curso normal no Colégio Notre Dame, e Pedagogia na Universidade de Passo Fundo. Lecionou em várias escolas de sua terra natal e na Faculdade de Filosofia de Palmas (PR), da qual foi diretora, e na Universidade de Passo Fundo. Tem quatro livros publicados.

"Comecei a escrever mesmo em 1992 - conta Orfelina - porque senti necessidade de partilhar com os outros um pouco de minha experiência de vida. Eu já trabalhava no Grupo Pró-Memória, mesmo antes dos movimentos da terceira idade.

Meu objetivo - continua - é partilhar essas experiências. Por isso escrevi meu primeiro livro, Espiritualidade na Terceira Idade, que já está na quinta edição,em nível de Brasil e até do exterior, pela Editora Ave-Maria, de São Paulo. Depois vieram O Idoso Cidadão (1993), Aposentadoria ou Castigo (1995) e Resgate da Música Gaúcha em Passo Fundo (1998)."

Falando de planos futuros, acrescenta que já tem alguma coisa prevista, a pedido da Editora Ave-Maria, que pretende publicar livros de pequeno formado para serem lidos em metrôs. A obra já tem até título: "Envelhecer com Dignidade", e será escrita por temas.

Orfelina Vieira Melo acha que escrever é uma forma de partilhar a vivência e reunir num mesmo espaço algo que se relacione com um determinado assunto. "É, inclusive, uma forma de realização, pois a gente descobre que tem potencialidades, que não vêm de graça, mas que é preciso lutar por isso. Um livro não deixa de ser um outro filho, que é lançado ao mundo".

A escritora vê a literatura como uma forma de aprimoramento próprio e dos outros, tanto que não considera seus livros como literatura, no sentido propriamente dito do termo, mas no sentido de aprimoramento humano. "Quando dividimos nosso mundo com os outros, através da obra escrita, estamos partilhando experiências. Tenho em vista sempre o aspecto da educação, pois escrevo para ajudar os outros a se aperfeiçoarem no que fazem".

"No caso do Resgate da Música Gaúcha em Passo Fundo creio ter contribuído para mostrar, especialmente aos jovens, que as coisas não surgem do nada, mas sempre há pessoas trabalhando para produzir bens culturais", concluiu Orfelina Vieira Melo.


PROFESSORA ORFELINA VIEIRA MELO, Rua (Vila Industrial)

Professora e escritora. Nascida em Passo Fundo no dia 12/08/1939. Cursou o Magistério no Colégio Notre Dame e posteriormente graduou-se em Pedagogia na Universidade de Passo Fundo. Atuou no Movimento Tradicionalista Gaúcho como primeira prenda do extinto CTG Getúlio Vargas. Idealizadora do Museu das Bonecas de Passo Fundo. Membro da Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras). Entre suas publicações estão os livros “A Espiritualidade na Terceira e Melhor Idade” (1992), “O Idoso Cidadão” (1993), “Aposentadoria: Prêmio ou Castigo?” (1995) e “Resgate da Música Gaúcha em Passo Fundo” (1998). Faleceu em Passo Fundo no dia 17/09/2005.

Fonte: Lei 4.922 de 15/08/2012, proposição do ver. João Pedro Nunes.


Títulos, prêmios e honrarias

Rua Professora Orfelina Vieira de Melo

  • 2012 - LEI Nº 4922 DE 15 DE AGOSTO DE 2012[1] - Art. 1º Denomina de `Professora Orfelina Vieira de Melo`, Professora, natural de Passo Fundo/RS, nascida em 12 de agosto de 1939 e falecida em 17 de setembro de 2005, a rua existente, sem nomenclatura, paralela a rua Alberto Bins e Três de Maio, iniciando na Avenida Rio Grande até a rua da Conceição na Vila Industrial. - Localização[2]

Membro da APLetras

Obras

Imagens

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. LEI Nº 4922 DE 15 DE AGOSTO DE 2012 - leismunicipais.com.br.
  2. Rua Prof. Orfelinda V. de Melo - Google maps.
  3. Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
  4. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
  5. MELO, Orfelina V. (1993) Espiritualidade na 3ª e melhor idade -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2013. 190 páginas. E-book
  6. MELO, Orfelina V. (1994) O idoso cidadão -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2013. 170 páginas. E-book
  7. MELO, Orfelina V. (1995) Aposentadoria: prêmio ou castigo? -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2013. 202 páginas. E-book
  8. MELO, Orfelina V. (1998) Resgate da música gaúcha em Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2013. 146 páginas. E-book