Cyrio José Moojen Nácul

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Cyrio Nácul
Cyrio José Moojen Nácul.jpg
Nome completo Cyrio José Moojen Nácul
Nascimento 3 de maio de 1918
Local Lagoa Vermelha (RS)
Morte 05 de julho do ano 2000
Local
Ocupação médico


Cyrio José Moojen Nácul filho de José Jacob Nácul e de Maria Luiza Moojen Nácul, nascido em Lagoa Vermelha (RS) no dia 3 de maio de 1918, faleceu em 05 de julho do ano 2000.

Biografia, Histórico

Nascido em Lagoa Vermelha (RS) no dia 3 de maio de 1918, filho de José Jacob Nácul e de Maria Luiza Moojen Nácul. Seus estudos colegiais foram realizados no Instituto Educacional de Passo Fundo, como aluno interno. Teve destaque por obter em todas as provas, durante o primário e ginásio, o primeiro lugar, aprovado com distinção. O científico realizou no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, igualmente com brilhantismo. Após o término do científico, ingressou, em 1942, no Exército, através do Curso Preparatório de Oficiais da Reserva (CPOR), graduando-se como Primeiro-Tenente.

Iniciou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, graduando-se em 1948. Após, realizou estágios em diversas enfermarias, como a de Neurocirurgia, do Professor Eliseu Paglioli e a de Pediatria, da Professora Maria Clara Mariano da Rocha.

As atividades profissionais iniciaram na cidade de Lagoa Vermelha, entre 1948 e 1964. Nesse período, junto a dois colegas, construiu o Hospital Lagoense.

Ainda em 1964, a convite do Médico Dr. Sabino Arias, transferiu residência para Passo Fundo, instalando seu consultório junto à Praça Santa Terezinha, anexo a Farmácia Drogabir. Exerceu a Medicina nos seguintes órgãos: IAPC, INPS, Prefeitura Municipal e Samdu. Foi Médico-Chefe do Posto de Saúde de Passo Fundo e de Lagoa Vermelha. Atendeu ainda durante vários anos no Hospital Municipal.

Na Universidade de Passo Fundo foi Professor da Faculdade de Medicina, da cadeira de Doenças Infecciosas e Parasitárias, durante 15 anos.

Concomitante ao exercício da Medicina, foi político, eleito Vereador por duas legislaturas em Lagoa Vermelha e por sete meses ocupou o cargo de Prefeito Municipal. Faleceu em 05 de julho do ano 2000.

Patrono da Cadeira nº 12 da Academia Passo-fundense de Medicina.

Títulos, prêmios e honrarias

  • 2004 - Lei Ordinária 2004 4108[1] Denomina a Avenida Cyrio José Nácul - Localização[2]

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. «Lei Ordinária 2004 4108 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  2. «Avenida Cyrio José Nácul». Google maps.