O fundador da cidade de Passo Fundo
O fundador da cidade de Passo Fundo
Em 08/05/2014, por Aldo Luciano Raffaele Alessandri
Manoel José das Neves era Paulista nascido por volta do ano de 1790 em São José dos Pinhais, distrito de Curitiba. Sendo de origem humilde, engajou como soldado num regimento de milícias. Nesta condição foi descolado para a fronteira sul onde participou da Guerra da Cisplatina.
No final de 1827 ou início de 1828, recém-chegado, o Cabo Neves arranchou-se com sua gente junto à nascente do arroio que os índios conheciam por Goiexim.
Em 26 de novembro de 1847, por força da Lei Provincial número 99, a Capela de Passo Fundo foi elevada à condição de freguesia. Mantida a invocação, veio a ser denominada Freguesia da Nossa Senhora da Conceição do Passo Fundo.
Garibaldi, em suas Memórias, onde as lutas do período 1835-45 ocupam cerca de um terço do texto, refere-se a Passo Fundo apenas assim:
“Tendo passado os matos atravessamos a povoação das Missões, dirigindo-nos para Cruz Alta”.
Durante o período farroupilha o povoado, que em alguns documentos aparece com o nome de Passo Fundo das Missões ou simplesmente “povoação das Missões”.
A colonização estrangeira oficial do Brasil, iniciada em 1818 com os suíços trazidos por D. João VI, passando pelos alemães (a partir de 1824) e os italianos (a partir de 1875 no Rio Grande do Sul).
Da península itálica o primeiro imigrante a fixar-se no distrito, deve ter sido o genovês Giuseppe Sevignome Marchi. Vindo de Rio Pardo, onde exercera o comércio durante o período farroupilha, fixou-se após 1845 no Tope (no atual município de Marau) e na sede do distrito, em 1851, onde ficou conhecido por José Marques Italiano.