O dom é inerente a cada ser humano

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

O dom é inerente a cada ser humano

Em 30/11/2012, por Gilberto Pacheco


GILBERTO PACHECO[1]


Isso fica evidente, ao se contatar com o poeta Francisco Garcia – Cadeira 25 da respeitada Academia Passo-Fundense de Letras. Orgulho da gente de Colônia Miranda, Coxilha e Passo Fundo. Um senhor menestrel do planalto médio, que toca violão, declama, canta e facilmente encanta as pessoas sensíveis! Xiko Garcia se torna rápido um ser invulgar.

Modesto, ouvinte atento, apreciador de cultura e dono de uma palavra tipo “gaudéria”, que é aquela que vem, que vem... – E solta, ferina, picante e gentil, cuja ordem não repara a sequência.

Xiko Garcia parece ter herdado a sabedoria mística de seu mais famoso e fantástico protetor, o Santo de Assis, que sabemos fez irmãos, o Sol, a Lua, os pássaros, quanto, revolucionou a Fé Cristã, em seu tempo aqui na Terra e, até procedeu a segunda parte da Ave Maria. Como esse Chico de Assis, nosso Xiko Garcia, canta canta e ... encanta!, se nos dispusermos a ouvi-lo interpretando suas composições (interpretações várias da Vida em seus múltiplos momentos).

Xiko Garcia é capaz de fazer as lágrimas brotarem e se espalharem face a fora, pois em instantes, consegue penetrar no âmago das pessoas, sem pedir licença! Xiko Garcia, tem. Tem sim a Alma Campeira, típica do Homem Gaúcho do Campo, onde em momentos, se torna o próprio Beiçudo que tem uma História Épica no Rio Grande do Sul, onde deixou registros e mais registros de Fôrça e Bravura, quando montado por Heróis e Gaudérios ou, simplesmente, pelos Guris de Colônia Miranda, Coxilha ou Passo Fundo, quanto pelos de outras tantas Querências, quando já não eram mais aqueles “alazões”.

Vendo e ouvindo Xiko Garcia, não pude deixar de compará-lo, aquele menestrel, que Mundo a fora aconteceu na História do Homem, contada musicalmente. Confunde-se a uma realidade irreal, que se parece a minha, tua. Nossa e até Vossas Verdades. As notas musicais fazem essa maravilhosa confusão, que Xiko Garcia canta canta e canta, como uma ave sonora ou como aquela cigarra lendária.

Xiko Garcia é mais Gaúcho, por ter nascido na Terra de São Pedro, mas Xiko Garcia seria mesmo, mais esse menestrel, que corre a gerações, encantando o Mundo. Dum modo melodioso. Bonito e triste! Ou, triste, melodioso e bonito!, que mostra em momentos a alma e o espírito do Homem.

Deus, acredito com aquela visão mais tenra e sincera de barbado criança, o abençoa ricamente, pois permite que Xiko Garcia sobreviva, independente de sua música, que raramente oportuniza vida fácil e abonada a essas Criaturas Sensíveis, que contam e mostram a Vida que a gente imaginaria poder levar e, nas palavras que Vinicius, Tom´s, Juca Chaves, Roberto Carlos, Xiko Garcia e outros tantos , sugerem e cantam por nós!.

Exaltá-lo e mostrá-lo como me foi oportunizado... sinceramente Xiko Garcia, uma Benção Singular!

Referências

  1. Gilberto Pacheco é membro do Centro de Letras de Curitiba/PR