Gilberto de Oliveira Borges

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Gilberto Borges
Foto:
Nome completo Gilberto de Oliveira Borges
Ocupação agrônomo
Genealogia

Biografia, Histórico

Uma breve história de vida de Gilberto

Gilberto de Oliveira Borges nasceu em 24 de agosto de 1947, em Marau, Rio Grande do Sul, Brasil. Ele faleceu em 31 de agosto de 2002, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 55 anos.


Falecimento de Gilberto de Oliveira Borges, aos 55 anos de idade. Nascido no Capingüi, município de Passo Fundo no dia 24/08/1947. Foi aluno da primeira turma da Faculdade de Agronomia da UPF. Durante a década de 1970, desempenhando sua profissão de Agrônomo, desenvolveu intenso programa de treinamento de agricultores e técnicos para o controle natural de pragas na agricultura. Em 1998 trabalhou na difusão de informações relacionadas ao Sistema Plantio Direto na Palha e às boas práticas agrícolas. Fundou, juntamente com Ivaldino Tasca, o Jomal Plantio Direto, depois revitalizado como Revista Plantio Direto. Idealizador da feira Expodireto, hoje Expodireto Cotrijal.  


GILBERTO DE OLIVEIRA BORGES, Rua (entre a Av. Comendador Thadeu Nedeff e Av. Dr. Carlos Galves, no Bairro Cidade Nova)

Agrônomo. Nasceu no Capingüi, município de Passo Fundo no dia 24 de agosto de 1947. Passou a residir em Passo Fundo em 1956. Foi aluno da primeira turma da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. Formado no ano de 1971, iniciou sua vida profissional na empresa multinacional fabricante de agroquímicos Merck Sharp & Dohme. Durante a década de 1970, desenvolveu intenso programa de treinamento de agricultores e técnicos para o controle natural de pragas na agricultura. Em Passo Fundo, em 1998, estabeleceu-se como autônomo atuando na difusão de informações relacionadas ao Sistema Plantio Direto na Palha e às boas práticas agrícolas. Ainda na fase embrionária da adoção do Plantio Direto, fundou em Passo Fundo juntamente com o jornalista Ivaldino Tasca, o Jornal Plantio Direto, depois revitalizado como Revista Plantio Direto, importante canal de comunicação entre a pesquisa, empresas e agricultores de todo o Brasil. Através da Aldeia Norte Editora publicou também livros de conteúdo técnico na difusão dessa tecnologia. Idealizador e realizador da feira Expodireto, hoje Expodireto Cotrijal, cuja primeira edição foi realizada em 1999, no município de Carazinho. Atualmente a feira é promovida pela Cooperativa Cotrijal, em Não-Me-Toque. O evento tornou-se a 3ª maior feira de agronegócios do Brasil. Faleceu no dia 31 de agosto de 2002, aos 55 anos.

Fonte: Lei 4.730 de 25/11/2010, proc. 200/10 da CMVPF, proposição do ver. Rafael Bortoluzzi.


Títulos, prêmios e honrarias

Rua Gilberto de Oliveira Borges

  • 2010 - LEI Nº 4730 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010[1] - Art. 1º Denomina de Gilberto de Oliveira Borges, Agrônomo, nascido em 24 de agosto de 1947, falecido em 31 de agosto de 2002, a rua "H" trecho compreendido entre a Av. Tadheu Annoni Nedef e Av. Carlos Galves, Bairro Cidade Nova. - Localização[2]

Obras

  • 1966 - Uma Terra à Procura do Céu (1966)

Conteúdos de seu acervo

Imagens

1966 - Uma Terra à Procura do Céu

Conteúdos relacionados

Referências