Agostinho Both
Agostinho Both | |
---|---|
Nome completo | Agostinho Both |
Nascimento | 15 de agosto de 1941 |
Local | Linha Divisa, Santo Cristo, RS |
Ocupação | professor |
Agostinho Both Vim para esse mundo no dia 15 de agosto de 1941, meu pai, Júlio Both, foi professor paroquial, casado com Genoveva Liberali, filha de imigrantes italianos. Autor de diversos livros. Artigos em inúmeras revistas e em capítulos de livros, todos de natureza acadêmica. Após a aposentadoria, escreveu romances sobre temas relevantes de nossa cultura. Possui estilo literário livre de preceitos acadêmicos. A bagagem, como professor e administrador universitário, faz com que penetre com estilo leve e crítico nas questões do cotidiano da nossa cultura. Acima de tudo, busca forma pessoal, advogando a estética em primeiro lugar.
Biografia
Em 2013, por Academia Passo Fundense de Letras
Vim para esse mundo no dia 15 de agosto de 1941, dia da assunção de Nossa Senhora. Sou filho da cultura imigrante. Meu pai, Júlio Both, foi professor paroquial, casado com Genoveva Liberali, filha de imigrantes italianos. Esta herança cultural valeu-me uma severa consciência religiosa, que inclinou a minha vida a alcançar o ideal cristão. Apurou-se em mim e em alguns poucos meninos a vocação seminarística. O simples desejo de sair do cotidiano da roça não era suficiente para explicar a inconformidade com o sofrimento imposto à vida dos colonos. Queria ser padre, religioso. Fui para Santo Ângelo, saindo de Linha Divisa, Santo Cristo, em 1954. Da vida do interior, ficou a lembrança da forte imposição da natureza e das exigências categóricas de uma comunidade de origem e cultura cristã radical.
Em 1969, concluí, como seminarista, o curso de Pedagogia em paralelo ao de Filosofia Escolástica. Em 1971, retirei-me da vida religiosa. Casei em 1972 com Solange Lima, com quem tive duas filhas, Fernanda (1974) e Tatiana (1977). A Fernanda tem um filho, Henrique (1992) e uma filha, Lorena (2012).
Os anos 1972-1981 foram dedicados ao magistério. De 1977 a 1982, passei a coordenar o curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo. De l982 a 1990, assumi as funções de vice-reitor acadêmico da mesma instituição. As atividades de ensino, pesquisa e extensão exigiam a redefinição de uma política institucional que contemplasse a qualidade e para tanto foi agilizado um programa de capacitação de recursos humanos, ao mesmo tempo em que se definia a regionalização da Universidade de Passo Fundo. Foi o que se fez e os frutos não tardaram a aparecer. Antes de sair da vice-reitoria acadêmica, coordenei os esforços de criação de uma escola de segundo grau que teria a função de ser referência para o ensino desse nível e estímulo à reflexão do mesmo para a região.
Dediquei-me, de 1990 a 1997, à criação e coordenação do Creati nas vilas de Passo Fundo, o qual se transformou em Dati em 1993. De 1997 até 2007, assumi a coordenação dos cursos de especialização em Gerontologia Social e preparação do mestrado de Ciências do Envelhecimento Humano. Durante os anos de 2000 a 2007, ministrei diversos seminários no Mestrado em Educação. Minha formação acadêmica pode ser resumida assim: graduação em Pedagogia (1968), especialização em Gerontologia Social, mestrado em Psicologia (PUC/RJ, 1972) e doutorado em Educação (UFRGRS, 1998).
Os livros que publiquei são os seguintes: Linha Divisa (1984); Pedagogia seminarística (1986); Ricardo e turma buscam vida (1991); Conversas sobre terceira idade (1993); Primeiros passos de um cami- nho (1994); Criação da Universidade de Passo Fundo (1993); Práticas sociais na terceira idade (1992); Dom Cláudio (como organizador) (1994); Diocese de Passo Fundo 50 anos (como organizador); Fundamentos de gerontogogia (1993); Contos do envelhecer (1998); Gerontogogia: educação e longevidade (1999); Iden- tidade existencial na velhice (2000); Conversas de velhos (2009); A noite (2010, e-book); Coleção: Sonhos pedagógicos da professora Antônia; Pequenos seres da terra; Juvelino Messias Pampa; Excessos das almas e das coisas; Conversas de velhos (2010); A cuidadora (2011); Clube Recreativo Juvenil (2012); Atrás da bola: ensaio sobre a esperança (2012).
A publicação mais importante foi levada a efeito em forma de capítulo no livro Tratado de gerontologia e geriatria, com diversas edições: ?Gerontogogia, longevidade e educação: fundamen- tos, práticas e processos?. O texto, bem como grande parte dos meus livros, aborda a questão do envelhecimento. Todavia, a área em que mais se destaca é a educação. Também produzi capítulos em todos os seis livros da coleção Envelhecimento humano do grupo de pesquisa Viverenvelhecer, no qual desenvolvi ideias e apresentei pesquisas em torno das questões educacionais e envelhecimento. Minha aposentadoria pelo Estado já havia sido alcançada no ano 2000. Aposentei-me em janeiro de 2008, após 37 anos de atividades na Universidade de Passo Fundo. De um tempo socialmente dominado, passei ao tempo pessoalmente dominado. Desde então, dedico-me a atividades voluntárias e, principalmente, a produzir textos literários. Até 2011, ofereci seminários no curso de mestrado em Ciências do Envelhecimento Humano. Atualmente, participo como professor convidado nas disciplinas de Educação, Envelhecimento e Teorias do Envelhecimento e, também, dedico-me à casa onde vivo e à família.