Rua Uruguai

From ProjetoPF
Revision as of 15:42, 8 October 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir referencia)
Jump to navigation Jump to search
Rua Uruguai
Rua Uruguai, autor desconhecido
Nome completo Rua Uruguai
Data 6 de março de 1865
Local Passo Fundo, Rs

Rua Uruguai - .República Oriental do Uruguai (em castelhano: República Oriental del Uruguay, é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. Sua população é de cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. Estima-se que entre 88% e 94% da população possua ascendência principalmente europeia ou mestiça. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte, sendo a segunda menor fronteira do Brasil com outro país sul-americano. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname. Wikipédia[1]

Histórico

Ata de 06/03/1865 Denomina ruas e praças em Passo Fundo - Fragmentos da Ata registrada no Copiador Oficial: Ofícios e Ordens pela Câmara Municipal da Vila de Passo Fundo (1857 - 1867), copiada do livro - 2ª rua que lhe fica paralela ao Norte - RUA DO URUGUAY; Acto nº 203 de 10/12/1913 Denomina ruas e praças de Passo Fundo - Rua traçadas do oriente para o occidente - A começar ao norte –Rua do Uruguay;


De acordo com as pesquisas do professor Welci Nascimento, em 1865 a intendência municipal traçou as primeiras ruas da cidade, e a rua paralela à Paissandu foi nomeada Uruguai. Tinha seu inicio nos altos da Rua Ocidental (hoje, Coronel Miranda) e findava seu percurso na Rua Oriental (atual Av. General Neto). A Uruguai guarda registros concretos dos primórdios da história da Capital do Planalto Médio; no trecho entre as ruas Teixeira Soares e Marcelino Ramos, por exemplo, está situada a Praça Tamandaré, uma das mais belas da cidade, ricamente arborizada, tendo ao centro um busto do Coronel Gervásio Lucas Annes, ilustre personalidade da história de Passo Fundo. A Praça da Matriz – como era chamada inicialmente – foi a primeira praça construída no município no final do século XIX, de fronte à Igreja Matriz, o símbolo pioneiro da religiosidade da cidade, erguida em evocação à Nossa Senhora da Conceição, sob as ordens de Joaquim Fagundes do Reis, em meados de 1892.

Com o passar dos anos, a Uruguai foi ligando-se às outras ruas e avenidas da cidade, e hoje seu trajeto vai da Av. Rui Barbosa (Loteamento Jardim Botânico) até a Rua Orácio Bastos (Bairro Independente). De leste a oeste, a Rua Uruguai representa grande importância no progresso de Passo Fundo. Em seu perímetro estão instalados importantes instituições de saúde como HSVP, Hospital da Cidade, IOT e Unicred. O majestoso prédio do Colégio Conceição, inaugurado em 1947, tem fundos com a Uruguai entre as ruas Capitão Eleotério e Fagundes dos Reis, assim como a Escola EENAV na esquina com a Capitão Araújo, ambas assinalam a presença da qualidade da educação do município.

O desenvolvimento socioeconômico de Passo Fundo, especialmente na área da saúde, contrasta com a identidade de um povo, a qual permanece gravada nas ladeiras da Rua Uruguai, entre prédios, praças e monumentos, ornamentando a cultura e conduzindo o progresso, do nascente ao poente deste logradouro.

Títulos, prêmios e honrarias

  • 1865 - Rua do Uruguay[2]

Conteúdos relacionados

  • 2005 - As Ruas de Passo Fundo do Século XIX[3]

Referências

  1. «Uruguai». Wikipédia, a enciclopédia livre.
  2. «Ata de 1865 de Passo Fundo RS». leismunicipais.
  3. NASCIMENTO, Welci. As Ruas de Passo Fundo do Século XIX, Passo Fundo, Projeto Passo Fundo, 2014. 140p. 57-61 E-book