Independente Grêmio Atlético de Amadores
Foto: | |
Nome | |
Data | |
Local |
Independente Grêmio Atlético de Amadores Fundado no dia 21de outubro de 1941, quando se reuniram pessoas da alta camada da sociedade passofundense, no então requintado Hotel Avenida.
Histórico
Fundado a 1 de outubro de 1941, com o nome de Grêmio Atlético Independente, em reunião realizada nos salões de festas do Hotel Avenida, teve a primeira diretoria assim formada: Presidente, Deoclécio Rostro; 1.o Vice, Elpidio Barbosa; 2.o Vice, Vitalino Trindade; 1.o Secretário, Leonorino de Souza; 2.o Secretário, Breno Reis; 1.o Tesoureiro, Eduardo Barreiro; 2.o Tesoureiro, Jaime Laus; Instrutor Técnico, Sub.Tte. M. Ferreira; Auxiliar, Ulisses Laus; Cap. Geral e Guarda Esporte, Alceu Laus.
Conselho Fiscal - Dr. Miguel Kozma, dr. Oscar Klein, dr. Sabino Arias e Paulo Coelho.
Conselho Consultivo - Dr. José Carré, Adolfo Floriani, Waldir Ceconi, Dorval Rodrigues, Múcio de Castro, João Schapke Junior e Joaquim Musa.
No mesmo ano, foi deliberado o acréscimo da palavra "Amadores” ao nome do Clube, passando assim a denominar-se:
Independente Grêmio Atlético de Amadores.
Nessa ocasião foi designada uma comissão composta dos srs. dr. Herculano A. Annes (presidente honorário e grande entusiasta do Clube), Jaime Laus Eduardo Barreiro, e Alceu Laus para estudarem o melhor local para a sede do clube. Com grande júbilo, logo a seguir, foi dado a conhecer aos sócios do Clube, pela sua diretoria, uma carta de compromisso de doação de uma área de terra de 14.400 m2, sita à Av. Brasil Oeste, de propriedade do ilustre cidadão sr. Aparício Langaro, amigo das grandes causas, pedindo ao Clube, como retribuição à sua doação, o compromisso de demarcar a área doada para ser fornecida, posteriormente, a escritura pública. Na demarcação realizada de imediato, o Clube agradeceu ao sr. João Falkembach, o qual procedeu a demarcação da área doada por um preço todo especial.
Ao sr. Aparício Langaro, Clube hipotecou imorredoura gratidão, pela área doada.
Várias firmas madeireiras locais e do interior do município, bem como expressiva ajuda do prefeito Armando A. Annes, tornaram realidade a existência do Independente.
Em 1949, março, dia 4, foi criado um Departamento com a finalidade específica de incentivar ao adolescente à pratica do esporte bem orientado e de são moral. O presidente, na época, sr. Hugo Lisboa, o secretário dessa reunião Delmar Sittoni e o esforçado, entusiasta e saudoso Alceu Laus, não pouparam esforços para que a intensão do Departamento se tornasse concretizada.
O Independente também esteve presente em campanhas filantrópicas, entre elas e da construção do Proventório dos filhos dos tuberculosos, campanha essa lançada na gestão do prefeito Armando Annes com efetiva colaboração de sua exma. esposa.
Em data de 28 de junho de 1950, foram criadas cadeiras cativas para serem vendidas no futuro pavilhão do estádio, ao preço de 1.000,00 (um mil cruzeiros), em prestações mensais de 100,00 (cem cruzeiros), tendo havido uma colocação imediata de 82 cadeiras.
Em 22 de janeiro de 1951, o clube homenageou o sr. prefeito Armando Annes pela estimável colaboração prestada na construção do Estádio, sendo orador oficial, na ocasião, o sr. Delmar Sittoni. Na mesma ocasião foi eleita nova diretoria, que ficou assim constituía: Presidente, Hugo Lisboa; 1.o Vice, Murilo C. Annes; 2.o Vice, Vitorio Verardi.
A inauguração do Estádio teve sua data marcada para 22 de março de 1951 e, anunciado, que para essa festividade viria a Passo Fundo, a convite, o Grêmio Foot-Ball Portoalegrense.
Síntese de campeonatos conquistados pelo Independente: 1952 - 1953 - 1954- 1955- 1956- 1958.
Campeonatos da cidade: 1957 (Campeonato do Centenário de Passo Fundo), 1958, 1959, 1961 e 1963.
Em 1962 foi campeão do Estado.
Em1956, transferindo-se para Porto Alegre, o abnegado consócio Delmar Sittoni e deixando para o esporte de Passo Fundo uma bagagem estimável de trabalhos realizados, como esportista atuante e independino; sr. vice-presidente do Independente Grêmio Atlético de Amadores, Alceu Laus, fez registro em ata de um voto de louvor ao esportista retirante.
O Independente teve em suas fileiras de 1a. linha, desde sua fundação, um vulto impar até a década de 1970 - ALCEU LAUS, alma e vida do Clube.
Denomina a Praça Independente GAA
Estádio Tingaúna - Prédio Histórico
- 1951 - Estádio do IGAA Independente Grêmio Atlético de Amadores - A partida inaugural, no dia 1º de abril de 1951, teve a presença do Grêmio Porto-Alegrense, pela primeira vez em solo de Fagundes dos Reis.
- 2010 -Estádio Tingaúna, Dados Históricos Em 24/11/2010, por Marco Antonio Damian
Títulos, prêmios e honrarias
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 1982 - Independente Grêmio Atlético de Amadores[3]
- 1997 - Independente Grêmio Atlético de Amadores[4]
Veja também
Referências
- ↑ «Lei Ordinária 660 1955 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
- ↑ «Praça Independente». Google maps.
- ↑ GEHM, Delma. (1982). Passo Fundo através do tempo - volume 2: fatos, usos, costumes e valores -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. E-book (2016) Vol.2.; 350 páginas. 163-166pg.
- ↑ DAMIAN, Marco A. (1997). Futebol de Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo (2011). 134p. ; Ebook. 45-48 pg.