Ubiratan Porto

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Ubiratan Porto
Ubiratan Porto
Nome completo Ubiratan Porto
Ocupação advogado

Ubiratan Porto nasceu dia 2 de fevereiro de 1950 em Passo Fundo, filho de Horaido Lamaison Porto e de Thomires Ignez Oliveira Porto,

Biografia

1.         BREVES TRAÇOS BIOGRÁFICOS E BIBLIOGRÁFICOS

O advogado Ubiratan Porto é natural de Passo Fundo, onde nasceu na maternidade do Hospital São Vicente de Paulo, numa manhã do dia 2 de fevereiro de 1950. Filho primogênito de Horaido Lamaison Porto e de Thomires Ignez Oliveira Porto, atualmente residentes em Porto Alegre.

Seus estudos primários foram feitos no Grupo Escolar Protásio Alves, de 1957 a 1961, cursando todo o Curso Ginasial e o 1º Ano do Curso Científico no Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, hoje denominado EENAV. Com o 2º Ano Científico cursado no Instituto Educacional, completou seus estudos secundários prestando exame madureza pelo Colégio Nossa Senhora da Conceição, em 1969, todos, educandários de sua terra natal.

Em 1971 ingressou na Universidade de Passo Fundo, bacharelando-se pela Faculdade de Direito em 1975, numa turma de 120 bacharéis, a mais numerosa de toda a história daquela Faculdade, sob o lema “Além do Direito do Homem, Existe o Homem”, com o paraninfado do acadêmico e confrade Dr. Benedito Hespanha.

O primeiro encontro da poesia com Ubiratan Porto deu-se em 1963, aos treze anos, quando rabiscou os seus pueris “Versos de Passo Fundo”, seguindo-se os sonetos “O Último Tamoio” e “Pindorama”. mas o seu verdadeiro desabrochar poético, seguindo Ubiratan, veio surgir durante o que ele cognomina de 2ª Grande Fase Poética, período adolescente que vai de 1968 ao início de 1971m cujos alguns manuscritos, zelosamente elaborados, denotam uma natural e salutar influência dos grandes poetas românticos brasileiros, de suma importância para a sua transfiguração literária em curso, e que são encerrados numa única seleta, denominada “O Canto do Visor”, que foi transformada em livro e publicada em agosto do corrente ano. (SANTOS, Sabino R. (1976). Pg.37)[1]


Títulos, prêmios e honrarias

Membro da APLetras

Obras

  • 1976 - Escreveu os livros: O Canto do Visor - O Vôo do Visor - Rebeldia ao Portador - Contribuição - Breviário -

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. SANTOS, Sabino R. (1976). Anuário APLetras 1976. -Passo Fundo: Berthier. 46 páginas. Fragmento Digitado
  2. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas