Um Natal no Rio Grande

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Um Natal no Rio Grande
Descrição da obra
Autor João Antônio Leiria
Título Um Natal no Rio Grande
Assunto Teatro
Formato E-book (formato PDF)
Editora Projeto Passo Fundo
Publicação 2016
Páginas 32
ISBN 978-85-8326-232-9
Impresso Livreto 15 x 21 cm
Editora Projeto Passo Fundo
Publicação 2016

Um Natal no Rio Grande Sou autor de alguns livros infanto-juvenil, poesias e também romances. Escrevo vários gêneros. Eu fui convidado pelo projeto Passo Fundo a compartilhar meus conhecimentos com os leitores, em especial com aqueles gostam, e ou, trabalham com Teatro. Por vários anos eu fui educador na área de teatros. Trabalhei com crianças e adolescentes por mais de vinte anos. Por isso o que trago nesse livro: são práticas e não teorias. Praticas, testadas e aprovadas em mais de cem peças de teatro apresentadas. E como foram muito eficientes no desenvolvimento o teatro com os meus alunos, eu tenho certeza que podem ajudar a você também. Veja que não estou querendo ensinar “o Padre a rezar a missa” Mas sim, compartilhando as minhas experiências, com quem possa se interessar.

Quando dei início ao meu trabalho com teatro para Crianças e Adolescentes, senti a necessidade de criar novas dinâmicas e jogos lúdicos teatrais que viessem a atender as necessidades do meu grupo. Não que devemos deixar de utilizar as já conhecidas. Mas acrescentando também essas vos trago, vocês terão um melhor resultado de seu trabelho, com certeza.

Apresentação

Primeiro Capítulo, pelo Autor

Cenário

(Cenário com decorações Natalinas, bem rustica, campeira, estilo Gaúcho. O painel principal pode ser o próprio tapume decorado de acordo com a época. No outro lado do palco uma estrebaria ( Manjedoura) casinha coberta com folhas de palmeira, ou capim. Um coxinho, onde o menino Jesus será posto. Parte dos atores podem ficar atrás do tapume até o momento de entrar em cena.)

Cena 01

(A Estrelinha de Natal.)

(Entra um pequeno grupo de seis crianças bem vestidas. Pelo lado oposto entra um menino com vestes simples ele é o menino pobre. Fica a certa distancia dos demais, que ficam ali conversando quando escutam a música natalina então ficam observando em silencio, mas apontam para a estrelinha quando ela entra.) (Menina caracterizada como estrelinha. Vestido de bailarina na cor verde ou azul bem clarinho. Na cabeça a estrelinha, como uma tiara na mesma cor do vestido o rosto maquiado de acordo de preferencia brilhante, luvas, ou brilho nas mãos, pode ter braceletes brilhantes.) (*Musica: Noite feliz na voz feminina, se a personagem quiser entrar cantando melhor. Se não, ela pode dublar a canção. Enquanto entra em cena fazendo a coreografia de uma dança clássica ou movimentos de acordo. ) (Ela fala com a voz calma e suave)

Estrelinha − Olá amiguinhos! Como vocês já devem ter percebido, eu sou a estrelinha de Natal. Isso mesmo, aquela mesma estrelinha que há mais de dois mil anos a trás, guiou os três reis magos do oriente, até aquela humilde manjedoura aonde nascia o menino Jesus, o filho do Deus altíssimo. Pois é! Amiguinhos, depois desse magnifico acontecimento eu andei por ai, iluminando os céus. Mas hoje eu fui chamada novamente na presença do papai do céu! E recebi a missão de observar se as pessoas da terra não se esqueceram do verdadeiro sentido do natal. Que é confraternizar e compartilhar o verdadeiro amor com seus irmãos. Eu pude observar que as suas cidades estão muito bonitas e decoradas para festejar o aniversario do menino Jesus. Eu acho que vai ser a maior festa de todos os tempos. Mas vamos observar os acontecimentos, Pois eu terei que levar um relatório ao criador. Espero ter muitos elogios para todos aqui.

(A estrelinha se afasta alguns passos e fica observando, enquanto entra o Papai Noel. Mas antes se escuta a música natalina, que vai baixando lentamente até se ouvir a tradicional fala do Papai Noel.)

Índice

Conteúdos relacionados

Convite Um Natal no Rio Grande.jpg
  • Lançado na 30ª Feira do Livro de Passo Fundo ocorrida de 4 a 13 de novembro de 2016.

Referências