Criação da Escola Santa Isabel

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Criação da Escola Santa Isabel

Em 15/03/1950, por Delma Rosendo Gehm


15/03/1950 – Criação da Escola Santa Isabel


1950 – Em 15 de março foi iniciado o Colégio Bom Conselho com a denominação de “Escola Santa Isabel”. A referida Escola tinha por objetivo formar donas de casa, dentro de uma concepção solidamente inspirada na moral cristã. Recebia alunas internas, semi-internas e externas, sendo o curso técnico de 3 anos obrigatórios.

Os estudos de cunho teórico e prático abrangiam o conhecimento completo de arte culinária, costura, anatomia, filosofia, higiene, jardinagem, criação, lavanderia, engomaderia, cultura física, educação social; puericultura, além das noções gerais do direito usual.

A escola obedecia a direção das Irmãs Salvatorianas, funcionando em caráter provisório, na antiga escola do Circulo Operário. Em 1950 a matrícula era, entre os cursos primário e doméstico: 114 alunas.

A 8 de março de 1954 foi fundado o Ginásio “Bom Conselho” que funcionou, de modo provisório, no local da Escola Santa Izabel. O novo prédio para o Ginásio foi construído à Av. Cap. Jovino, esquina Cap. Araújo, inaugurado em 1959.

Em 1960 passou a contar com os seguintes cursos: primário, ginásio, normal ginasial e normal colegial.

3 de janeiro de 1969, pelo parecer n.º 4 do Conselho Estadual de Educação (CEE), iniciou o Curso de Férias, Normal Colegial.

Em 1972 implantou a Reforma do Ensino, 1.º e 2.º grau, oferecendo um novo curso de 1.º grau Técnico em Secretariado.

Em 1973, por resolução 104 e 105 do Conselho Est. De Educação, pôs em funcionamento o Curso Supletivo de Ensino de 2º grau, para a titulação de leigos, em exercício de Magistério.

O Curso de Férias também é mantido pelo Colégio em Nonoai.

Cursos em funcionamento: jardim, até 8. Série, 2.º grau, Magistério (diurno), Secretariado (diurno e noturno). Mantém internato e pensionato.

Matrícula atual – 660 regular; curso de férias neste 1976, 624 alunas.

Corpo docente atual: 60 professoras. Direções desde a instalação: Maria Ana Castelo (Irmã); Irmã Iza Contini; Irmã Inocência; Irmã Clarisse; Irmã Antonieta; Irmã Irinida; Irmã Inocência.

Referências