O VI Encontro de Bandoneon em Passo Fundo

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

O VI Encontro de Bandoneon em Passo Fundo

Em 13/02/2009, por Hilton Luiz Araldi


Espetáculo no VI Encontro de Bandoneon em Passo Fundo

Bandoneonistas de Santa Catarina, Paraná, Argentina e outras cidades do Rio Grande do Sul, em numero de 25, participaram, no último sábado 15 de novembro, do VI Encontro de Bandoneon realizado em Passo Fundo. O público lotou o auditório do Colégio Notre Dame objetivando prestigiar o evento. O idealizador do encontro e presidente de honra da equipe organizadora, Plínio Mena Barreto do Amaral, conhecido como Tio Mena, agradeceu a presença de todas as pessoas, tanto os músicos como o público presente.

O encontro surgiu da vontade de divulgar a arte e a história do bandoneon, instrumento musical que teve sua origem na Europa, mas que se consolidou de forma definitiva na América do Sul.

O bandoneon foi inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860). O nome original alemão do instrumento, bandonión, refere-se ao sobrenome de Band. Imigrantes alemães levaram, no início do século 20, o bandoneon para a Argentina, onde ele foi incorporado à música local, onde se destaca o tango.

No evento realizado, os músicos tocaram individualmente seus respectivos instrumentos de forma a enaltecer o conhecimento de cada um. Após, o público, sempre atento e educado presente foi premiado com uma belíssima apresentação de uma orquestra argentina, regida pelo Maestro Dom Fernando Cassiet, de Resistência del Chaco, Argentina, que, composta por quatro músicos e dois cantores, encantaram o auditório, que aplaudiram de pé a magnífica apresentação. Ao final todos os músicos entoaram melodias conjuntamente num grande congraçamento musical no palco.

Após o encerramento no Notre Dame, todos dirigiram-se a sede da ACOMAC onde, depois do jantar, a noite continuou ao som de inúmeros bandoneons, tocados por músicos maduros e até mesmo por jovens, numa demonstração inequívoca de que a arte está atraindo novos adeptos.

Vale ressaltar que o Encontro, agrega músicos aficionados, uns que recentemente aderiram ao instrumento, como os jovens Sidnei Gehlen e Evandro Gomes dos Santos de 16 anos, Mano Monteiro, conhecidíssimo no meio tradicionalista, até o mais maduro dos músicos presentes, o Sr. Edwin Schweig que mesmo tendo que se deslocar de longe, aos 92 anos, teve a disposição de vir desde Gaspar, SC para participar e prestigiar novamente o Encontro, apresentado com maestria pelo Dr. Flori Weghler.

O poder público municipal, através do Sr. prefeito Airton L. Dipp e do secretário Cesar Augusto dos Santos, foram em conjunto com a comissão executiva, fundamentais, para que o VI Encontro fosse coroado de êxito, prospectando o VII Encontro em 2009 com maior numero de participantes e atrações.