Rotary Club Passo Fundo, dados históricos
Rotary Club Passo Fundo, dados históricos
Em 07/08/2007, por Santina Rodrigues Dal Paz e José João Holzbach
Santina Rodrigues Dal Paz
José João Holzbach
Em 1905, após longos contatos com pessoas amigas de diversas profissões, Paul Percy Harris, homem jovem, culto, advogado, simples e preocupado com o semelhante, fundou o Rotary, no dia 23 de fevereiro em Chicago, EUA. Hoje, o Rotary marca presença no mundo inteiro, a aceitação foi universal. A entidade tem como meta a nobre missão de servir, trabalhando em favor da educação, saúde, promoção humana e assistência social.
É a única instituição privada a sentar-se à mesa do Conselho Comunitário da ONU, ao lado da UNICEF, participando intensamente dos projetos humanitários dessa organização mundial.
O Rotary realiza obras notáveis, como a Campanha da Pólio Plus, onde são aplicados milhões de dólares doados por rotarianos para erradicar doenças ,em especial a poliomielite no mundo. Outra situação preocupante é a alfabetização; para isso o Rotary oferece intercâmbio de grupos de estudos, bolsas de estudos para diversos países; ajuda em projetos que tenham ou que tragam benefícios às comunidades. A Fundação Rotária é a mola mestra do Rotary na promoção de programas que melhoram e salvam a vida de milhões de pessoas no mundo. Na questão da consciência ambiental também a instituição, tem ações concretas.
Em Passo Fundo, essa Organização foi fundada no dia 20 de julho de 1939, em uma reunião na Biblioteca do Clube Comercial, às 20h 30min, com a liderança do sr. James H. Roth, representante do Rotary Internacional, que procedeu a leitura dos Estatutos do Rotary, orientando a todos os homens fundadores: Nicolau de Araújo Vergueiro, Mauro Machado, Arthur Lângaro, Otto Bade, Francisco Berlovitz, João De Césaro, William Richard Schisler, Jaime Laus, Antônio Schell Loureiro, Tenack Wilson de Souza, Walter Barbieux, Arlindo Ferreira de Souza, Carlos Rotta, Teodoro Appel, Tristão Ferreira, Ivo José Ferreira, Píndaro Annes, João Schapke Jr., Isaac Birman, Clodoaldo Brenner, Hyran de Araújo Bastos e Álvaro Berthier de Almeida.
Em seguida, iniciaram os trabalhos com a presença do clube padrinho – Rotary Club Cruz Alta. Seu primeiro presidente o foi Nicolau de Araújo Vergueiro. Em 1960-1961, foi escolhido Passo Fundo para eleger seu primeiro governador, Múcio de Castro, governador do Distrito 467. As reuniões eram realizada no Café Elite, Hotel Franz, Hotel Turis entre outros locais. Em 1965, o Rotary Club Passo Fundo já foi padrinho do Rotary Club Passo Fundo Norte. Era 1996 este último foi padrinho do Rotary Club de Passo Fundo – Integridade.
Em 1960, o Rotary entregou ao Estado a Escola E. Salomão Iochpe, atendendo necessidades da educação. Iniciou na presidência de Tadeu Anoni Nedeff e concluíu na gestão de Américo Cerqueira. A escola também recebeu um gabinete dentário.
A Escola Municipal Irmã Maria Catarina foi beneficiada com ampla reforma. Na falta de espaço, o Rotary construiu uma sala de aula; e, em 2007 montou um laboratório com equipamentos de informática, dando o nome de Sala dr. Victor Hugo Lacerda (rotariano).
O prédio da Fundação Educacional do Menor de Passo Fundo foi entregue ao município em 30 de abril pela lei nº l.382 de 1970. Os trabalhos foram liderados por Tadeu Anoni Nedeff (rotariano). Pensando em profissionalizar os meninos, o Rotary trouxe para esta fundação o SENAI. O Rotary abre caminhos aos profissionais no mercado de trabalho.
Empenhou-se também para a criação da Escola de Belas Artes, que hoje faz parte da UPF. Em 2000, o Rotary foi parceiro com a família Carlos Madaloso na construção da Casa de Apoio, que abriga pessoas que acompanham familiares hospitalizados; o rotariano Ironi Andrade liderou o andamento da construção e mobília.
Os rotarianos realizaram atividades paralelas às maiores promoções, como: campanhas de vacinação (Polio Plus); da parceria no Programa de Alfabetização, com a Secretaria da Educação do Município; de Campanhas Comunitárias; de prestação de serviços voluntários em datas comemorativas, levando alegria e presentes às crianças e jovens das escolas, creches e entidades; proporciona plantações de árvores frutíferas nas escolas e entidades, que já estão colhendo os frutos que são bem aproveitados. Esses são exemplos que marcam na educação de cada criança e adulto no nosso município.
Há, ainda, a Casa da Amizade, presidida pelas esposas dos rotarianos e seguem o ideal rotário. São pessoas que prestam serviços como voluntárias, em benefício do ser humano.