Menegaz SA

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Menegaz SA
Foto:
Nome Menegaz SA
Data
Local

Menegaz SA

Histórico

MENEGAZ S/A - Indústria e Comércio

ORIGEM: - A empresa Menegaz tem suas raízes em João Menegaz, descendente de imigrantes italianos, acostumados ao cultivo da terra com muita vocação industrial.

Desde cedo, João Menegaz dedicou-se no trabalho de fundição, fabricando implementos para a lavoura. Inicialmente, no interior do município de Caxias do Sul e, mais tarde, transferindo para a cidade seus negócios, fornecia fundidos às firmas Eberle, De Carli e outras. Naquele tempo, 1925, João Menegaz desenvolvia o fabrico de máquinas para o beneficiamento da uva. Contava ele com a ajuda de seus filhos mais velhos Mário e Armando.

Em 1937 a firma Irmãos Mafeccione, de Getúlio Vargas, fez um pedido de moinho para a moagem de trigo, uma vez que a firma Menegaz era especializada nesse tipo de produto.

Por ocasião da instalação desse moinho, João Menegaz aproveitou a ocasião para fazer uma visita a um parente que residia em Passo Fundo. Como resultou, foi convidado a associar-se à firma “Irmão Biazús”, com sede na cidade de Passo Fundo.

Percebendo a importância do mercado, João e seus filhos vieram para Passo Fundo, trazendo consigo, na bagagem, o maquinário que possuía em Caxias do Sul. A nova firma começa a trabalhar em consertos gerais, fabricação de serrarias, trilhadeiras, tafonas, máquinas de matar formigas, em ritmo de grande desenvolvimento.

Em 1944 é constituída uma nova firma: a Menegaz, Tagliari & Cia. Ltda. Que continua a produzir os mesmo produtos e, ainda, a construir cilindros para moagem de trigo e milho, máquinas para a limpeza de cereais, descascadores de arroz, britadoras, passando a fabricar motores de explosão de 10 HP, instalados em automóveis e caminhões para se locomoverem sem necessidade de gasolina.

No ano de 1950 a empresa passou a chamar-se Menegaz, Giavarini & Cia. Ltda e, a partir do ano de 1956, começa a produzir somente implementos agrícolas, passando, três anos depois, a denominar-se Menegaz, Giavarini S/A. – Indústria e Comércio.

EXPANSÃO: - No final da década de cinquenta seus diretores concluíram que se fazia necessário agregar uma firma comercial. Foi criada a Casa Agrícola, como departamento comercial da Menegaz Giovarini S.A, que mais tarde, foi transformada na Loja Guaraé, primeira concessionária da SLC no Brasil e a mais antiga revendedora dos tratores CBT.

Na década de 70 a MENEGAZ S.A. lança no mercado nacional novas tecnologias agrícolas, com produtos modernos para a produção. Como resultado, foi agraciada com a “Distinção Indústria”, pela FIERGS.

Em 1976 era fundada a Guaracar Comércio de Automóveis Ltda premiada com “Destaque Empresarial” em 1981 e 1982.

Em 1986 surge a Guaraplan Administradora de Consórcios para administrar consórcios de bens  duráveis, com área de atuação em todo o Rio Grande do Sul.

INVESTIMENTO TECNOLÓGICO: - A tecnologia desenvolvida pela própria empresa, intensifica-se, a partir de 1976, quando passa a fabricar produtos de maior conteúdo tecnológico, proporcionando uma crescente participação no mercado e um reconhecimento no mercado em nível internacional.

A Menegaz é uma empresa de capital aberto, conta com um moderno parque industrial, onde centenas de funcionários produzem máquinas de comprovada qualidade e produtividade.

Suas filiais em Campo Grande (MT) e em Uberlândia (MG), exporta seus produtos para mais de 10 países e tem seus esforços concentrados na produção de máquinas para a fenação, plantio, semeadura e colheita.

Tudo isso, começou com João Menegaz e sua família, na cidade industrial de Caxias do Sul e solidificou-se em Passo Fundo transformando-se no grande complexo empresarial MENEGAZ S/A, com mais de 50 anos, em Passo Fundo. (NASCIMENTO, Welci. (1992). pág. 81)[1]

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Imagens

Fabrica de carroceria de ônibus em 1952
Comemoração Cinquentenário da Menegaz em 1987
Oficina Progresso em 1930 01
Fábrica da Menegaz na Petrópolis em 1970
Rua Tiradentes 2 em 1953

Conteúdos relacionados

Referências


  1. NASCIMENTO, Welci. (1992). Conheça Passo Fundo, tchê! -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 2012. 74 páginas. E-book.