Ney Eduardo Possapp d Ávila

From ProjetoPF
Revision as of 11:11, 18 February 2022 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir referencia)
Jump to navigation Jump to search
Ney Eduardo Possapp d Ávila
Ney Eduardo Possapp d Avila.jpg
Nome completo Ney Eduardo Possapp d Ávila
Nascimento 25 de fevereiro de 1941
Local Passo Fundo / RS
Ocupação professor

Ney Eduardo Possapp d Ávila filho de Narciso Vieira d'Ávila e Olinda De Bona Possapp, nasceu em Passo Fundo no dia 25 de fevereiro de 1941, possui uma filha, Jana Eleonora e um neto, Murilo Tayti,

Biografia, Histórico

Ney Eduardo Possapp d’Avila nasceu em Passo Fundo, na terça-feira de Carnaval de 1941. Filho de Narciso Vieira d'Avila (natural de André da Rocha) e Olinda De Bona Possapp (natural de Caxias do Sul). E o mais velho de seis irmãos e duas irmãs. Descende de birivas pelo lado paterno e de libaneses e italianos pelo materno.

Desde os tempos de Ginásio, militou na política estudantil, na imprensa estudantil e na Juventude Estudantil Católica - JEC. Em 1960 interrompeu os estudos para prestar o Serviço Militar. Em março de 1961 deu baixa, no certificado de reservista de Ia categoria consta cabo Fuzileiro Sapador apto à promoção a 3º Sargento.

Recém egresso do quartel retomou a militância na política estudantil. Em julho foi eleito vice-presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas - UGES. Transferiu-se para Porto Alegre, assumiu a presidência da Comissão Pró-Casa do Estudante Secundarista do Rio Grande do Sul, tendo dado início efetivo à obra.

Antes de completar um mês nas novas funções, ocorre a renúncia e a Legalidade. Ele, como tantos outros líderes estudantis, está no “olho do furacão”, vive intensamente aqueles dias. Participa do grupo que permanece em vigília no Edifício Marechal Mallet, sede da UGES. Nas noites daquele fim de inverno as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da UGES servem de cobertor.

Findo o mandato na UGES, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade no Colégio Marista Rosário e ingressa no Curso de Economia da URGS, passando a militar no Diretório Acadêmico, na Juventude Universitária Católica - JUC e na Ação Popular - AP. É vendedor de máquinas Olivetti.

O golpe militar do Io de abril de 1964 o encontra em plena militância. A tentativa de reeditar a Legalidade é desautorizada. Logo se convence que o caminho mais seguro é abandonar a Economia na UFRGS. Em 1965 foi estudar na URSS, em Moscou. Cursou Planificação da Economia Nacional na Universidade da Amizade dos Povos “Patrice Lumumba”.

Conheceu países da Europa, Ásia e África. Aprendeu diversos idiomas. Trabalhou em restaurantes na Suécia. Na França trabalhou na construção civil, em restaurantes e na agricultura. A Revolução dos Cravos o levou para Portugal, foi tradutor e intérprete de Russo, professor de Russo e de Português do Brasil.

Logo após a Anistia veio ao Brasil, mas apenas retomou definitivamente em 1981. Licenciou-se em História pela Universidade de Passo Fundo, em 1988. Recebeu o título de Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1993.

Em 1996 publicou seu primeiro livro, Passo Fundo - Terra de Passagem. Foi professor, Coordenador de Unidade e Diretor Regional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Atualmente dedica-se à pesquisa da história de Passo Fundo e região.

Possui uma filha, nascida em Moscou, Jana Eleonora e um neto, Murilo Tayti, ambos moram em São Paulo/SP.

Escreveu os livros: 2001 - Caixeiral Campestre Tênis Clube (1901-2001): cem anos de história; 2006 - Memória Carazinhense: Catálogo de entrevistas de História Oral; 2011 - Um Olhar Sobre a Legalidade; 2012 - Degola e Degoladores;

Títulos, prêmios e honrarias

Livros e publicações de sua autoria

Livros e publicações com sua participação

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas 54
  2. D'ÁVILA, Ney EP. (1993). O Historiador Passo-Fundense Antonino Xavier, -Passo Fundo, Dissertação. 119 páginas
  3. D'ÁVILA, Ney E P. (2014). Recortes da história de Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 118 páginas. E-book
  4. D'ÁVILA, Ney E P. (2015). Recortes da história de Carazinho -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 126 páginas. E-book
  5. D'ÁVILA, Ney E P. (2015). Cabo Neves: fundador da cidade de Passo Fundo -Passo Fundo, Projeto Passo Fundo. 54 páginas E-book.
  6. Lançado na 28ª Feira do Livro de Passo Fundo ocorrida de 31 de outubro a 9 de novembro de 2014.
  7. 7.0 7.1 Lançado no Dia Municipal do Escritor Passofundense na Academia Passo-Fundense de Letras ocorrida em 7 de abril de 2015
  8. Lançado no Gabinete de Prefeito no Paço Municipal de Carazinho ocorrida em 24 de fevereiro de 2015