Associação Passo-Fundense de Letras, dados históricos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Associação Passo-Fundense de Letras, dados históricos

Em 30/08/2011, por Santina Rodrigues Dal Paz


Santina Dal Paz[1]


A história da APL começou em 1889. Logo após a Proclamação da República, Gervásio Lucas Annes fundou, em Passo Fundo, o Partido Republicano.

Quinze anos depois, no dia 16 de março de 1904, membros desse partido fundaram o Clube Pinheiro Machado, entidade política, recreativa e cultural.

Em 31 de maio de 1915, o clube escriturou um terreno comprado de Herculano Trindade e sua esposa, Lucinda Lima Trindade, na atual Avenida Brasil, entre as atuais ruas Teixeira Soares e Quinze de Novembro.

Em comemoração ao ano, também foi inaugurado o prédio-sede. No frontispício, todavia, figura, ainda hoje, esta inscrição: MCMXII.

Com o advento do Estado Novo, em 1937, e a consequente passagem dos partidos políticos à clandestinidade, o clube não tinha mais razão de ser.

Foi então que remanescentes daquela entidade política, recreativa e cultural, juntamente com uma plêiade de cultos cidadãos de Passo Fundo, no dia 07 de abril de 1938, fundaram o Grêmio Passo-Fundense de Letras, que assumiu de fato o Clube, sendo na oportunidade eleita a diretoria provisória.

Desta reunião participaram os seguintes intelectuais: Sante Uberto Barbieri, Arthur Ferreira Filho, Gabriel Bastos, Tristão Feijó Ferreira, Aurélio Amaral, Odette de Oliveira Barbieri, Celso da Cunha Fiori, Pedro Silveira Avancini, Herculano Araújo Annes, Nicolau de Araújo Vergueiro, Armando de Souza Kanters, Túlio Fontoura, João José Boeira Guedes, Francisco Antonino Xavier e Oliveira, Verdi De Césaro, Daniel Dipp, Antônio Athos Branco da Rosa, Heitor Pinto da Silveira, Sabino Santos, Gomercindo dos Reis, Onildo Gomide, Píndaro Annes, Waldemar Camilo Ruas, Lucila Schleder e Oscar Knaipp.

A diretoria provisória ficou assim constituída: presidente Arthur Ferreira Filho; vice-presidente: Gabriel Bastos; secretário geral: Sante Uberto Barbieiri; primeiro secretário: Verdi De Césaro; segunda secretária: Lucila Schleder; tesoureiro: Daniel Dipp; bibliotecário: Antônio Athos Branco da Rosa.

Passados trinta e três anos, no dia 07 de abril de 1961, o Grêmio Passo-Fundense de Letras transformou-se em Academia Passo-Fundense de Letras, ficando assim constituída sua primeira diretoria, Presidente: Celso da Cunha Fiori; vice-presidente: Túlio Fontoura; 2º vice-presidente: Mário Braga Junior; secretário geral: Arthur Sussenbach; sub-secretário: Paulo Giongo; tesoureiro: Verdi De Césaro; tesoureiro-adjunto: Rômulo C. Teixeira; Bibliotecário: Gomercindo dos Reis.

Em 18 de novembro de 1971, os sócios remanescentes do Clube Pinheiro Machado voltaram a se reunir para uma ultima assembleia-geral. Na ocasião, por unanimidade, decidiram doar o ativo e o passivo da extinta agremiação à Academia Passo-Fundense de Letras. Em 17 de dezembro do mesmo ano, foi lavrada a escritura pública de doação. A Academia, de direito, assumia a sede do extinto Clube.

O prédio da APL, entre 1929 a 1932, serviu de espaço para a formação de professores, e viu instalar-se a Escola Complementar, precursora da Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau de Araújo Vergueiro.

A Academia Passo-Fundense de Letras, ao longo de sua história, promoveu concursos literários, publicou anuários e participou ativamente da vida educativa e cultural do município, auxiliando, também, na idealização da Universidade de Passo Fundo.

Atualmente, a Academia possui 40 membros. Em 2010, ingressaram na APL: Carlos Madaloso, Diógenes Basegio, Elmar Luiz Floss, Marilise Brockstedt Lech, Mauro Galietti, Odilon Garcez Ayres e Sueli Ghelen Frosi.

Foi, até o momento, último grupo de escritores que ingressou na APL.

A atual diretoria é composta dos seguintes acadêmicos:

Elisabeth Souza Ferreira (Presidente)

Santina Rodrigues Dal Paz (Vice-Presidente)

Paulo Monteiro (Secretário Geral)

Dilse Piccin Corteze (1ª Secretária)

Rogério Moraes Sikora (2º Secretário)

Osvandré Lech (1º Tesoureiro)

Alberto Antônio Rebonatto (2º Tesoureiro)

Selma Costamilan (Presidente do Conselho Fiscal)

Juarez Azevedo (Relator)

Pedro Ari Veríssimo da Fonseca (Conselheiro)

Getúlio Vargas Zauza (1º Suplente)

Daniel Viuniski (2º Suplente)

Marco Antônio Damian (3º Suplente)

Referências

  1. Vice-presidente da APL