Victor Menna Barreto De Carli, o acrobata Passo-fundense

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Victor Menna Barreto De Carli, o acrobata Passo-fundense

Em 04/07/2010, por Graziela Marques da Rocha

Victor Menna Barreto De Carli

Victor Menna Barreto De Carli

Passo-fundense, nascido no bairro Vera Cruz, em 14 de julho de 1936, filho de Orestes De Carli e Dorina Menna Barreto De Carli.

Victor De Carli, o acrobata Passo-fundense

Casado com Sônia De Carli. Deste casamento nasceram os filhos Giovane, Rômulo.

Regina e Victor são filhos do primeiro casamento de Victor De Carli com Emilia Petry

De Carli estudou na Escola Osvaldo Cruz, hoje Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro, onde em 15 de dezembro de 1948 concluiu o curso primário. Posteriormente, continuou os estudos em outras bandas. Aos 14 anos já era exímio ciclista, quando passou a ganhar seguidamente os campeonatos da cidade.

Nascia então, o atleta muito forte e resistente, características importantes que usaria a partir do serviço militar obrigatório, no núcleo terrestre da Força Aérea Brasileira no Rio de Janeiro. Em 1956, iniciou as acrobacias aéreas no Aeroclube de Nova Iguaçú-RJ, e por 15 anos desenvolveu técnicas bastante apuradas em suas apresentações pelo Brasil, como também por Argentina e Paraguai. Ao todo, foram 238 espetaculares apresentações, com média aproximada de 16 por ano.

Victor De Carli, o acrobata Passo-fundense

Participou das solenidades do centenário de Passo Fundo-RS, saltando de pára-quedas, outra atividade esportiva ligada aos céus. Na maioria das apresentações era utilizado o avião modelo Piper P. A18. De Carli, lá pelos 90 metros de altura, saía de seu interior, atingindo o trem de pouso, onde iniciava o show e continuava sobre a asa. Sempre partia sem o pára-quedas, sustentando-se apenas pelos braços e pelas pernas.

Victor De Carli, o acrobata Passo-fundense

Campeão ciclístico, boxeador e pára-quedista, Victor de Carli já recebeu diversas condecorações, como da Força Aérea Brasileira (FAB) a Comenda “Medalha Carlos Dummont de Andrade”. Foi homenageado, também, pela cidade de Caxias do Sul, com a Medalha do Imigrante em 1985. E em Passo Fundo no dia 1˚ de agosto de 2007 recebeu a Medalha “Grão Mérito Fagundes dos Reis” na Câmara Municipal de Vereadores.

Agradeço ao meu pai Nelson Marques da Rocha a cedência deste belo artigo publicado na revista Somando de Passo Fundo-RS.

Graziela Marques da Rocha

https://ruiamaraljr.blogspot.com/2010/07/victor-menna-barreto-de-carli.html