Jorge Luiz Niederauer de Lima
Jorge Luiz Niederauer de Lima | |
---|---|
Nome completo | Jorge Luiz Niederauer de Lima |
Nascimento | |
Local | |
Morte | |
Local | |
Ocupação |
Jorge Luiz Niederauer de Lima filho de Alady Berlese de Lima e de Elcy Niederauer de Lima, nasceu em 1953, na cidade de Passo Fundo.
Biografia, Histórico
Filho de Alady Berlese de Lima e de Elcy Niederauer de Lima, nasceu o poeta e jornalista Jorge Luiz, em 1953, na cidade de Passo Fundo.
Foi sempre um aluno brilhante e um amante da Língua Pátria, haja vista que, nas importantes solenidades cívicas, ao tempo do curso ginasial e colegial, sempre fora escolhido, como orador oficial.
Cursou o primário na Escola Normal Osvaldo Cruz e completou o ciclo médio, na atual Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV).
Em 1974, colou grau no Curso de Letras pela Faculdade de Educação de Passo Fundo, passando, então, a exercer o magistério, com brilho invulgar, na EENAV, nas cadeiras de Português e Literatura.
Não satisfeito com sua excelente cultura humanística, Jorge Luiz, em 1976, ingressou no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, mantido pela Faculdade de Direito de Passo Fundo.
Numa demonstração inequívoca de seu pendor para as Letras, Jorge Luiz, já futuroso poeta e prosador, participou da fundação e integrou o Grupo Literário Nova Geração.
Recebeu menção honrosa no Concurso de Redações, promovido pela Livraria EL Ateneo Brasil – Portugal, quando por iniciativa Cultural do Consulado Português, em Porto Alegre, no afã de incrementar a amizade e a fraternidade luso-brasileira, foi escolhido, como tema central do concurso, - “Brasil – Portugal, Duas Pátrias, Uma Só Família”.
Como jornalista, a atividade de Jorge Luiz tem sido intensa e fecunda. Trabalhando sempre no jornal O Diário da Manhã, de Passo Fundo, onde, hoje, é redator-chefe, vem mantendo diversas colunas, de caráter jornalístico-literário, como Zona Franca e, ainda, a série de interessantes crônicas, de cunho espiritualista e científico “Seres de Outro Mundo Contactam Comigo”.
Possui escrito um livro de poesias intitulado Na Areia do Tempo, ainda não publicado e um de crônicas Histórias que fazem bem, publicado. Também, tem em preparo um livro didático, sob o título Cem (Sem) Casos de Português.
Cultural e literariamente, Jorge Luiz reúne e reuniu condições pessoais e méritos indiscutíveis para ocupar a Cadeira nº 10 da Academia Passo-fundense de Letras, cujo patrono é o escritor Monteiro Lobato.
Jorge Luiz Niederauer de Lima é um poeta de assinaladas tendências modernistas.
Sua poesia é vibrátil, atual e bastante madura.
O conteúdo do livro “Areia no Tempo” é pura antropologia. O autor traslada da realidade interior do homem suas vivências externas com o sabor tecnológico e massificador de seu tempo, traduzindo-as em um lirismo quente e inspirador.
Suas composições poéticas evidenciam um artesato cuidado e desenvolvidas numa linguagem estruturada.
Seu estilo, (é o que se observa, também, em seus sérios trabalhos jornalísticos), condicionado ao problema de expressão, da intencionalidade, da materialização do imaterial, do concreto e do abstrato, se harmoniza com o conjunto morfológico da obra e com a entonação e a linha melódica da sua arte.
“Areia no Tempo”, sem ser uma obra perfeita, é um trabalho sério e um emocionante canto com franjas tecnológicas do homem angustiado do século vinte.
Títulos, prêmios e honrarias
- 1975 - Acadêmico ocupante da cadeira APLetras nº 10 [1] (LECH, Osvandré LC. (2013). pg.50)[2]
Livros e publicações de sua autoria
Livros e publicações com sua participação
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 1976 - Anuário APLetras 1976, biografias (SANTOS, Sabino R. (1976). pg.24)[3]
Referências
- ↑ Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
- ↑ LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
- ↑ SANTOS, Sabino R. (1976). Anuário APLetras 1976. -Passo Fundo: Berthier. 46 páginas. Fragmento Digitado