Genealogia Dias Gonçalves

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Genealogia Dias Gonçalves

Em 2023 - por Odilon Garcez Ayres


GENEALOGIA   DIAS GONÇALVES


NÓS DESCENDENTES DOS NOSSOS AVOENGOS GUERREIROS SOMOS  PARTE DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL!

SE A HISTÓRIA NOS ESQUECEU...NÓS NÃO ESQUECEMOS A NOSSA HISTÓRIA!


ODILON GARCEZ AYRES


SOUBE AGORA EM 2018, ATRAVÉS DO CONTRA PARENTE, ESCRITOR MOISÉS SILVEIRA MENEZES, PRESIDENTE DA CASA DO POETA SÃO-PEDRENSE E MEMBRO  -  DA ACADEMIA DE LETRAS DE SANTA MARIA, EM SEU LIVRO, SÃO PEDRO DO SUL – PERFIS BIOGRÁFICOS – EDITORA PALOTTI – EDIÇÃO 2017, ÀS PÁGINAS 74 À 77, QUE MEU TRISAVÔ PACÍFICO DIAS DE MENEZES, VENDEU EM 1858, 14 HECTARES DE TERRAS DE SUA PROPRIEDADE PARA CRESCÊNCIO JOSÉ PEREIRA, PARA A FUNDAÇÃO DO POVOADO DE RINCÃO DE SÃO PEDRO DO SUL

NA VISITA QUE FEZ A NOSSA ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS DIA 23 DE MAIO, OFERTEI-LHE DOIS LIVROS, DE MINHA AUTORIA...CABOCLO SERRANO E CAVALO DE GUERRA AÇORIANO, E ESTE, DESVENDOU MAIS UM PEDAÇO DA HISTÓRIA FAMILIAR, NO QUAL TRANSCREVI O ESBULHO DA SESMARIA, EFETUADA POR LABIANO DE CASTRO JOBIN, NÃO NA PROPRIEDADE DE PACÍFICO DIAS DE MENEZES, COMO EU OUVIRA CONTAR, MAS NA SESMARIA DE ANTÔNIO DIAS GONÇALVES.

ESTE , FILHO DE SIMÃO DIAS GONÇALVES,  ORIUNDO DA ILHA TERCEIRA DOS AÇORES, ERA PAI DE JOAQUIM DIAS GONÇALVES E DE JOSÉ DIAS GONÇALVES.

TRÊS GUERREIROS HIPOTÉTICOS NO MEU ROMANCE HISTÓRICO, QUE NA VIDA REAL EXISTIRAM DE FATO E DE DIREITO.

SEM O SABER, TALVEZ O DESTINO OU O SANGUE QUE CORRE EM NOSSAS VEIAS, FALOU MAIS ALTO, E TRANSFORMEI ANTÔNIO DIAS GONÇALVES,  NO  PRINCIPAL PERSONAGEM DO LIVRO CAVALO DE GUERRA AÇORIANO UM SOLDADO DRAGÃO DO IMPÉRIO DE DOM JOSÉ PRIMEIRO, AQUARTELADO NO FORTE DE RIO PARDO, E QUE PARTICIPARAM DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA, DAS LUTAS COM OS 7 POVOS, NA GUERRA CISPLATINA, NA BATALHA DE MONTE CASEROS, NA INDEPENDÊNCIA E GUERRA DO PARAGUAI, ESQUECENDO-ME DO PRINCIPAL FEITO DOS MUS ANCESTRAIS, JOSÉ, JOACHIM E ANTÔNIO DIAS GONÇALVES, CUJA HISTÓRIA RIO-GRANDENSE REGISTRA O SEGUINTE:

NO LIVRO – PIONEIROS - RINCÃO DE SÃO PEDRO – AINDA NO PRELO VAI CONSTAR QUE:

EM RECOMPENSA AOS VALIOSOS SERVIÇOS APÓS A RECONQUISTA DO TERRITÓRIO DAS MISSÕES PARA PORTUGAL, MANOEL DOS SANTOS PEDROSO, RECEBEU DE PRESENTE A ESTÂNCIA DE SÃO PEDRO, NA PARTE MERIDIONAL DO ATUAL MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO SUL, MAIS PRECISAMENTE  SITUADA HOJE NA LOCALIDADE DE XINIQUÁ.

MANOEL DOS SANTOS PEDROSO, FAMOSOS COMO JOSÉ FRANCISCO BORGES  DO CANTO, NUNCA RESIDIU NA REFERIDA ESTÂNCIA, E EM 1815 À VENDEU À MANOEL ANTÔNIO TEIXEIRA DE CERQUEIRA CÉZAR.

ENTRE 1806 E 1808, DENTRO DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO, LOGO APÓS A RECONQUISTA DAS MISSÕES PARA O PORTUGAL, O RINCÃO DE SÃO PEDRO, OUTRORA POSTO DA ESTÂNCIA JESUÍTICA DE SÃO MIGUEL, É DISTRIBUIDO EM SESMARIAS À:

JOACHIN DIAS GONÇALVES, MANOEL MARTINS, MANOEL ANTÕNIO DE CERQUEIRA CÉZAR, JOSÉ DIAS GONÇALVES, SILVESTRE PEREIRA DE ESCOBAR, ANTÔNIO DIAS GONÇALVES, ANTÔNIO FERREIRA CANABARRO, CAPITÃO RICARDO ANTÔNIO DE MELO E ALBUQUERQUE E OUTROS.

EM 1858 O CASAL CRESCÊNCIO JOSÉ PEREIRA E ZELINDA MARIA DE SOUZA, CHEGOU  AO RINCÃO DE SÃO PEDRO, PROCEDENTE DE RIO PARDO, INDO RESIDIR NO PASSO DA TAQUARA, ONDE ADQUIRIU, POR COMPRA DE PACÍFICO DIAS DE MENEZES, UMA LÉGUA DE SESMARIA DE TERRAS POR 600 MIL RÉIS.

CRESCÊNCIO E SUA ESPOSA ZELINDA EM 11 DE SETEMBRO DE 1865, DOARAM 14 HECTARES DOS CAMPOS QUE OBTIVERAM  POR COMPRA DE PACÍFICO DIAS DE MENEZES, QUE OS HERDARA DE SUA  mãe MERENCIAANA  MENEZES, PARA FUNDAR “A FREGUESIA DE SÃO PEDRO”.

OS DOADORES TINHAM O DIREITO DE DAR POSSE AOS NOVOS MORADORES QUE VINHAM PARA POVOAR O LOCAL DOADO, HOJE SÃO PEDRO DO SUL

DITO ISTO, A MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA, GARCEZ  E AYRES, ESTÁ REGISTRADA NO MEU LIVRO, DIGO E-BOOK, “CERRITO DO OURO À COXILHA” NOS CAPÍTULOS 101 À 111, DISPONÍVEL NO PROJETO PASSO FUNDO CULTURA E NA INTERNET, MAS PARA QUE ENTENDAIS MEU RELATO, DECLINO AQUI A MINHA ÁRVORE MATERNA, OU SEJA:

FLORIONILLA PEREIRA GARCEZ, CASADA COM JOSÉ ANTÃO AYRES

FILHA DE PACÍFICO DIAS GARCEZ, CASADO COM BENEVENUTA PEREIRA RAMOS

FILHO DE CIPRIANO DIAS GARCEZ, CASADO COM MARIA RITA DA SILVEIRA

FILHO DE PACÍFICO DIAS DE MENEZES, CASADO COM BENTA GARCEZ DE MORAES,

FILHO DE JOACHIM DIAS GONÇALVES, CASADO COM MERENCIAANA MENEZES

FILHO DE ANTÔNIO DIAS GONÇALVES, CASADO COM MARIA NASCIMENTO DE JESUS DIAS GONÇALVES

FILHO DE SIMÃO DIAS GONÇALVES, CASADO COM MARIA DO ROSÁRIO DIAS GONÇALVES

DAS ILHAS TERCEIRA E FAYAL DOS AÇORES.

AINDA FAZEM PARTE DESSE CALDO GENEALÓGICO, OS MACHADO BITTENCOURT, SILVEIRA, ARAÚJO, NEVES, RAMOS, GAVIÃO, RODRIGUES DE BEM, SOARES MENEZES, ALBERNAZ E BELÉM.

VIM AQUI NESTA SEGUNDA MATEADA E SARAU LITERÁRIO DA ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS, PARA REMEMORAR OS FEITOS HISTÓRICOS DOS GAÚCHOS NESTA DATA ESPECIAL EM QUE COMEMORAMOS A SEMANA FARROUPILHA, VIM AQUI CONTAR HISTÓRIA. NADA MAIS:


NÓS SOMOS DESCENDENTES DOS NOSSOS AVOENGOS GUERREIROS, QUE TOMARAM DO REINO ESPANHOL, OS 7 POVOS DAS MISSÕES PARA O REINO DE PORTUGAL. SE A HISTÓRIA NOS ESQUECEU...NÓS NÃO NOS ESQUECEMOS DE NOSSA HISTÓRIA.


MUITO OBRIGADO!


ODILON GARCEZ AYRES

ESCRITOR

PRESIDENTE DA APL – GESTÃO 2018-2020


MEMBRO DA ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS – CADEIRA Nº 38.

MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL – CADEIRA 13.

OGA.