Marco Antônio Damian

From ProjetoPF
Revision as of 16:54, 29 January 2022 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir referencia)
Jump to navigation Jump to search
Marco Antônio Damian
Marco Antônio Damian.jpg
Nome completo Marco Antônio Damian
Nascimento 19 de fevereiro de 1956
Local Passo Fundo / RS
Ocupação Pesquisador

Marco Antônio Damian filho de Marco Damian e Olga Flores Damian, nascido em Passo Fundo no dia 19 de fevereiro de 1956, casado com Marlene Lunelli, pai de Guilherme Lunelli Damian, Mateus Lunelli Damian, e os netos, Bernardo Silvestro Damian, Felipe Simonetto Damian e Marcelo Simonetto Damian. Pesquisador. Membro da Academia Passo-Fundense de Letras, do Instituto Histórico de Passo Fundo e da Associação Gaúcha dos Historiadores de Futebol.

Biografia, Historico

Nasceu em Passo Fundo, a 19 de fevereiro de 1956, filho de Marco Damian e Olga Flores Damian. É casado com a advogada Marlene Lunelli e pai de Guilherme Lunelli Damian (consultor jurídico, casado com Jamila Carniel Silvestro, de cuja união nasceu Bernardo Silvestro Damian); e de Mateus Lunelli Damian (Educação Física/UPF, funcionário público, casado com Viviane Simonetto Damian, com quem gerou Felipe Simonetto Damian e Marcelo Simonetto Damian). Marco Antonio cursou os estudos primário, ginasial e técnico em contabilidade no Colégio Nossa Senhora da Conceição. Fez quatro semestres de Direito e um ano de História na UPF, sem concluir os cursos. Durante duas décadas, trabalhou como serventuário da Justiça. Como jornalista sem formação acadêmica, exerceu a função de redator-chefe do jornal alternativo Correio de Notícias, de Passo Fundo. Foi colunista do jornal Diário da Manhã, entre 1997 e 2002 e, desde 2009 até o presente momento. É autor dos livros: Futebol de Passo Fundo, contribuição à sua história; O mais querido da cidade: a história do Sport Club Gaúcho; Veia de campeão (em coautoria com Osvandré Lech); Personalidades do esporte de Passo Fundo (volume I - professor Cláudio Wagner); A enciclopédia do futebol gaúcho, ídolos e craques; Páginas da Belle Époque Passo-Fundense (em coautoria com Heleno Alberto Damian); Eleições em Passo Fundo - dados históricos; Fatos relevantes da história da medicina de Passo Fundo (em coautoria com Carlos Antonio Madalosso). Também tem participação nas obras: 150 momentos mais importantes da história de Passo Fundo (2007) e Academia Passo-Fundense de Medicina - História, patronos e acadêmicos (2008). Marco Antonio ingressou na Academia Passo-Fundense de Letras em 2006, ao lado dos confrades Pablo Morenno, Alori Castilhos, Alberto Rebonatto, Xico Garcia e das confreiras Dilse Corteze e Selma Costamilan.

Membro da Academia Passo-Fundense de Letras, do Instituto Histórico de Passo Fundo e da Associação Gaúcha dos Historiadores de Futebol. Colaborador no Projeto Passo Fundo. Vem se dedicado a pesquisar, escrever e publicar obras sobre a história de Passo Fundo e biografias, como: Enciclopédia do Futebol Gaúcho: ídolos e craques; Futebol de Passo Fundo: contribuição à sua história; O mais querido da cidade: a história do Sport Club Gaúcho; Eleições em Passo Fundo: dados históricos; O desagravo; Veia de Campeão; Personalidades do Esporte de Passo Fundo: Casquinha; e a obra Páginas da Belle Époque Passo-fundense.

Títulos, prêmios e honrarias

Livros e publicações de sua autoria

Livros e publicações com sua participação

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas 55
  2. CARVALHO, Djiovan V. (2019). Dar realidade a um ideal, Passo Fundo, Projeto Passo Fundo, 2019. 92p. E-book, P. 80
  3. DAMIAN, Marco A. (1997). Futebol de Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo (2011). 134 páginas; Ebook
  4. DAMIAN, Marco A. (2000). O mais querido da cidade -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo (2012). 112 páginas; Ebook
  5. DAMIAN, Marco A. (2010). Eleições em Passo Fundo: dados históricos -Passo Fundo: Berthier, 172 páginas; 25 cm.
  6. DAMIAN, Marco A. (2019). O desagravo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 86 páginas; 21 cm.
  7. DAMIAN, Heleno e Marco A. (2008). Páginas da Belle Époque Passo-fundense -Passo Fundo: Passografic, 212 páginas