Os 150 momentos mais importantes da história de Passo Fundo: a visão da Academia de Letras

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Os 150 momentos mais importantes da história de Passo Fundo: a visão da Academia de Letras

Em 30/06/2007, por Osvandré Luiz Canfield Lech


OSVANDRÉ LECH


A história de Passo Fundo tem sido contada por diversas gerações de estudiosos. Ela é, sabe-se, muito ricaecheia de momentos marcantes, pitorescos, felizes, oficiais, românticos, sangrentos, literários, boêmios, fúnebres, pacíficos, elegantes, etc. Tome-se um autor em particular eteremos um destes itens descrito à exaustão. Afinal, um autor costuma conhecer de forma especial um assunto em profundidade. Especializa-se e geralmente se apaixona por ele, passando a dar grande importância. Ao produzir seu trabalho literário, expõe ao leitor lodo o conhecimento sobre este assunto, seja em forma de texto, fotos, etc. E o que acontece com os demais assuntos também considerados importantes?Precisam de leituras adicionais, geralmente encontradas alhures. Portanto, sempre a história será descrita de forma incompleta e com o ponto-de-vista individual do autor.

Observando exatamente estes aspectos genéricos sobre os resgates históricos em geral, surgiu a idéia de produzir um livro sobre a história de Passo Fundo, que pudesse ter UMA GRANDE QUANTIDADE DE PONTOS-DE-VISTA E UM GRANDE NÚMERO DE AUTORES. Agindo assim, este livro contemplaria, da forma mais fiel possível o que se quer retratar: OS 150 MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DE PASSO FUNDO.

Este ambicioso projeto foi cuidadosamente elaborado por mim ao longo de anos, mas nunca havia sido colocado em prática, por diversas razões: falta de tempo, timidez. falta de conhecimento da verdadeira história da nossa cidade, etc... etc... Ao apresentá-lo aos confrades da Academia, tive a grata surpresa de ver estampado nos semblantes um imediato envolvimento com o projeto. E tem sido assim desde então. Um verdadeiro trabalho em equipe se estruturou e o projeto tem evoluído em passos rápidos.

De forma sintética, aqui estão os principais passos que compõem este projeto:

1)     ESTRUTURAR uma pesquisa na comunidade passo-fundense e obter dela a opinião pessoal sobre quais seriam os I5O principais momentos da história de Passo Fundo.

2)   ESTRATIFICAR a pesquisa da forma mais ampla possível, possibilitando que todas as áreas de atividade da cidade tenham representação. Para isto foram consultados líderes das áreas da educação, agronegócio, advocacia, comércio, medicina, odontologia, cultura, corretores de imóveis, esporte, enfermagem, bancários, fisioterapia, tradicionalismo, religião, arquitetura e engenharia, dentre outros.

3)     ENVOLVER a Academia Passo-Fundense de Letras na elaboração deste resgate histórico, já que esta tem sido a sua vocação ao longo das décadas de atuação.

4)   OBTER o envolvimento da Prefeitura Municipal e sua recém formada Comissão Organizadora das Festividades do Sesquicentenário. O prefeito municipal, Airton Dipp, e o vice-prefeito, Adirbal Corralo, presidente desta Comissão, deram total apoio ao projeto.

5)     DISTRIBUIR entre os confrades os capítulos que serão escritos, a fim de que não seja uma atividade exaustiva para alguns.

6)     TRABALHAR EM COOPERAÇÃO com pessoas da comunidade dispostas a escrever capítulos em co-autoria com os acadêmicos.

7)     PLANIFICAR os capítulos para que todos tenham exatamente a mesma extensão, de duas páginas apenas; assim, o livro não será demasiado extenso e cobrirá 150 diferentes assuntos.

8)     RETRATAR, da forma mais democrática, honesta e imparcial possível, os momentos mais importantes da nossa história.

9)     DESCREVER de forma simples, para que todas as camadas da população possam LER e COMPREENDER a obra.

10) PUBLICAR o livro durante as comemorações dos150 anos de emancipação da nossa cidade, que transcorrerá ao longo de 2007.

Os quadros em anexo mostram dados que constarão no livro: os seis assuntos mais citados até o momento e os seis colaboradores mais "veteranos", verdadeiros exemplos de dinamismo, espírito de participação e fonte viva da história da nossa cidade.

No momento, os confrades da Academia e colaboradores selecionados estão realizando o item 7 descrito acima.

Esperamos que este livro seja do agrado da comunidade e que sirva de inspiração para que as atuais próximas gerações possam entender a luta febril empreendida pela atual e pelas passadas gerações, para que Passo Fundo possa se orgulhar dos seus índices e status atuais.

OS SEIS ASSUNTOS MAIS CITADOS
1) FUNDAÇÃO DA UPF (63)

2) JORNADA DE LITERATURA (47)

2) FUNDAÇÃO DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO(38)

3) INAUGURAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO (32)

4) PRIMEIRA EFRICA (24)

5) INAUGURAÇÃO DA EMBRAPA EM PASSO FUNDO (20)

6) O PRIMEIRO CENTENÁRIO DE PASSO FUNDO (20)

OS SETE COLABORADORES MAIS "VETERANOS"
1) MARIE GREGÓRIE SCHWEGERSHAUSEN (95)

2) CECÍLIA BORGES KNEIPP (94)

3) ÍTALO PORTALUPPI (90)

4) SABINO ARIAS (89)

5) ALICE L. COSTI (88)

6) AUGUSTO WERNER GOELLNER (84)

7) BRUNO EDMUNDO MARKUS (84)