Hugo Roberto Kurtz Lisboa

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Hugo Roberto Kurtz Lisboa
Hugo Roberto Kurtz Lisboa.jpg
Nome completo Hugo Roberto Kurtz Lisboa
Nascimento 01 de agosto de 1948
Local Passo Fundo - RS
Ocupação Médico, professor

Hugo Roberto Kurtz Lisboa é médico, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) e professor da Faculdade de Medicina da IMED - Passo Fundo, além de coordenar várias frentes de pesquisa, produzindo diversos artigos relacionados à sua área de atuação. É membro efetivo do Instituto Histórico de Passo Fundo.

Biografia, Histórico

Nasci em 1º de agosto de 1948 na cidade de Passo Fundo (RS), sendo filho de Hugo Nunes Lisboa e Zila Kurtz Lisboa.

Estudei o primário no, então, Grupo Escolar Protásio Alves, o secundário no Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (ginásio e científico). O terceiro científico, último ano do ensino médio, foi feito concomitantemente no Instituto Educacional de Passo Fundo.

Em 1967, passei no vestibular para Medicina na Faculdade Católica de Pelotas, na qual me formei em 1972.

Em 1973 e 74, fiz a residência em Clínica Médica no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, onde vivi por pouco mais de dois anos.

Quando voltei a Passo Fundo, trabalhei como clínico por quase dois anos, logo consegui uma bolsa de estudos e segui para Madri, Espanha, em 1977, onde fiquei um ano. Estudei na Escuela Ibero Americana de la Seguridad Social. Facultad de Medicina, Universidade Complutense de Madrid, tendo recebido título de especialista em Endocrinologia.

De volta ao Brasil, fiz concurso recebendo o título de especialista endocrinologista e metabo- logista pela Associação Brasileira de Endocrinologia em Brasília, no ano de 1978.

Desde 1975, leciono na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, no início na disciplina de Semiologia e Propedêutica e após a disciplina de Endocrinologia, onde me encontro trabalhando até o presente.

As demandas acadêmicas me fizeram ingressar na pós-graduação strictu senso e concluí o mestrado em Clínica Medica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994 e, posteriormente, o doutorado em Endocrinologia, cuja tese defendi em 1999. Em ambos os cursos, tive a felicidade e a honra de ser orientado pelo professor Dr. Jorge Luiz Gross, um modelo de médico e pesquisador no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Em 1988, passei três meses em Cardiff, Reino Unido (University Hospital of Wales, Heath Park, Cardiff, Wales), fazendo um fellowship, sendo recebido e orientado pelo professor Maurice Scanlon. Mais recentemente, em 1999, estive fazendo estágios de um mês em Pádua (professor Angelo Avogaro) e, em 2011, em Nápoles (professor Gabrieli Riccardi), ambos na Itália. Estas visitas me fizeram conhecer melhor a alma italiana e, com isto, os imigrantes do Vêneto que vieram para a nossa região. E minha mais importante conquista, entretanto, foi e está sendo construir o meu núcleo familiar. Em 1979, nasceu minha filha mais nova Carolina Xavier Lisboa, residente em Lagoinha (SC). Em 1994, casei-me com Karen Oppermann Lisbôa, também médica. Temos três filhos: Frederico, Bernardo e Gustavo. Os dois primeiros são estudantes de Medicina e o outro ainda cursa o ensino médio.

Entrei para a Academia Passo-Fundense de Letras, estimulado pelo acadêmico Osvandré Lech. Minha contribuição a esta instituição tem sido em forma de crônicas publicadas em periódicos da região e na revista Água da Fonte. Tenho também escrito artigos médicos sobre a minha especialidade. Quero assinalar que é uma grande honra para mim participar de tão excelso grupo, que traduz de forma completa as diferentes áreas da produção literária de Passo Fundo há muitos anos.


Hugo Roberto Kurtz Lisbôa Endocrinologia Nascido em Passo Fundo no dia 1º de agosto de 1948, cursou o primário no Colégio Estadual Protásio Alves e o ginásio e o científico, na Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro ? Eenav. Em 1972, graduou-se médico pela faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas. Enquanto acadêmico, era atleta do Grêmio Porto-Alegrense e da Confederação Brasileira de Esportes Universitários ? CBDU.

Foi recordista brasileiro universitário da prova de 400 metros rasos e competiu nos Jogos Mundiais Universitários em Tóquio no Japão. Em 1973-1974, viveu no Rio de Janeiro, onde fez residência médica no Hospital dos Servidores do Estado, especializando-se em Endocrinologia. Em 1975, retornou a Passo Fundo, passando a trabalhar em seu primeiro consultório, emprestado pelo colega Valny Giacomelli, localizado na rua Sete de Setembro, 366, local onde hoje se encontra a Rádio Uirapuru. Bem recebido pela categoria médica, recebeu várias ofertas de trabalho. Na sua especialidade, atuava o médico Roberto Azambuja, com o qual manteve sempre um relacionamento cordial e de mútua colaboração. Em 1976-1977, foi buscar o aperfeiçoamento em sua especialidade na Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Em 1994, concluiu mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1998, esteve em Helsinque, Finlândia, apresentando um trabalho sobre diabetes mellitus. No primeiro semestre de 1999, doutorou-se em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Paralelamente aos seus estudos, é professor de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. É também membro da Associação Brasileira de Endocrinologia e Diabetes, da European Neuro Endocrine Society e da Society for Endocrinology, Londres, Inglaterra. Há dez anos, dedica-se à pesquisa das doenças da tireoide e do Diabete Mellitus. Possui várias publicações em revistas e livros científicos tanto no Brasil como no exterior, como na revista Clinical Endocrinology, no ano de 1996.

É casado com a médica Karen Oppermann Lisbôa, doutora em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com quem tem três filhos: Frederico Lisbôa, Bernardo Lisbôa e Gustavo Lisbôa. Também é pai de Carolina Lisbôa, acadêmica de Publicidade na Unisinos.


Títulos, prêmios e honrarias

Membro da APLetras

Sócio do IHPF

  • 2019 - Associado do IHPF (CARVALHO, Djiovan V; MIRANDA, Fernando B S; MATTOS, Izabela N. (2019). pg.80)[3]

Obras

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
  2. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
  3. CARVALHO, Djiovan V; MIRANDA, Fernando B S; MATTOS, Izabela N. (2019). Dar realidade a um ideal -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 92 páginas. E-book