Eduino da Rosa Meu irmão meu amigo

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Eduino da Rosa Meu irmão meu amigo

Em 29/07/2019, por Odilon Garcez Ayres


ODILON GARCEZ AYRES[1]


EDUINO DA ROSA – MEU IRMÃO MEU AMIGO


EU ERA BALCONISTA DAS LOJAS FLORIANI, EM 1962, ENTROU AQUELE SUJEITO MAGRO E ALTO E FUI ATENDÊ-LO, CORTES COMO REQUERIA O OFÍCIO. VENDI UM TERNO, MEIAS, GRAVATAS, CAMISA E UM SAPATO TERRA. QUANDO LHE DISSE QUE EU ERA AYRES DE SÃO SEPÉ ELE FICOU MUITO CONTENTE, POIS ELE  ERA DE CACHOEIRA DO SUL, ESTAVA MORANDO EM SÃO LEOPOLDO, QUANDO O SEU NAPOLEÃO SFOGGIA FOI BUSCÁ-LO, JUNTAMENTE COM SEU PAI JOSÉ ANTÔNIO DA ROSA, E UM CONFEITEIRO QUE NÃO LEMBRO O NOME, PARA TRABALHAREM NA MODERNA KIPÃO ALI NA AV. GAL. NETO ED. BERTOLDO.

NO OUTRO FIM DE SEMANA ELE ME APARECE COM SEU PAI NA LOJA, QUE FICOU ESTUPEFATO COM A MINHA PARECÊNCIA COM UM AYRES DE RESTINGA SÊCA, ONDE MORARA, DE APELIDO NENO .

CONVIDOU-ME PARA ALMOÇAR, DEPOIS ANIVERSÁRIOS, CASAMENTOS, BAILES NO VERA CRUZ, CONTOU-ME CAUSOS E HISTÓRIAS DOS NOSSOS RINCÕES, HOMEM SÉRIO, VIAJADO, DE PALAVRA E TRABALHADOR, CONHECIA MUITOS AIRES, ATÉ MEU AVÔ,  CARRETEAVA E TROPEIREAVA, MAS SEU DOM ALÉM DE PADEIRO, ERA PLANTAR ARROZ E PLANTAR EUCALIPTO, CONHECIA 72 VARIEDADES, COMEÇOU COM O DR. ODONE, EM CACHOEIRA, ANDOU ATÉ PELO URUGUAI PLANTANDO E AQUI EM PASSO FUNDO, AS FLORESTAS  DOS “BERTOL”FORAM PLANTADAS  PELO MEU AMIGO  JOSÉ ANTÔNIO DA ROSA, QUE TINHA “HERBSTRIT! MAS NÃO USAVA PORQUE NÃO GOSTAVA DE ALEMÃO, E PELO SEU FILHO MAIS NOVO, MEU AMIGO E COMPADRE DE CASAMENTO, EDGAR DA ROSA.

NO MEU LIVRO “CAVALO DE GUERRA AÇORIANO”, O ENFEITO COM DUAS LONGAS CRÔNICAS DE SEU HEROISMO E SEUS FEITOS, AO LADO DA SUA PATROA, AMIGA E MÃE, FLORISBELA PAIXÃO DA ROSA E SUA PROLE: EVANDIR, LECY, LENIR, LUCI, MARIA LEONICE,  LORENA, EDY, HÉLIO,  EDGAR E ODILON, POIS ME CONSIDERAVAM COMO FILHO.  

PARA ILUSTRAR, AJUDEI-O A PLANTAR ARROZ E ATÉ COLHER, NA VISTA ALEGRE E NAS TERRAS DO GUARACY BARROSO MARINHO, AO TEMPO EM QUE MOREI UM ANO E MEIO DEBAIXO DO SEU TETO, AMIGO, AMOROSO E ACOLHEDOR.

FIZEMOS AMIZADE POIS LOGO CHEGOU DO EXÉRCITO O SEU IRMÃO HELIO, QUE TINHA SERVIDO COM OUTRO GRANDE AMIGO O FLADIR PADILHA, E A NOVA TURMA SE FORMOU “OS DURÕES”, COM O BEDUINO (POR SER ALTO E MAGRO), HÉLIO (SUJEIRA E CIGANO), RUI (MINSUN) E EU ME APELIDARAM DE INTELECTUAL E DEPOIS DE LOBÃO.

O BEDUINO ERA UM CARA ALEGRE, SEMPRE DISPOSTO, ELEGANTE, NA ÉPOCA NOS VESTÍAMOS IGUAIS, CHAPÉU PANAMÁ, TERNO BEGE, CAMISA SOCIAL, GRAVATA, SAPATOS MARROM E CAPA DE CHANTUNGUE, PARECIAM DOIS DETETIVES AMERICANOS. COMPANHEIRO INSEPARÁVEIS NOS FINS DE SEMANA, CINEMA, BARES, BAILES E CONQUISTAS NA IGREJA DO SNIK. NO NAMORO COM AS COVATTI DERRUBÁVAMOS U LITRO DE CONHAQUE, DEPOIS AMASSÁVAMOS BARRO DA PETRÓPOLIS À PONTE PARA IR AO CINEMA. QUANDO ÍAMOS A SUA CASA, DO QUARTEL DO 1º/20 ATÉ NO MEIO DA AV. RIO GRANDE, FAZÍAMOS MARCHA ATLÉTICA, AQUELA DOS INGLESES, ATÉ A EXAUSTÃO. E DELE RISADA! FAZÍAMOS DUPLA PARA JOGAR ESCOVÃO COM A FAMÍLIA.ÉRAMOS IMBATÍVEIS, TAL ERA A SINTONIA.

LEMBREI-ME DE QUE QUANDO FUI TRABALHAR, A CONVITE DE MANOEL EDU REIS, PRESIDENTE DO SPC E DE CONRADO HEXSEL PRESIDENTE DO CDL, ESTE ÓRGÃO ESTAVA ACÉFALO A TRÊS MESES, E PARA COLOCÁ-LO EM DIA, RECEBI A AJUDA DO MEU AMIGO EDUINO DA ROSA, QUE FAZIA A LEITURA DAS FICHAS E EU DACTILOGRAFAVA NOMES E CÓDIGOS, POIS O SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO, TINHA QUE TER EXATIDÃO E CREDIBILIDADE...FORAM DUAS SEMANAS DE INTENSO TRABALHO.

QUANDO QUERIA CONTAR ALGO ENGRAÇADO, APENAS VIRAVA PARA CIMA A ABA DO CHAPÉU E JÁ BASTAVA PARA RIRMOS DA SUA CARA DE PALHAÇO, TERIA SIDO UM GRANDE ATOR.

ESSA É A IMAGEM QUE CARREGO DELE ATÉ HOJE E AQUELA SEGURANDO DESCONFIADO O PENICO DE PRESENTE.

COMPROU UM TERRENO ALI NO TREVO PARA ERECHIM E NÃO QUESTIONOU A DESAPROPIAÇÃO, MOTIVO PELO QUAL, JULGO, TENHA SIDO AQUINHOADO COMO O NOME DE UMA RUA NOS ALTOS DA PETRÓPOLIS, POR INDICAÇÃO DO VEREADOR IVO PACHECO, QUE TAMBÉM ERA PADEIRO E SEU AMIGO.

CASOU COM A CECILIA COVATTI, ALI NA PETRÓPOLIS, A TURMA, PRESENTEOU-O COM UM PENICO, UM RÁDIO DE MESA E UM FAQUEIRO DE 150 PEÇAS, COMPRADO E PAGO NO GATO LAGO IAIONE. FOI MORAR NA VILA VERA CRUZ E PAGOU-NOS UM BARRIL DE CHOPP POR TER SIDO O PRIMEIRO A CASAR.

TEVE UM FILHO DE NOME ”EDUVAR”, SUA MADRINHA FOI A MINHA EX-NAMORADA, JOICE SALETE GRANDO, O VI UMA VEZ QUANDO MOÇO E A CECÍLIA NUNCA MAIS A VI...IRONIA DO DESTINO.

A CONVITE DE SEU IRMÃO EVANDIR FOI COLOCAR A PRIMEIRA PADARIA DE AMAMBAI NO MATO GROSSO DO SUL, DOIS ANOS DEPOIS FICOU DOENTE, SEU PAI, FOI BUSCÁ-LO, INTERNOU-O NO HOSPITAL DA CIDADE, TRATOU-O O DR. FIRMINO DURO, MAS NÃO SOBREVIVEU DEPOIS DE VINTE DIAS. SEU PULMÃO FORA TOMADO POR UMA CAPA CANCEROSA E REMETIDA AOS EUA. HOJE SABE-SE QUE O QUE O MATOU FOI O “GLÚTEM” DOS CINCO SACOS DE FARINHA DE TRIGO QUE DESMANCHAVA DIARIAMENTE.

JUNTAMENTE COM SEU PAI E SUA MÃE ESTÁ NO CEMITÉRIO DA VERA CRUZ, AO LADO DO MURO FRONTAL ONDE NOS AVISTA E É O PRIMEIRO A SER VISITADO POR MIM E SEUS FAMILIARES QUE NUNCA OS ESQUECEM.

CAMPO GRANDE, 29 JUNHO 2019

Referências

  1. PRESIDENTE LICENCIADO DA ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS.