Rufino Pereira dos Santos

From ProjetoPF
Revision as of 10:51, 16 December 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Nova pessoa)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Rufino Pereira dos Santos
Foto:
Nome completo Rufino Pereira dos Santos
Nascimento setembro de 1877
Local Passo Fundo
Morte 29 de março de 1958.
Local Passo Fundo
Ocupação pecuarista


Rufino Pereira dos Santos filho de João Pereira dos Santos e de Rosa Alves dos Santos, nasceu no município de Passo Fundo, em setembro de 1877, casou-se com Lina Xavier de Oliveira, e desse consórcios há numerosa prole, composta por: Eulina, Amantina, Olívio, João, Sebastião, Pedro, Natalício, Antonio, Euclydes e Elias, faleceu em Passo Fundo no dia 29 de março de 1958.

Biografia, Histórico

Nasceu o Capitão Rufino Pereira dos Santos, no município de Passo Fundo, em setembro de 1877, e é filho de João Pereira dos Santos e de Rosa Alves dos Santos.

Em 1900 casou-se com Lina Xavier de Oliveira, e desse consórcios há numerosa prole, composta por: Eulina, Amantina, Olívio, João, Sebastião, Pedro, Natalício, Antonio, Euclydes e Elias.

Muito jovem, ainda, Rufino Pereira dos Santos ingressou nas fileiras do partido fundado pelo inolvidável rio-grandense Julio Prates de Castilhos, conquistando, desde logo, pelas suas elevadas qualidades de civismo, o conceito e a simpatia de seus correligionários. Republicano convencido e patriota sincero, em 1893, quando do doloroso movimento revolucionário que ensanguentaria a gleba pampeana, ele foi um dos primeiros a tomar as armas em defesa de seus ideais políticos, marchando para o campo das competições armadas sob o comando do bravo Coronel Pedro Lopes de Oliveira.

Serviu ainda sob as ordens dos valorosos castilhistas José Gabriel da Silva Lima e Santos Filho. Havendo tomado parte de múltiplos combates, onde se revelou um soldado disciplinado e com apreciáveis predicados de bravura, só voltou aos seus afazeres particulares, depois de solidificada a paz. Mais tarde, por ocasião dos movimentos armados que assolaram o Estado, em 1923, tornou a prestar relevantes serviços à seu partido e à causa pública, incorporando-se ao 6º Corpo Auxiliar da Brigada Militar, com o posto de capitão, marchando em defesa da legalidade, com a mesma fé e espírito de sacrifício que tão bem caracterizou sua personalidade de republicano dedicado.

Terminada a campanha, voltou à suas ocupações privadas, que consistem na administração de sua fazenda, situada no 5º Distrito do Município. O Capitão Rufino Pereira dos Santos, é, como político de prestígio, acatado chefe do partido do 6º Distrito de Passo Fundo, ocupando ali os cargos de sub-intendente e sub-delegado de polícia.

Denomina a Rua Rufino Pereira dos Santos

  • 1980 - Lei de 1980 1920[1] - I - Rua RUFINO PEREIRA DOS SANTOS- Pecuarista - Passo Fundo 1870 - Passo Fundo 29.03.1958 - Inicia na Rua Camilo Ribeiro, fazendo interseções com a Rua Belém até encontrar a Rua Sebastião Pereira dos Santos e terras pertencentes a sucessores de Irmão Ricci, obedecendo o rumo Sudeste-Noroeste.
  • Localização[2]

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências