Rufino Pereira dos Santos, dados biográficos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Rufino Pereira dos Santos, dados biográficos

Em 15/04/2011, por Marco Antônio Damian


Capitão Rufino Pereira dos Santos[1]


Nasceu o Capitão Rufino Pereira dos Santos, no município de Passo Fundo, em setembro de 1877, e é filho de João Pereira dos Santos e de Rosa Alves dos Santos.

Em 1900 casou-se com Lina Xavier de Oliveira, e desse consórcios há numerosa prole, composta por: Eulina, Amantina, Olivio, João, Sebastião, Pedro, Natalicio, Antonio, Euclydes e Elias.

Muito jovem, ainda, Rufino Pereira dos Santos ingressou nas fileiras do partido fundado pelo inolvidável rio-grandense Julio Prates de Castilhos, conquistando, desde logo, pelas suas elevadas qualidades de civismo, o conceito e a simpatia de seus correligionários. Republicano convencido e patriota sincero, em 1893, quando do doloroso movimento revolucionário que ensanguentaria a gleba pampeana, ele foi um dos primeiros a tomar as armas em defesa de seus ideais políticos, marchando para o campo das competições armadas sob o comando do bravo Coronel Pedro Lopes de Oliveira.

Serviu ainda sob as ordens dos valorosos castilhistas José Gabriel da Silva Lima e Santos Filho. Havendo tomado parte de múltiplos combates, onde se revelou um soldado disciplinado e com apreciáveis predicados de bravura, só voltou aos seus afazeres particulares, depois de solidificada a paz. Mais tarde, por ocasião dos movimentos armados que assolaram o Estado, em 1923, tornou a prestar relevantes serviços à seu partido e à causa pública, incorporando-se ao 6º Corpo Auxiliar da Brigada Militar, com o posto de capitão, marchando em defesa da legalidade, com a mesma fé e espírito de sacrifício que tão bem caracterizou sua personalidade de republicano dedicado.

Terminada a campanha, voltou à suas ocupações privadas, que consistem na administração de sua fazenda, situada no 5º Distrito do Município. O Capitão Rufino Pereira dos Santos, é, como político de prestígio, acatado chefe do partido do 6º Distrito de Passo Fundo, ocupando ali os cargos de sub-intendente e sub-delegado de polícia.

Referências

  1. Texto extraído do livro Álbum Ilustrado do Partido Republicano Castilhista do Rio Grande do Sul, 1934. Editora Selbach (Porto Alegre).