Taís Rizzotto

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Taís Rizzotto
Taís Rizzotto.jpg
Nome completo Taís Rizzotto
Nascimento
Local Passo Fundo/RS
Ocupação jornalista

Taís Rizzotto filha de Wanda e Nilo Rizzotto,

Biografia, Histórico

Felizmente não são apenas os vultos do passado que enaltecem o nome de Passo Fundo; atualmente, vários profissionais prosseguem escrevendo a história deste município, alguns destes com maior vivacidade. Nesta edição, destacamos o perfil de uma notável passofundense que, com seu dinamismo e carisma, traz entretenimento e informação de qualidade através dos meios de comunicação locais: a jornalista Taís Rizzotto.

Nascida em 01/11/1978, a segunda filha do casal Wanda e Nilo Rizzotto, demonstrou cedo sua inclinação artística; com apenas um ano de idade, participou de uma peça teatral no papel de menino Jesus, numa escola onde o pai lecionava. O fato parece mesmo um bom presságio, pois a menina falante, inteligente e talentosa, aos 15 anos já exercia a arte de interpretar. Estudou nas escolas Salomão Iochpe e Cecy Leite Costa. Fez parte da primeira formação do Grupo de Teatro da UPF, onde percorreu vários Estados brasileiros apresentando seis espetáculos. “Quando criança nunca pensei em trabalhar como jornalista, minha paixão, desde pequena, sempre foi o teatro. As artes cênicas é que me levaram para a comunicação. Gosto de pensar que nasci para me comunicar, para levar informação... Seja através do teatro, do rádio, da televisão...”, disse Taís Rizzotto em entrevista à Revista Sonar.

“O bom comunicador conquista seu público, e Taís faz jus a esta frase porque faz de sua profissão uma verdadeira arte”, descreve a professora Helena de Moraes Fernandes, mestranda em educação, especialista em comunicação e coordenadora do curso de radialismo do SENAC em Passo Fundo.

Na UPF, iniciou no Curso de Letras, mas acabou optando pela área da comunicação e foi aluna da primeira turma do curso de Radialismo da instituição, formando-se em 1999. Com o auxílio do jornalista Cristiano Gobbi e do comunicador Gilberto Fante, a jovem foi lançada ao mercado, e por intermédio do jornalista José Henrique Fonseca, ingressou na RBS TV Passo Fundo, onde trabalhou por seis anos. Nesta emissora, foi repórter e apresentadora do Jornal do Almoço, ao lado da saudosa Angélica Weissheimer. A partir daí conheceu outras ilustres personalidades da comunicação local, como os jornalistas Rogério Silva e Carlos Fonseca.

Em 2002 foi convidada pela Rede Diário Da Manhã para apresentar um programa de rádio no prefixo AM 570. “Ao receber o convite não pensei duas vezes, gosto de desafios e acredito que é o dever de um bom profissional inovar sempre e desbravar novos caminhos”, completou Taís. Hoje o Diário Revista, apresentado todas as manhãs de segunda a sexta, é um verdadeiro sucesso na programação da emissora, onde Taís Rizzotto proporciona entretenimento e informação aos seus ouvintes cada vez mais assíduos. Música, notícias do mundo artístico, horóscopo e reflexões são atrações do programa, além do jornalístico serio e entrevistas com profissionais de importantes áreas, esclarecendo as dúvidas dos ouvintes. “Acompanho o programa da Taís há quatro anos, é minha companhia de todas as manhãs. Sua forma afetuosa de comunicar cativa a todos, fazendo com que estes se tornem seus amigos”, comentou a ouvinte Maria Mello, 52 anos.

Atualmente, Taís Rizzotto também trabalha na UPF TV, emissora parceira do Canal Futura. No segmento de uma TV educativa, a jornalista apresenta três programas de entrevistas. Estes programas semanais abordam assuntos como cultura, educação, ciência, saúde, tecnologia e literatura. Em síntese, Taís Rizzotto ajuda a difundir conhecimento cultural e informação de qualidade com extraordinária dedicação e competência. “Gosto muito do que faço, e procuro melhorar a cada dia”, afirma a jornalista com nítido entusiasmo.

“Taís Rizzotto, inegavelmente, é referência em jornalismo na região. Seja no rádio ou na TV, sem falar nos diversos eventos locais em que é convocada a colaborar, são fontes de aprendizado, conhecimento e solidariedade para quem acompanha, merecendo, sempre, a nossa atenção”, acrescentou o Dr. Bento Caubi Martins, advogado que participa do quadro Defenda Seus Direitos, no programa Diário Revista. Uma importante referência desta comunicadora é o seu apreço pela cultura. Taís é voluntaria do CIOFF, é assessora de imprensa do SINDUSCON e outras instituições através da Ímpar Assessoria de Comunicação. Ao lado de nomes como Paulo Ricardo, Maurício Paim e outros, apresentou o X Festival Internacional do Folclore de Passo Fundo. Para o presidente do CIOFF e do Festival Internacional de Folclore, Paulo Dutra, “o trabalho desempenhado pela jornalista como voluntária é excepcional, um símbolo do seu apreço pelas tradições que certifica o seu compromisso com a cultura e inclusão social da comunidade”.

Ao menciona-la, simultaneamente é lembrado o sorriso carismático esboçado por ela, o que inegavelmente é o seu cartão postal. Uma pessoa cheia de atividades, capaz de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, o que impressiona seus colegas, amigos e familiares; todavia, esta sempre pronta para um aconselhamento, um contraponto inteligente, uma palavra amiga, tudo com muito profissionalismo e determinação. “Nas atividades diárias com a Taís, uma frase usada por ela se tornou uma insígnia para nós da agência, que diz assim: ‘eu quero é trabalhar, porque eu não vim nesse mundo pra passeio’, contaram os jornalistas Iura Kurtz e Jeancarlos Marmentini – amigos e sócios da jovem comunicadora na Ímpar Assessoria de Comunicação

Somente a prática da ética constrói um profissional de sucesso, e o verdadeiro sucesso de um comunicador só é conquistado quando este conhece, respeita e valoriza o seu público; valores amplamente exercidos por Taís Rizzotto.A impressão que fica é a de que Passo Fundo continua sendo uma terra fecunda, pois prossegue a sina de presentear ao Brasil grandes talentos, dotados de muita determinação e talento. Taís Rizzotto, aos 30 anos, é o símbolo do idealismo, e uma das atuais filhas ilustres da Capital do Planalto Médio.

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências