Um pouco da história de um grande homem

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Um pouco da história de um grande homem

Em 2010, por Pedro Ari Veríssimo da Fonseca


Fernando Goelzer


Fernando Goelzer nasceu em Santa cruz, vila Germânia (Candelária) no dia 7 de outubro de 1850. Filho de Jacob Goelzer e Maria Elisa Wairlig, naturais da Alemanha.

Em 1876, c/ 17 anos, Fernando transferiu-se p/ Rio Pardo, onde aprendeu o ofício de sapateiro c/ o alemão Kondemann.

Em 1878, Fernando veio p/ P. F. com uma tropa de cargueiros de propriedade do Sr. João Vergueiro, pai de Nicolau Araujo Vergueiro.

João Vergueiro, a pedido do então 1º prefeito de P. F. Sr. Frederico Jacob Kurtz aceitou a incumbência de trazer para cá um sapateiro, Fernando aceitou o convite.

O Sr. Frederico Kurtz também era sapateiro!

Após 2 anos aqui, no dia 2 de março de 1880, Fernando casa-se c/ Eufrázia, filha do Capitão Jorge Schell e Maria das dores Schell, esta natural de Minas Gerais. Em dois de maio do mesmo ano mudou-se para o Butiá, em terras do Major João Schell. Em 1889, Fernando permuta esta terra por uma casa que Dona Eufrázia tinha em P.F., casa esta dada a Dona Eufrázia por sua madrinha Luciana Altina de Jesus.

Antes de fazer esta troca Fernando comprou as terras de Dona Maria Rodrigues do Rozário, viúva do Sr. Manuel Luiz da Rocha.

A área da estância do Butiá era de mais de 800 milhões de m2. Ao todo eram mais de dez fazendas.

(OBS. DO COPIADOR: É uma cópia de outra mão, de grafia bonita e períodos corretos, resumindo a permuta já escrita, segue-se no original: Na guerra contra o Paraguai...).