Cyrio José Moojen Nácul

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Cyrio Nácul
Cyrio José Moojen Nácul.jpg
Nome completo Cyrio José Moojen Nácul
Ocupação médico
Genealogia

Biografia, Histórico

Uma breve história de vida de Cyrio José

Quando Cyrio José Moojen Nacul nasceu em 3 de maio de 1918, em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, Brasil, seu pai, Jose Jacob Nacul, tinha 48 anos e sua mãe, Maria Luiza de Almeida Moojen, tinha 26 anos. Ele faleceu em 5 de julho de 2000, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 82 anos.


Nascido em Lagoa Vermelha (RS) no dia 3 de maio de 1918, filho de José Jacob Nácul e de Maria Luiza Moojen Nácul. Seus estudos colegiais foram realizados no Instituto Educacional de Passo Fundo, como aluno interno. Teve destaque por obter em todas as provas, durante o primário e ginásio, o primeiro lugar, aprovado com distinção. O científico realizou no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, igualmente com brilhantismo. Após o término do científico, ingressou, em 1942, no Exército, através do Curso Preparatório de Oficiais da Reserva (CPOR), graduando-se como Primeiro-Tenente.

Iniciou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, graduando-se em 1948. Após, realizou estágios em diversas enfermarias, como a de Neurocirurgia, do Professor Eliseu Paglioli e a de Pediatria, da Professora Maria Clara Mariano da Rocha.

As atividades profissionais iniciaram na cidade de Lagoa Vermelha, entre 1948 e 1964. Nesse período, junto a dois colegas, construiu o Hospital Lagoense.

Ainda em 1964, a convite do Médico Dr. Sabino Arias, transferiu residência para Passo Fundo, instalando seu consultório junto à Praça Santa Terezinha, anexo a Farmácia Drogabir. Exerceu a Medicina nos seguintes órgãos: IAPC, INPS, Prefeitura Municipal e Samdu. Foi Médico-Chefe do Posto de Saúde de Passo Fundo e de Lagoa Vermelha. Atendeu ainda durante vários anos no Hospital Municipal.

Na Universidade de Passo Fundo foi Professor da Faculdade de Medicina, da cadeira de Doenças Infecciosas e Parasitárias, durante 15 anos.

Concomitante ao exercício da Medicina, foi político, eleito Vereador por duas legislaturas em Lagoa Vermelha e por sete meses ocupou o cargo de Prefeito Municipal. Faleceu em 05 de julho do ano 2000.

Patrono da Cadeira nº 12 da Academia Passo-fundense de Medicina.

Títulos, prêmios e honrarias

Avenida Cyrio José Nácul

  • 2004 - LEI Nº 4108 de 05 de Janeiro de 2004[1] - Art. 1º Denomina de Cyrio José Nacul, brasileiro, médico, natural de Lagoa Vermelha, 03/05/1918, Passo Fundo, 05/07/2000, Avenida inominada localizada no Loteamento denominado de Distrito Comercial e Industrial Rio Grande, no Bairro Valinhos, que se inicia em Lotes Particulares fazendo interseção com a Travessa "A", Avenida Antonio Marinho de Albuquerque e Avenida "C", terminando em área do mesmo Loteamento. - Localização[2]
  • 2004 - LEI Nº 4108 de 05 de Janeiro de 2004[3] [4] - Justificativa

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências