Marilise Brockstedt Lech

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Marilise Brockstedt Lech
Marilise Brockstedt Lech.jpg
Nome completo Marilise Brockstedt Lech
Nascimento 21 de maio de 1966
Local Soledade , RS
Ocupação professora

Marilise Brockstedt Lech natural de Soledade (RS). Nascida em 21 de maio de 1966, filha de Gilberto Arthur Brockstedt e de Glaura Hilário Brockstedt

Biografia

Marilise é natural de Soledade (RS). Nascida em 21 de maio de 1966, esta geminiana cresceu feliz junto aos seus quatro irmãos. É filha de Gilberto Arthur Brockstedt, um dos patronos da Academia Soledadense de Letras (ASL), e de Glaura Hilário Brockstedt, acadêmica da ASL. Marilise foi criada junto à natureza, aos animais e a muitos livros. Marilise dedicou grande parte de sua adolescência aos estudos de piano e à prática de vôlei, vindo a ser professora de piano até concluir sua graduação em Educação Física (UPF). A partir daí, especializou-se em Educação Infantil (PUC-RS), o que acabou lhe despertando o desejo de cursar a faculdade de Psicologia e especializar-se na área do desenvolvimento humano e da educação. Isso feito, partiu para o mestrado em Educação (UPF) e, atualmente, dedica-se ao curso de doutorado em Educação pela PUC-RS.

Foi no final da década de 1980 que Marilise, depois de estudar em Porto Alegre, passou a residir em Passo Fundo, onde iniciou sua carreira no magistério no Instituto Educacional e na E.E.E.F. Mario Quintana, cidade onde também construiu sua bonita família.

Em 1989, casou-se com Osvandré Lech, médico ortopedista e atual presidente da Academia Passo-Fundense de Letras. Dessa feliz união nasceram os filhos Graciela, acadêmica de Relações Públicas (PUC-RS) e Leonardo, acadêmico de Medicina (UPF). Educados pelo princípio da liberdade com responsabilidade, ambos estão se encaminhando para alçar seus próprios voos, bem de acordo com um dos lemas de Marilise: ?Aos filhos temos que dar raízes e asas?.

A família tem como hobby e um de seus maiores investimentos a proposta de conhecer e valorizar as diferentes culturas, viajando pelo mundo e difundindo os conhecimentos adquiridos através da apresentação de audiovisuais em universidades, escolas de línguas, espaços culturais da cidade e região e na própria Academia Passo-Fundense de Letras. Dentre os já organizados estão: ?Desbravando a África? (2001), ?Império Inca? (2004), ?Egito Antigo? (2005), ?Civilização Grega? (2006), ?China Admirável? (2010) e ?Incrível Índia? (2012). Além disso, a fotografia também se encontra dentre as paixões de Marilise, tendo realizado duas mostras fotográficas até então. São elas: ?Olhares sobre a Austrália? (Shopping Bella Cittá, 1998) e ?Passo Fundo Verde? (APLetras, 2007). Nesta última, 140 árvores da cidade de Passo Fundo foram retratadas, valorizando as edificações no cenário, com o intuito, também, é claro, de homenagear a cidade que adotou como sua, justo pela passagem de seu sesquicentenário.

Como profissional, antes de ingressar na UPF (1998), Marilise fundou o CEPAP - Centro de Estudos, Prevenção e Atendimento Psicológico (1996), onde atuou na área de psicoterapia clínica infantil e organizou cerca de 40 reuniões de estudo com diferentes convidados especiais. Contudo, a área da Psicologia da Educação foi-lhe mais atraente, tendo em vista seus esforços pela prevenção de problemas psicológicos.

Suas áreas de estudo são o desenvolvimento da moral, os princípios da educação, a qualidade de vida e todos os temas referentes à psicologia da educação, tais como mal-estar docente, violência nas escolas, inteligência emocional, inteligências múltiplas, projetos educativos, psicologia positiva e revolução da consciência humana. Sobre esses temas, já proferiu mais de 300 palestras ao longo de sua vida profissional e publicou artigos em revistas de generalidades, revistas científicas, capítulos de livros e livros inteiros. É colaboradora regular, como cronista, das revistas Versa e Água da Fonte.

Dentre suas principais publicações, está o livro Agressão na escola: como entender e lidar com esta questão (Mediação, 2007) e Frases inteligentes para lembrar e usar (Méritos, 2010) que elaborou em conjunto com seu esposo Osvandré. Seu último lançamento foi o livro escrito em coautoria com a confreira Marisa Potiens Zílio e outras colegas, denominado Pais competentes de filhos doentes (Méritos, 2012). Em fase de construção, encontram-se as obras Poemas no túnel; APLetras: 75 anos de história e Didática da educação física na infância. Como poetisa, Marilise tem dezenas de poemas escritos, tendo sido muitos deles publicados em revistas e em seus próprios livros.

Dentre suas atividades assistenciais, recolhe e distribui livros infantis para doar diretamente nas casas onde habitam crianças menos favorecidas, pois, para ela, o conhecimento é a janela para o mundo e os livros são sua grande fonte de inspiração. Tanto que um de seus maiores tesouros é sua biblioteca privada de mais de mil exemplares, entre livros técnicos e literários.

Desde sua entrada na Academia Passo-Fundense de Letras, tem participado ativamente desta entidade, tendo sido a responsável, junto à confreira Sueli Gehlen Frosi, pelo IV Concurso Literário, realizado em 2011, do qual resultou o livro Rachel de Queiroz: olhares de jovens passo-fundenses (Berthier), lançado na XIV Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo.

Como coordenadora de projetos da APLetras, assumiu a coordenação geral da organização da II Semana das Letras da APLetras, participa da organização dos cafés filosóficos (parceria entre APLetras e IMED) e das rodas de leitura (parceria entre APLetras e SESC). É encarregada, ainda, de selecionar os poemas que são publicados mensalmente no ?Túnel da Literatura da APLetras?, situado na Praça Armando Sbeghen (parceria entre APLetras, PMPF e UPF). Além disso, faz parte da diretoria da mesma como segunda secretária.

Marilise, como educadora, está sempre buscando novos desafios, sendo na Universidade de Passo Fundo onde passa grande parte do seu tempo, pois, além da docência em sala de aula, supervisiona estágios e faz palestras como assessora pedagógica. Mas sua menina dos olhos é a coordenação da especialização em Educação Física Escolar, que, desenvolvida a partir de um viés humanista, já se encaminha para a quarta edição. A partir deste ano, assumirá a função de coordenadora adjunta da graduação e planeja construir forte relação entre a universidade e a comunidade. Com inúmeros projetos para as próximas décadas, sua prioridade neste momento é incrementar as atividades de pesquisa através do curso de doutorado em educação, da Academia Passo-Fundense de Letras e em conjunto com seus alunos da Universidade de Passo Fundo, afinal, com sangue de professora na veia, é a vivência dinâmica do processo de ensino e aprendizagem humana o que mais a fascina.

Títulos, prêmios e honrarias

Membro da APLetras

Obras

2011 - Rachel de Queiroz: olhares de jovens passo-fundenses[2]
2015 - Educação pelo movimento na infância[3]
2018 - As marcas de um trabalho bem feito
2014 - Convite Poemas no Túnel
2016 - Convite Papo de Evas, por escrito
2016 - Convite Papo de Evas, por escrito2

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

  • 2022 - Artigos - Marilise Brockstedt Lech[5]
  • 2022 - Poesia - Marilise Brockstedt Lech[6]

Referências

  1. LECH, Osvandré L C; LECH, Marilise B. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. -Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
  2. LECH, Marilise B, (2011). Rachel de Queiroz: Olhares de jovens passo-fundenses -Passo Fundo: APLetras; Livro., 66 páginas
  3. LECH, Marilise B. (2015) Educação pelo movimento na infância -Passo Fundo: Méritos
  4. LECH, Marilise B. (2016). Papo de Evas, por escrito -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 126 páginas. E-book
  5. LECH, Marilise B. (2022) Coleção de textos do Autor, colhidos de forma livre nos meios eletrônicos -Passo Fundo, Monografia, 18 páginas
  6. LECH, Marilise B. (2022) Coleção de textos do Autor, colhidos de forma livre nos meios eletrônicos -Passo Fundo, Monografia, 7 páginas