Primeiro avião pousado em Passo Fundo

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Primeiro avião pousado em Passo Fundo

Em 25/06/1982, por Delma Rosendo Gehm


Primeiro avião pousado em Passo Fundo (GEHM, Delma R. (1982). páginas)[1]


Os campos do Pinheiro Torto foram o palco onde pousou o primeiro avião em Passo Fundo, em dezembro de 1920, tendo como piloto Eduardo Manuel Hearme, cidadão argentino, filho de Buenos Aires.

A propósito escreve Antonino Xavier: "A máquina aérea que, assim, interrompia o silêncio próprio daquele ponto histórico de Passo Fundo, era, segundo a notícia dada, um biplano, tipo S.V.A., de 220 HP, tendo a desig­nação H-945''.E acrescenta: "Na direção do "raid" tinha sido comissionado o tenente Martin Salnia Gomes, do exército argentino, e que, antecipadamente, a nove de novembro daquele ano, aqui chegara com o fim de provi­denciar a passagem e abastecimento do avião que, portador de mensagem de Irigoien, presidente daquela nação, a Epitácio Pessoa, presidente do Brasil, convidando-o a ir fazer uma conferência lá, a 19 de dezembro do citado mês de dezembro". Diz ainda, o sr. Antonino "que o avião levantara voo de Buenos Aires ás 4 horas da tarde, chegando a Passo Fundo às 19 horas do mesmo dia, e, que nessa descida em Passo Fundo, o piloto foi contrariado por acidente que, não o molestando, todavia causou ao seu aparelho, no trem de aterrisagem, estragos cuja reparação teve de ser feita na cidade para o prosseguimento do "raid", não tendo podido avançar, porém, naquele dia, devido a cerração, se não até o Rio Uruguai, guiando-se pela linha férrea, voltou a Passo Fundo, tentando voo na manhã do dia seguinte, no que foi impedido pelos fortes ventos voltando novamente a esta cidade, de onde, no mesmo dia às 13,05 horas, re­tomou voo, chegando com felicidade a Ponta Grossa".

Somente em 29 de outubro de 1940 era inaugurado em Passo Fundo um campo de aviação mandado construir pelo Governo Federal, a oeste da ci­dade, passando a funcionar regularmente, pela Cia. Varig, em maior de 1942 (dia 5), com voos às terças e sextas-feiras, tendo sido o 1.o avião usado o "Li­vramento" de matrícula PP-VAF, monomotor de 350 HP, com capacidade para 5 passageiros, pilotado pelo comandante Carlos Ruhl e mecânico de bordo Fre­derico Hochwart.

O preço da passagem era de Cr$ 206,60. O 1.0 agente foi o sr. Jaime Laus e encarregado dos serviços da mesma agência o sr. Waldemar Abrahão.

Em abril de 1947, a Cia Varig, passou a atuar em Passo fundo, com voos três vezes por semana.

Desde 20 de julho de 1940 o município dispõe de um Aero Clube que construiu um hangar, criou e instalou uma Escola de Pilotagem, tendo conseguido aviões e instituído bolsa para piloto pobre, tendo preparado oito turmas com 50 alunos até 1949. Esses alunos, após o competente exame, foram apro­vados e receberam o brevet de pilotos aviadores civis de turismo e desporto, havendo entre eles os que pleitearam a carta de instrutor de escolas de pilota­gem de aéros-clubes quando foram perfeitamente aprovados.

Referências

  1. GEHM, Delma R. (1982). Passo Fundo através do tempo - volume 2: fatos, usos, costumes e valores -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 2016. Vol.2. 354 páginas. E-book