Difference between revisions of "Coletânea de Contos 2017"

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
(Inserir referencia)
 
Line 65: Line 65:
Júlio Perez - Organizador
Júlio Perez - Organizador


'''Demais Participantes''': [[Adelmir Francisco Sciessere]], [[Carlos Job]], [[Eduardo Albuquerque]], [[Eduardo Mesquita Pasquali]], [[Fernanda Noal]], [[Glauco Macedo de Azevedo]], [[Gustavo Pimentel]], [[Israel Portela de Farias]] , [[Kassiê de Carvalho]], [[Letícia Copatti Dogenski]], [[Lucas Mendes Hessel]], [[Marcos Antônio Bulgos de Andrade]],  [[Pedro de Quadros Du Bois]]
'''Demais Participantes''': Adelmir Francisco Sciessere, Carlos Job, Eduardo Albuquerque, Eduardo Mesquita Pasquali, Fernanda Noal, Glauco Macedo de Azevedo, Gustavo Pimentel, Israel Portela de Farias , Kassiê de Carvalho, Letícia Copatti Dogenski, Lucas Mendes Hessel, Marcos Antônio Bulgos de Andrade,  [[Pedro de Quadros Du Bois]]


O Organizador  
O Organizador  

Latest revision as of 15:20, 17 February 2022

Coletânea de Contos 2017
Descrição da obra
Organizador Júlio Cesar Perez
Título Coletânea de Contos 2017
Assunto Contos
Formato E-book (formato PDF)
Editora Projeto Passo Fundo
Publicação 2017
Páginas 108
ISBN 978-85-8326-301-2
Formato Papel 15 x 21 cm
Editora Projeto Passo Fundo
Publicação 2017

Coletânea de Contos 2017 As Coletâneas do Projeto Passo Fundo compilam as publicações realizadas no portal www.projetopassofundo.com.br, dos autores passo-fundenses, nos gêneros do conto, da crônica e da poesia. Tais Coletâneas são o mais bem sucedido produto desta louvável iniciativa, a qual, resumidamente, visa compilar as manifestações culturais que dizem respeito à cidade, com destaque para o resgate de obra literárias de autores que já não estão entre nós e para o incentivo de novos autores. Propósito este último que as Coletâneas cumprem com maestria, pois o autor iniciante que reluta em mostrar o seu trabalho, tem na página da web, do Projeto Passo Fundo, a possibilidade de mostrá-lo ao mundo. Tal autor poderá, depois, ser selecionado para compor umas da Coletâneas impressas, as quais são editadas de dois em dois anos, tendo por companhia outros autores que não o deixarão só nessa primeira exibição pública em livro.

Tal processo tem o condão de servir como uma incubadora de novos talentos, até que estes, devidamente amadurecidos, lancem as suas primeiras obras solo, das quais o Projeto também tem sido parceiro, com mais de uma centena de publicações desde a sua criação.

É com orgulho, pois, que o Projeto Passo Fundo, nesse ano de 2017, apresenta mais uma edição das suas Coletâneas, compilando no presente volume os contos ora selecionados.

Apresentação

Apresentação, pelo Organizador

A presente Coletânea, assim como imagino todas as demais já realizadas pelo Projeto Passo Fundo, tem apenas um único propósito: reunir o que de melhor encontra-se publicado no portal da web, do Projeto, dentro do gênero que ora compila. É óbvio, no entanto, que toda seleção é fruto, essencialmente, do gosto do Organizador, mas não podemos deixar de desconsiderar também, que tal seleção procurou pautar-se por critérios técnicos que orientam a elaboração do conto. É inevitável, contudo, que injustiças aconteçam, afinal no universo de 26.921 textos de autores de Passo Fundo, dos quais 381 classificados como contos, publicados no portal, o Organizador, até mesmo por limitação de tempo e energia, certamente terá deixado de fora alguma história ou autor que indubitavelmente deveria estar aqui.

Tomando-se por marco as Coletâneas de Contos anteriores, de 2013 e 2015 – quanto ao seu conteúdo, não como marco temporal – elegeu-se como critério de seleção, inicialmente, o autor cujo número de publicações no gênero fosse relevante, primeiro indício de afinidade com o conto. Considerando-se o número máximo de dois contos por autor e compatibilizando esse critério com a extensão da história, buscou-se através de exaustivas, porém não menos gratificantes horas de leitura, correções e sugestões de alterações, aquelas que apresentassem um maior apuro técnico, tanto no domínio da escrita, como do gênero, com ênfase no subtexto e no desfecho, elementos esses essenciais para um bom conto – com exceção para o conto de atmosfera, cujo gênero, contudo, é de raro domínio.

Claro que o gosto do Organizador sempre haverá de interferir – como no experimento, o experimentador, já que nem na ciência existe neutralidade absoluta -, mas tanto quanto possível procurou minimizarse tal interferência, a fim de que efetivamente o melhor, técnica e esteticamente falando, sobressaísse. O resultado é o presente volume, cuja avaliação submetemos, agora, ao leitor, juiz último de toda obra que se pretenda literária.

Júlio Perez - Organizador

Demais Participantes: Adelmir Francisco Sciessere, Carlos Job, Eduardo Albuquerque, Eduardo Mesquita Pasquali, Fernanda Noal, Glauco Macedo de Azevedo, Gustavo Pimentel, Israel Portela de Farias , Kassiê de Carvalho, Letícia Copatti Dogenski, Lucas Mendes Hessel, Marcos Antônio Bulgos de Andrade, Pedro de Quadros Du Bois

O Organizador

Índice

  • Sumário 5
  • Apresentação 7
  • Os moradores do mato 9
  • As pragas de Ana Inácio 12
  • A viagem de Olívia 17
  • O reverso da malandragem 22
  • A Índia 28
  • A melhor casa do meu mundo 31
  • Julian 22LR 34
  • O cavalo 47
  • Artes plásticas 54
  • Aeroporto d’almas 60
  • Sob a dúvida e a escuridão 62
  • A coisinha 66
  • A revolta dos números 73
  • Faces d’ uma tragédia 76
  • Sorrisos no banco 82
  • Seis viagens 86
  • Sobre os Contistas 101

Conteúdos relacionados

Convite Lançamento Coletâneas 2017.jpg
Convite Coletânea de Poemas, Contos e Crônicas 2017.jpg
  • O livro foi lançado em pré-vendas no site do Projeto Passo Fundo a partir de 4 de agosto de 2017.
  • O livro foi lançado na 31ª Feira do Livro de Passo Fundo ocorrida de 11 de novembro de 2017.

Referências