João De Cesaro
João De Cesaro | |
---|---|
Nome completo | João De Cesaro |
Nascimento | 3 de outubro de 1883 |
Local | Belugno, Itália |
Morte | 25 de março de 1945 |
Local | Passo Fundo/RS |
Ocupação | arquiteto
|
João De Cesaro filho de Giácomo De Cesaro e Dominga Damian De Cesaro, nasceu no dia 03 de outubro de 1883, na localidade de Belluno, Província de Treviso, na Itália, faleceu em Passo Fundo, em 25 de março de 1945, seus filhos Maggi de Cesaro, Verdi De Cesaro, Hirma De Cesaro Paim Terra, Dalila De Cesaro Musa e Maria De Cesaro
Biografia, Histórico
João De Césaro nasceu no dia 03 de outubro de 1883, na localidade de Belluno, Província de Treviso, na Itália, filho de Giácomo De Cesaro e Dominga Damian De Cesaro.
Veio para o Brasil com seus pais em 1890. Sua família radicou-se em Azambuja, distrito do município de Tubarão em Santa Catarina.
Iniciou seu trabalho com 14 anos. Influenciado pela atividade do pai, dedicou-se aos ofícios de
pedreiro e carpinteiro. Casou-se com Adelia Cecconi e logo transferiu-se para Buenos Aires, onde permaneceu 3 anos.
Voltando ao Brasil, fixou residência em Passo Fundo, onde iniciou as atividades como Construtor sem fazer qualquer curso; esforçou-se em aprender desenho como autodidata, o que lhe possibilitou fazer os projetos das obras que executava. Desta maneira, projetou e construiu muitos prédios no Município e fora dele, entre os quais, a sede do Clube Comercial, do Clube Caixeiral, Colégio Notre Dame, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade de Passo Fundo, o Banco da Província, hoje Banco Itaú, Palácio da Intendência de Erechim; Igreja de São Luiz, em Casca; a segunda Casa do Diário da Manhã, esquina da Independência com a Cel. Chicuta; o Quartel do Exército (hoje 16° Esq. CMec); Escola Protásio Alves; Ferroviária de Carazinho; além de inúmeros prédios residenciais.
Foi Construtor, desenhista, projetista, instrutor de pedreiro, carpinteiro, encanador, frentista, mestre de obras. Homem humanitário, compreensivo, simples e muito bondoso.
Além de seu trabalho, integrou-se na vida política do Município. Foi Conselheiro Municipal, quando era Intendente o Dr. Nicolau de Araújo Vergueiro em 1922.
O seu maior empenho foi na formação de profissionais nas atividades de pedreiro, carpinteiro, encanador, frentista, mestre de obras, etc. Com esta preocupação, recrutava entre seus servidores (serventes) os melhores para instruí-los nessas atividades.
Durante muitos anos, foi proprietário do Cine Coliseu, mais tarde, denominado Cine Real. Foi um dos fundadores do Rotary Club de Passo Fundo e presidente, em 1930, da “Societá Italiana Di Mutuo Socorro” fundada em maio de 1901. Em 14 de junho do mesmo ano, acrescentou à sua denominação o título “Iolanda Margheritta Di Savoia”, com sede à rua Morom, 1569 (junto à Praça Marechal Floriano). Em abril de 1938, a entidade passou a denominar-se Clube Caixeiral (rua Bento Gonçalves) Praça Marechal Floriano. As atas da sociedade eram feitas, até 1937, em italiano. Com o Estado Novo e o decreto de 18 de abril de 1938, todas as entidades com nomes estrangeiros foram nacionalizadas. Esta Sociedade tinha como finalidade principal prestar ajuda ao imigrante italiano.
João De Césaro foi sócio com João Salton, imigrante italiano, vindo de Bento Gonçalves e fixando-se em Passo Fundo, em 1925, com a empresa “Madeireira Salton”.
João De Césaro e seus irmãos Luiz De Césaro, casado com Maria De Césaro (viúva, mais tarde, casou-se com João Menegaz), Lourenço De Césaro e seu primo João Damian, casado com Afonsina Damian, trabalharam com afinco, construindo obras para o desenvolvimento do município. Sentindo dificuldades em encontrar profissionais da construção, mandou vir da Itália, e aqui chegaram para auxiliar e instruir operários, facilitando e apressando as construções, pois as solicitações eram inúmeras.
João De Césaro faleceu em Passo Fundo, em 25 de março de 1945. Seus filhos Maggi de Césaro, Verdi De Césaro, Hirma De Césaro Paim Terra, Dalila De Césaro Musa e Maria De Césaro deram continuidade a sua empresa fundada em 1911. Destacaram-se, na profissão, Maggi De Césaro e Verdi De Césaro, que, mais tarde, se tornou advogado com inteligência privilegiada. Maggi casou-se com Haydée Maia, e, desta união, tiveram os filhos Ivar Maia De Césaro (arquiteto) e Sérgio Maia De Césaro (administrador de empresa) que ampliaram e conduziram esta obra iniciada pelo desbravador João De Césaro.
Taça João De Cesaro
- 1925 - Taça João De Cesaro[1] A Taça João De Cesaro foi um torneio amistoso disputado em jogo único entre o 14 de Julho e o Gaúcho na Cancha do 14 de Julho no dia 16 de agosto de 1925. A renda da partida foi destinada para ajudar na construção da nova sede do então Clube União Commercial. A taça levou o nome do construtor e comerciante João De Cesaro, responsável pela obra.
Denomina Rua João De Cesaro
- 1955 - Lei Ordinária 660 1955[2] - Art. 1º- Fica adotada a nomenclatura de Ruas e Praças da cidade, organizada pela Comissão Especial de Nomenclatura de Ruas, da Câmara Municipal de Vereadores, que vai anexar a esta Lei, em relação alfabética, aprovada pelo Poder Legislativo. -Rua João De Cesaro LO V-Rodrigues;l
EEEP João De Cesaro
- 1974 - EEEP João De Cesaro[3] - João De Césaro é patrono do Centro Integrado Municipal (CIM), localizado na rua Erechim, bairro Vera Cruz.
- 1976 - Cronologia do ensino em Passo Fundo[4]
- 2021 - Localização[5]
Títulos, prêmios e honrarias
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 1995 - Vultos da História de Passo Fundo, biografias[6]
- 2002 - Comércio Século XX Passo Fundo, Biografias[7]
- 2010 - Vultos da História de Passo Fundo 2ª Edição, biografias[8]
Referências
- ↑ «Taça João De Cesaro». site Futebol de Passo Fundo.
- ↑ «Lei Ordinária 660 1955 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
- ↑ «Lei Ordinária 1974 1614 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
- ↑ GEHM, Delma R. (1979) Cronologia do ensino em Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 70 páginas. E-book p.63
- ↑ «EEEP João De Cesaro». Google maps.
- ↑ NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (1995). Vultos da história de Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2014. 126 páginas. E-book, p.80-82
- ↑ HEXSEL, Conrado A, GÂRATE, Hector E.(2002). Comércio Século XX Passo Fundo. -Passo Fundo: Berthier. 379 páginas Digitalizado. p.198-200
- ↑ NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (2010). Vultos da história de Passo Fundo 2ª Edição -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 164 páginas. E-book. p.101-103