Praça Tamandaré
Praça Tamandaré | |
---|---|
Nome | Praça Tamandaré |
Data | 06 de março de 1865 |
Local | Praça do Tamandaré |
Praça Tamandaré É a Praça mais tradicional da cidade: Ela se identifica com os primórdios da história de Passo Fundo. Desde a organização da Vila, a área foi destinada à uma Praça. Por muitos anos, foi um terreno baldio, pois nem casas existiam naquele local. Só, mais tarde, com construção da Igreja Matriz na rua Uruguai, por volta de 1892, é que a Prefeitura resolveu construir a praça.
Histórico
Quando começaram a construir a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, começa a revolução federalista em todo o Estado. Passo Fundo, como não poderia ser de outra forma, pois existia discordância acirrada entre republicanos e maragatos, foi palco dessa sangrenta luta civil, que enlutou a família passo-fundense. Esse fato fez com que a construção da Igreja Matriz fosse paralisada.
Construída a Igreja, a Praça, também. O povo passa a chamar o logradouro público de PRAÇA DA IGREJA. Nada oficial.
O local é o centro da Vila, ou melhor da cidade, uma vez que desde 10 de abril de 1891 Passo Fundo já tinha esse título: A cidade de Passo Fundo.
Não demorou muito, a Prefeitura instala um transformador de energia elétrica na Praça, delineou os passeios e construiu um belo quiosque. Uma espécie de pavilhão, construído no centro da Praça, onde eram vendidos bebidas, jornais, revistas, cigarros e onde as pessoas se encontravam para conversar. Administrava Passo Fundo o Coronel Gervásio Lucas Annes. Corria o ano de 1893.
Na mensagem do Intendente Pedro Lopes de Oliveira, em 1916, dirigido à Câmara de Vereadores, consta: “Foram plantadas 43 árvores de diversas espécies na PRAÇA TAMDARÉ. Nesse tempo, então, aparece o nome da praça. Tal denominação é oficial”. Foi o Ato n° 203, datado de 10 de dezembro de1913 que o Intendente Pedro Lopes de Oliveira, fazendo a revisão dos atos anteriores no que se refere às ruas e praças da cidade, alterou algumas denominações, entre elas a PRAÇA DA MATRIZ que passa a denominar-se, PRAÇA TAMANDARÉ, para prestar homenagem a JOAQUIM MARQUES LISBOA, “Barão de Tamandaré”, almirante e comandante da poderosa esquadra brasileira na Guerra do Paraguai.
Não podemos esquecer, também, que foi nas proximidades da Praça Tamandaré que o fundador da cidade, Manoel José das Neves, fixou residência com sua família, segundo a tradição histórica de Passo Fundo.
Cancha de Futebol
- 1906 - Entre 1906 e 1910 este foi o local onde se começou a jogar futebol na cidade. (Scherer)[2]
Praça do Tamandaré
- 1865 - Ata de 1865 - A que lhe fica mais próxima - Praça do Tamandare - Fragmentos da Ata registrada no Copiador Oficial: Ofícios e Ordens pela Câmara Municipal da Vila de Passo Fundo (1857 - 1867), copiada do livro.
Praça Tamandaré
- 1913 - Ato de 1913 203 - Art. 1 – Passarão a denominar-se: Praça Tamandaré – entre as rua do Uruguay, Paissandú, dr. Marcelino e Teixeira Soares.
Títulos, prêmios e honrarias
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 2005 - As Ruas de Passo Fundo do Século XIX[3]
Referências
- ↑ 1916 - Cidade de Passo Fundo. Vista parcial. Pespectiva da Praça Tamandaré ao centro. Foto obtida da Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição. À direita, a "Casa dos Padres", canônica da matriz Nossa Sra. da Conceição, demolida em 1995. Aproximadamente neste ponto (encontro das Ruas Paissandu e Teixeira Soares), o Cabo Neves iniciou a cidade de Passo Fundo no final do ano de 1827 ou no início do ano de 1828. - Passo Fundo: memória e fotografia, 1999, Página 18
- ↑ «1906 - Cancha da Praça Tamandaré)». site do Futebol de Passo Fundo
- ↑ NASCIMENTO, Welci. (2005). As Ruas de Passo Fundo do Século XIX -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. E-book (2014) 136 páginas 101-105 pg.