Difference between revisions of "Verdi De Cesaro"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
 
(2 intermediate revisions by the same user not shown)
Line 1: Line 1:
 
'''Verdi De Cesaro''' nasceu em 6 de agosto de 1911, em Passo Fundo, RS, filho de Joao De Cesaro, e de Adelia Ceconi, faleceu em 29 de setembro de 1985.
{| class="wikitable" style="float: right; margin-left: 20px; margin-top: -5px; width=100%"
{| class="wikitable" style="float: right; margin-left: 20px; margin-top: -5px; width=100%"
|+
|+
Line 9: Line 9:
|- align="center"
|- align="center"


| colspan="2" |[[File:Verdi De Cesaro.jpg|center|thumb]]
| colspan="2" |[[File:Verdi De Cesaro.jpg|center|thumb|Verdi De Cesaro]]


|-
|-
Line 26: Line 26:
|[[File:FamilySearch.png|center|thumb|150x150px|[https://www.familysearch.org/tree/person/about/GXZP-R37 ÁrvoreFamiliar]|link=https://projetopassofundo.wiki.br/index.php/File:FamilySearch.png]]
|[[File:FamilySearch.png|center|thumb|150x150px|[https://www.familysearch.org/tree/person/about/GXZP-R37 ÁrvoreFamiliar]|link=https://projetopassofundo.wiki.br/index.php/File:FamilySearch.png]]
|}
|}
== Biografia, História ==
== Biografia ==


=== Uma breve história de vida de Verdi ===
=== Uma breve história de vida de Verdi ===
Quando Verdi De Cesaro nasceu em 6 de agosto de 1911, seu pai, Joao De Cesaro, tinha 27 anos e sua mãe, Adelia Ceconi, tinha 23 anos. Ele faleceu em 29 de setembro de 1985, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 74 anos.
Quando Verdi De Cesaro nasceu em 6 de agosto de 1911, seu pai, Joao De Cesaro, tinha 27 anos e sua mãe, Adelia Ceconi, tinha 23 anos. Ele faleceu em 29 de setembro de 1985, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 74 anos.
----Nascido em Passo Fundo, no dia 8 de agosto de 1911, Verdi é um dos fundadores da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo, tendo atuado, por muitos anos, como professor da Universidade de Passo Fundo.
----Verdi De Césaro vem contribuindo para o progresso de Passo Fundo, sua terra natal, onde nasceu no dia 8 de agosto de 1911. É um dos fundadores do Grêmio Passo-fundense de Letras (hoje Academia), de cuja entidade literária foi um de seus mais operosos presidentes. (SANTOS, Sabino R. (1963). Pag 85)<ref>SANTOS, Sabino R. (1963). [https://projetopassofundo.wiki.br/images/d/d3/Os_imortais_de_Passo_Fundo.pdf Os Imortais de Passo Fundo]. -Passo Fundo: NI. 86 páginas Fragmento Digitalizado.</ref>
 
----Verdi De Césaro vem contribuindo para o progresso de Passo Fundo, sua terra natal, onde nasceu no dia 8 de agosto de 1911. É um dos fundadores do Grêmio Passo-fundense de Letras (hoje Academia), de cuja entidade literária foi um de seus mais operosos presidentes. Foi nove vezes presidente do sodalício, sempre com grande eficiência. Na idade escolar foi matriculado numa escolinha, que funcionava na Igreja Metodista local, sendo alfabetizado pela conhecida educadora, professora Odete de Oliveira Barbieri, esposa do escritor Sante Uberto Barbieri, bispo da Igreja Metodista em Buenos Aires. Posteriormente, ingressou no Instituto Ginasial (I.E. de hoje), fazendo ali o curso primário. Em 1923, iniciou os estudos secundários no Colégio do Professor Emílio Stigler, grande educador, que muito contribuiu em favor do ensino nesta cidade. (SANTOS, Sabino R. (1975). pg.65)<ref>SANTOS, Sabino R. (1975). [https://projetopassofundo.wiki.br/images/8/88/Anu%C3%A1rio_APLetras_1975.pdf Anuário APLetras 1975]. -Passo Fundo: Berthier. 70 páginas. Fragmento Digitado</ref>
Verdi De Césaro vem contribuindo para o progresso de Passo Fundo, sua terra natal, onde nasceu no dia 8 de agosto de 1911.
 
É um dos fundadores do Grêmio Passo-fundense de Letras (hoje Academia), de cuja entidade literária foi um de seus mais operosos presidentes.
 
Foi nove vezes presidente do sodalício, sempre com grande eficiência.
 
Na idade escolar foi matriculado numa escolinha, que funcionava na Igreja Metodista local, sendo alfabetizado pela conhecida educadora, professora Odete de Oliveira Barbieri, esposa do escritor Sante Uberto Barbieri, bispo da Igreja Metodista em Buenos Aires.
 
Posteriormente, ingressou no Instituto Ginasial (I.E. de hoje), fazendo ali o curso primário.
 
Em 1923, iniciou os estudos secundários no Colégio do Professor Emílio Stigler, grande educador, que muito contribuiu em favor do ensino nesta cidade.
 
Em 1925, continuou seus estudos secundários no Ginásio Santa Maria, dos Irmãos Maristas, em cujo educandário completou o curso de humanidades, em 1929. Foi paraninfo da turma, o doutor Adroaldo Mesquita da Costa.
 
Em 1930, ingressou na Faculdade de Direito de Porto Alegre, concluindo o curso em 1933, tendo colado grau no dia 7 de dezembro desse mesmo ano. Paraninfou sua turma o Desembargador Valentim do Monte.
 
Após ter se formado em Direito, veio para Passo Fundo e em 1934 começou a exercer a profissão de advogado.
 
Conjuntamente, escrevia para os jornais locais: O Nacional e Diário da Manhã, sob o pseudônimo de J.M. Davim, nome formado com as primeiras letras dos prenomes das pessoas de sua família: (J) João de Césaro (pai) – (M) Magi de Césaro (Irmão) – (D) Dalila de Césaro (irmã) – (a) Adélia Cecconi De Césaro (mãe) – (v) Verdi De Césaro (ele mesmo) – (i) Irma de Césaro (irmã) e (m) Matia de Césaro (irmã).
 
O doutor Verdi vem prestando relevantes serviços à comunidade passo-fundense, exercendo as mais variadas funções, tais como: a de Sub-Prefeito, em 1941; a de Presidente da Sub-Secção da Ordem dos Advogados de Passo Fundo; a de Presidente do Conselho Municipal do Serviço Social de indústria (SESI); a de Vice-Presidente do Centro dos Industriais de Passo Fundo.
 
É orador primoroso.
 
Tendo o doutor Gelso Ribeiro a frente e muitos outros, ajudou a fundar o Aero-Clube de Passo Fundo.
 
Participou do movimento que redundou na fundação da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo, pertencendo à sua primeira Diretoria.
 
Foi Diretor da Revista da Faculdade de Direito e da Faculdade de Ciências Econômicas.
 
É professor de Ciência das Finanças na Faculdade de Direito desta cidade, onde vem se revelando um grande professor.
 
Seu pai, João De Césaro, foi um dos maiores construtores de Passo Fundo, tendo contribuído, também, para o embelezamento da cidade.
 
O Dr. Verdi é casado com Dª Anette De Césaro. O casal tem 3 filhos.
----Verdi De Cesaro. Nascido em Passo Fundo, no dia 8 de agosto de 1911, Verdi é um dos fundadores da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo, tendo atuado, por muitos anos, como professor da Universidade de Passo Fundo.
----
----


Line 87: Line 51:


== Conteúdos relacionados ==
== Conteúdos relacionados ==
* 1963 - Os Imortais de Passo Fundo, biografias (SANTOS, Sabino R. (1963). pg.85)<ref>SANTOS, Sabino R. (1963). [https://projetopassofundo.wiki.br/images/d/d3/Os_imortais_de_Passo_Fundo.pdf Os Imortais de Passo Fundo]. -Passo Fundo: NI. 86 páginas Fragmento Digitalizado</ref>
*1975 - Anuário APLetras 1975, biografias (SANTOS, Sabino R. (1975). pg.65)<ref>SANTOS, Sabino R. (1975). [https://projetopassofundo.wiki.br/images/8/88/Anu%C3%A1rio_APLetras_1975.pdf Anuário APLetras 1975]. -Passo Fundo: Berthier. 70 páginas. Fragmento Digitado</ref>


== Referências ==
== Referências ==

Latest revision as of 20:19, 23 February 2025

Verdi De Cesaro nasceu em 6 de agosto de 1911, em Passo Fundo, RS, filho de Joao De Cesaro, e de Adelia Ceconi, faleceu em 29 de setembro de 1985.

Verdi De Cesaro
Verdi De Cesaro
Nome completo Verdi De Cesaro
Ocupação advogado, professor
Genealogia

Biografia

Uma breve história de vida de Verdi

Quando Verdi De Cesaro nasceu em 6 de agosto de 1911, seu pai, Joao De Cesaro, tinha 27 anos e sua mãe, Adelia Ceconi, tinha 23 anos. Ele faleceu em 29 de setembro de 1985, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 74 anos.


Verdi De Césaro vem contribuindo para o progresso de Passo Fundo, sua terra natal, onde nasceu no dia 8 de agosto de 1911. É um dos fundadores do Grêmio Passo-fundense de Letras (hoje Academia), de cuja entidade literária foi um de seus mais operosos presidentes. (SANTOS, Sabino R. (1963). Pag 85)[1]


Verdi De Césaro vem contribuindo para o progresso de Passo Fundo, sua terra natal, onde nasceu no dia 8 de agosto de 1911. É um dos fundadores do Grêmio Passo-fundense de Letras (hoje Academia), de cuja entidade literária foi um de seus mais operosos presidentes. Foi nove vezes presidente do sodalício, sempre com grande eficiência. Na idade escolar foi matriculado numa escolinha, que funcionava na Igreja Metodista local, sendo alfabetizado pela conhecida educadora, professora Odete de Oliveira Barbieri, esposa do escritor Sante Uberto Barbieri, bispo da Igreja Metodista em Buenos Aires. Posteriormente, ingressou no Instituto Ginasial (I.E. de hoje), fazendo ali o curso primário. Em 1923, iniciou os estudos secundários no Colégio do Professor Emílio Stigler, grande educador, que muito contribuiu em favor do ensino nesta cidade. (SANTOS, Sabino R. (1975). pg.65)[2]


Títulos, prêmios e honrarias

Membro da APLetras

  • 1939 - Acadêmico ocupante da cadeira APLetras nº 23 [3] (SANTOS, Sabino R. (1965). pg.34-36-37-38)[4]
  • 1940 - Eleito Presidente da APLetras (SANTOS, Sabino R. (1965). pg.39)[4] (LECH, Osvandré LC. (2013).pg.40-41)[5]

Fundador do IHPF

  • 1954 - Membro Fundador do IHPF (CARVALHO, Djiovan V; MIRANDA, Fernando B S; MATTOS, Izabela N. (2019). pg.80)[6]

Rua Dr. Verdi De Cesaro

  • 1986 - LEI Nº 2311DE 13 DE NOVEMBRO DE 1986[7] - Art. 1º As ruas inominadas no Loteamento Cidade Universitária, passam a ter as seguintes denominações: I - Rua Dr. VERDI DE CÉSARO, Professor, Advogado, Passo Fundo-RS, 08.08.1911, Passo Fundo-RS, 29.09.1985, inicia na rua Moron, fazendo interseções com a rua Horizontes, Avenida Brasil Leste, até encontrar a BR-285, obedecendo o rumo Norte-Sul. - Localização[8]

Obras

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. SANTOS, Sabino R. (1963). Os Imortais de Passo Fundo. -Passo Fundo: NI. 86 páginas Fragmento Digitalizado.
  2. SANTOS, Sabino R. (1975). Anuário APLetras 1975. -Passo Fundo: Berthier. 70 páginas. Fragmento Digitado
  3. Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
  4. 4.0 4.1 SANTOS, Sabino R. (1965). Academia Passo Fundense de Letras: Breve Histórico. -Passo Fundo: NI. 80 páginas Digitalizado
  5. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
  6. CARVALHO, Djiovan V; MIRANDA, Fernando B S; MATTOS, Izabela N. (2019). Dar realidade a um ideal -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 92 páginas. E-book
  7. LEI Nº 2311DE 13 DE NOVEMBRO DE 1986 RS - leismunicipais.com.br.
  8. Rua Dr. Verdi De Cesaro - Google Maps