Sociedade São Vicente de Paulo

From ProjetoPF
Revision as of 09:07, 5 December 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir referencia)
Jump to navigation Jump to search
Vicentinos
Nome completo Sociedade São Vicente de Paulo
Data início 1916
Local igreja Nossa Senhora da Conceição

Sociedade São Vicente de Paulo fundada no ano de 1833, na França, pelo jovem Frederico Ozanan, em 1916 foi fundada a primeira Conferência Vicentina em Passo Fundo. Wikipédia[1]

Biografia, Histórico

O século vinte estava dando seus primeiros passos, quando a Sociedade São Vicente de Paulo chegou em Passo Fundo. Corria o ano de 1916. A cidade era pequena, provinciana. Com a sociedade chegava uma epidemia muito forte: a chamada gripe espanhola, que provocou muitas mortes. Pode-se dizer que foi uma catástrofe. Conta-se que chegavam a transportar cadáveres em carroças.

A Sociedade Vicentina foi fundada no ano de 1833, na França, pelo jovem Frederico Ozanan, e exprimiu-se, no início, pela visita aos pobres. Nasceu com uma vocação: o serviço direto aos pobres. Todos podem ser agentes na sociedade vicentina, tanto o mais pobre, quanto o mais rico. Seus fundadores encontraram no Evangelho a aspiração: "O reino de Deus está aí: os pobres, os pequeninos aí estão e aí tem sido chamados os primeiros ...". A história da cristandade ilustra a preocupação com a dignidade e com o serviço aos pobres. O exemplo incansável de São Vicente de Paulo foi escolhido como patrono da Sociedade. A Sociedade Vicentina tem uma forte vocação humana e divina. Sua base são as suas conferências, formadas por pequenos grupos de homens, mulheres e jovens que se reúnem, com regularidade e freqüência, para a prática da caridade.

Corria o ano de 1916 e o mês de fevereiro, quando um grupo de homens, liderados pelo Pe. João Rafael Iop, pároco da histórica igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada em frente à Praça Tamandaré, com a presença ilustre do bispo da diocese de Santa Maria, Dom Miguel de Lima Valverde, fundou a primeira Conferência Vicentina em Passo Fundo, há 88 anos portanto. Os livros históricos da igreja registram que os vicentinos praticam a caridade, distribuindo cobertores aos pobres, especialmente no inverno rigoroso.

Passados dois anos, os vicentinos fundaram um hospital na cidade de Passo Fundo, para atender a população pobre, o qual hoje é o maior hospital da região norte do Rio Grande e um dos mais organizados do Brasil.

Em relatório, o então Prefeito Municipal Armando Araújo Annes registrou, em 1926, que a Prefeitura auxiliava as aulas mantidas pela Conferência Vicentina São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. Com o Hospital São Vicente de Paulo, os vicentinos fizeram surgir o Serviço de Assistência Pública aos indigentes e um ambulatório, em parceria com o poder público municipal. Os vicentinos ajudaram a instalar a Diocese de Passo Fundo, em 1951. Foram os membros da Sociedade Vicentina que deram a idéia e lideraram a construção de uma igreja grande e bela no terreno baldio da Rua General Neto, onde hoje se localiza a Catedral N. S. Aparecida.

Atualmente, em tempos modernos, mas em que ainda continuam morrendo de fome e de doenças milhares de pessoas, a Sociedade Vicentina, por meio de suas conferências, luta contra esses males. Prioriza as visitas domiciliares, a promoção humana evitando o assistencialismo, leva a palavra de Deus. Suas obras, em Passo Fundo, são: o Hospital São Vicente de Paulo, o Abrigo de Idosos Nossa Senhora da Luz, onde são atendidos 40 idosos pobres, a Creche Santa Isabel, localizada no Bairro Lucas Araújo, a Casa de Apoio, localizada na rua Uruguai, para alojar os familiares de pacientes internados nos hospitais, o Salão Comunitário e 16 conferências espalhadas pelos bairros da cidade. A caridade é o pilar da ação vicentina, em Passo Fundo e no mundo.

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. «Sociedade São Vicente de Paulo». Wikipédia, a enciclopédia livre.