Vercidino Camargo, dados biográficos
Vercidino Camargo, dados biográficos
Em 18/04/2011, por Marco Antônio Damian
Tenente-Coronel Vercidino Camargo[1]
No período agitado e de lutas sangrentas que assolaram nosso Estado, de 1923 a 1926, o Tenente-Coronel Vercidino Camargo também subiu ao campo para, com bravura de farrapo defender seus ideais políticos.
Serviu sob o comando do General Paim Filho, em 1923, e, em 1924, sob o comando do General Octaviano Travassos Alves, nas forças que faziam parte da coluna Coronel Claudino Nunes Pereira, com o posto de capitão comandante da companhia.
Chegada a paz voltou ao seu torrão, a cuidar dos seus interesses, conservando as insígnias tão briosamente conquistadas. Industrialista adiantado, com engenho para beneficiamento de madeiras, movido à vapor, dedica-se em especial ao desdobramento e beneficiamento dessa produto.
Possuidor de diversas colônias, emprega também a sua atividade na agricultura em geral. Destaca-se, entretanto, ao cultivo de cana de açúcar, para o fabrico de aguardente, por processos aperfeiçoados.
Exerceu os cargos de sub-intendente e sub-delegado de polícia, no terceiro distrito de Palmeira das Missões, cuja sede é em Doutor Frederico Westphalen.
Vercidino Camargo, hoje tenente-coronel, nasceu em 29 de maio de 1895, em Vacaria, sendo filho de Horácio de Camargo e de Engracia Camargo. É viúvo , tendo seis filhos: Irma. Wilma, Tilma, Clówis, Fúlvio e Antonino. Ao escrevermos sua biografia Vercidino Camargo ocupava o cargo de sub-intendente e sub-delegado de polícia, em Passo Fundo.
Referências
- ↑ Texto extraído do livro Álbum Ilustrado do Partido Republicano Castilhista do Rio Grande do Sul, 1934. Editora Selbach (Porto Alegre).