Menegaz SA

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Menegaz SA
Foto:
Nome Menegaz SA
Data
Local

Menegaz SA

Histórico

MENEGAZ S/A - Indústria e Comércio

ORIGEM: - A empresa Menegaz tem suas raízes em João Menegaz, descendente de imigrantes italianos, acostumados ao cultivo da terra com muita vocação industrial.

Desde cedo, João Menegaz dedicou-se no trabalho de fundição, fabricando implementos para a lavoura. Inicialmente, no interior do município de Caxias do Sul e, mais tarde, transferindo para a cidade seus negócios, fornecia fundidos às firmas Eberle, De Carli e outras. Naquele tempo, 1925, João Menegaz desenvolvia o fabrico de máquinas para o beneficiamento da uva. Contava ele com a ajuda de seus filhos mais velhos Mário e Armando.

Em 1937 a firma Irmãos Mafeccione, de Getúlio Vargas, fez um pedido de moinho para a moagem de trigo, uma vez que a firma Menegaz era especializada nesse tipo de produto.

Por ocasião da instalação desse moinho, João Menegaz aproveitou a ocasião para fazer uma visita a um parente que residia em Passo Fundo. Como resultou, foi convidado a associar-se à firma “Irmão Biazús”, com sede na cidade de Passo Fundo.

Percebendo a importância do mercado, João e seus filhos vieram para Passo Fundo, trazendo consigo, na bagagem, o maquinário que possuía em Caxias do Sul. A nova firma começa a trabalhar em consertos gerais, fabricação de serrarias, trilhadeiras, tafonas, máquinas de matar formigas, em ritmo de grande desenvolvimento.

Em 1944 é constituída uma nova firma: a Menegaz, Tagliari & Cia. Ltda. Que continua a produzir os mesmo produtos e, ainda, a construir cilindros para moagem de trigo e milho, máquinas para a limpeza de cereais, descascadores de arroz, britadoras, passando a fabricar motores de explosão de 10 HP, instalados em automóveis e caminhões para se locomoverem sem necessidade de gasolina.

No ano de 1950 a empresa passou a chamar-se Menegaz, Giavarini & Cia. Ltda e, a partir do ano de 1956, começa a produzir somente implementos agrícolas, passando, três anos depois, a denominar-se Menegaz, Giavarini S/A. – Indústria e Comércio.

EXPANSÃO: - No final da década de cinquenta seus diretores concluíram que se fazia necessário agregar uma firma comercial. Foi criada a Casa Agrícola, como departamento comercial da Menegaz Giovarini S.A, que mais tarde, foi transformada na Loja Guaraé, primeira concessionária da SLC no Brasil e a mais antiga revendedora dos tratores CBT.

Na década de 70 a MENEGAZ S.A. lança no mercado nacional novas tecnologias agrícolas, com produtos modernos para a produção. Como resultado, foi agraciada com a “Distinção Indústria”, pela FIERGS.

Em 1976 era fundada a Guaracar Comércio de Automóveis Ltda premiada com “Destaque Empresarial” em 1981 e 1982.

Em 1986 surge a Guaraplan Administradora de Consórcios para administrar consórcios de bens  duráveis, com área de atuação em todo o Rio Grande do Sul.

INVESTIMENTO TECNOLÓGICO: - A tecnologia desenvolvida pela própria empresa, intensifica-se, a partir de 1976, quando passa a fabricar produtos de maior conteúdo tecnológico, proporcionando uma crescente participação no mercado e um reconhecimento no mercado em nível internacional.

A Menegaz é uma empresa de capital aberto, conta com um moderno parque industrial, onde centenas de funcionários produzem máquinas de comprovada qualidade e produtividade.

Suas filiais em Campo Grande (MT) e em Uberlândia (MG), exporta seus produtos para mais de 10 países e tem seus esforços concentrados na produção de máquinas para a fenação, plantio, semeadura e colheita.

Tudo isso, começou com João Menegaz e sua família, na cidade industrial de Caxias do Sul e solidificou-se em Passo Fundo transformando-se no grande complexo empresarial MENEGAZ S/A, com mais de 50 anos, em Passo Fundo. (NASCIMENTO, Welci. (1992). pág. 81)[1]

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Imagens

Conteúdos relacionados

Referências


  1. NASCIMENTO, Welci. (1992). Conheça Passo Fundo, tchê! -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 2012. 74 páginas. E-book.