Difference between revisions of "Eloy Pinheiro Machado"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Line 112: Line 112:


==Referências==
==Referências==
[[Category:Pessoas]]
__INDEX__
__INDEX__


<references />
<references />
[[Category:Prédios Públicos]]
[[Category:Distinções]]
[[Category:Praças]]

Revision as of 13:21, 9 March 2023

Eloy Machado
Eloy Pinheiro Machado.jpg
Nome completo Eloy Pinheiro Machado
Nascimento 30 de abril de 1932
Local Santa Maria/RS
Morte 15 de agosto de 1998
Local Passo Fundo/RS
Ocupação empresário


Eloy Pinheiro Machado filho de Davi Cândido Machado e Anatildes Pinheiro Machado, nasceu dia 30 de abril de 1932, em Arroio do Só – Distrito de Santa Maria/RS, casou com Neusa Antunes Esteves da Silveira em fevereiro de 1958, teve duas filhas: Marineusa e Maria Eloisa, faleceu dia 15 de agosto de 1998.

Biografia, Histórico

Eloy Pinheiro Machado nasceu dia 30 de abril de 1932, em Arroio do Só – Distrito de Santa Maria/RS, filho de Davi Cândido Machado e Anatildes Pinheiro Machado. Era o caçula de seis irmãos, sendo quatro homens (hoje todos falecidos) e duas mulheres: Noemy Machado Bernardes e Edy Pinheiro Araújo, que residem na cidade de Cachoeira do Sul/RS.

Órfão de pai aos 14 anos, Eloy mudou-se para a casa de sua irmã Edy, em Santa Maria/RS, que junto com o esposo, Altivo, ajudou na sua educação e formação. Estudou até o primeiro ano ginasial.

Aos 16 anos começou a trabalhar como ajudante de serviços gerais na SULBRA (empresa do ramo de automóveis e veículos), onde logo se tornou vendedor de peças de automóveis. Em 1951, com 18 anos, prestou Serviço Militar em Santiago. Ao retornar ao trabalho, foi transferido para uma filial da SULBRA em Passo Fundo.

Em pouco tempo, Eloy abriu sua própria empresa de peças de automóveis e veículos, a AUTOCIR, na época localizada na Rua Capitão Eleutério. Chegou a ter uma filial da loja na capital, Porto Alegre.

Em 1955, conheceu Neusa Antunes Esteves da Silveira, com quem se casou, em fevereiro de 1958, e teve duas filhas: Marineusa e Maria Eloisa.

Em 1959, Eloy retornou a Santa Maria, passando a trabalhar como representante da Cervejaria Serramalte. No mesmo ano, porém, regressou a Passo Fundo, dando início a uma bela história de profissionalismo no setor de transporte.

Essa história começou com apenas dois ônibus, fazendo uma linha bairro-centro em Passo Fundo. Nesta época, à noite, Eloy trabalhava como mecânico em seus ônibus. Após 2 anos, ele conseguiu contratar um mecânico, quando, também, já havia cobradores. Os acertos eram feitos na sala do apartamento de dois quartos, alugado, onde morava com a família. Em 1965 já eram sete ônibus, em cinco linhas, além do transporte com kombis. Em 1968 entra no setor do transporte intermunicipal e, em 1975, no ramo do transporte interestadual. Sua empresa, a Real Transporte e Turismo Ltda., foi a primeira do Estado a ligar o Rio Grande do Sul a São Paulo.

De 1981 a 1986, os negócios se expandiram. Além de filiais instaladas em várias cidades brasileiras, a Real incorporou um segmento de cargas e uma agência de turismo, a Realtur. Neste período, a empresa chegou a ter mais de mil funcionários, sendo que Eloy dirigia tudo sozinho.

A família solicitava sua presença e, em 1994, numa atitude empreendedora e corajosa, Eloy Pinheiro Machado se desfez da parte rodoviária e de cargas da sua empresa, optando por ficar apenas na cidade de Passo Fundo, com a COLEURB - COLETIVO URBANO LTDA.

Eloy Pinheiro Machado faleceu dia 15 de agosto de 1998.

O Governo Municipal presta homenagem a este homem que tanto fez por Passo Fundo, escolhendo como patrono da: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “ELOY PINHEIRO MACHADO”. Av. Telmo Ilha, S/N, Loteamento Leonardo Ilha, Passo Fundo/RS.

Coletivo Urbano Ltda-COLEURB

Títulos, prêmios e honrarias

  • 1998- Luto Oficial[3] - Art. Único É declarado Luto Oficial no Município de Passo Fundo, por três dias a contar de 15 de agosto de 1998, tendo em vista o falecimento do cidadão supracitado, ocorrido na data acima.
  • 1999 - Largo Eloy Pinheiro Machado[4] - Art. 1º Denomina de Largo Eloy Pinheiro Machado (empresário, 30/04/1932 - Santa Maria/RS - 15/08/1998 - Passo Fundo/RS), o canteiro central da Avenida Brasil, localizado entre a Avenida General Neto e a Rua Bento Gonçalves. - Localização[5]
  • 2000 - EMEF Eloy Pinheiro Machado[6] - Art. 1º É denominada de ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "ELOY PINHEIRO MACHADO", a Escola localizada no Loteamento Leonardo Ilha, rua 1º de Abril, criada através do Decreto nº 129/99. - Localização[7]

Conteúdos de seu acervo

Tipo Conteúdos do acervo - ProjetoPF Abrir Pasta
Fotos Pasta com os arquivos de fotos digitalizados Downloads

Imagens

Ônibus da Coleurb prefixo 3008 em 2010
Ônibus da Coleurb em 1997

Conteúdos relacionados

  • 2010 - Vultos da História de Passo Fundo 2ª Edição, biografias[8]

Referências

  1. Fundador Eloy Pinheiro Machado - coleurb.com.br
  2. Projeto Poemas nos Ônibus Relatório. -Passo Fundo: Ed Autor, 2004. 96p.; - Monografia
  3. «Decreto 1998 071 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  4. «Lei Ordinária 1999 3517 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  5. Largo Eloy Pinheiro Machado - Google maps.
  6. «Decreto 2000 016 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  7. EMEF Eloy Pinheiro Machado - Google maps.
  8. NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (2010). Vultos da história de Passo Fundo 2ª Edição -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 164 páginas. E-book. p.70-71