Noelly Sagebin Albuquerque

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Noelly Sagebin Albuquerque
Noelly Sagebin Albuquerque
Nome completo Noelly Sagebin Albuquerque
Ocupação professora
Genealogia

Biografia, Histórico

Uma breve história de vida de Noelly

Quando Noelly Sagebin nasceu em 31 de maio de 1926, em São Francisco dos Casais, Rio Grande do Sul, Brasil, seu pai, Mario Sagebin, tinha 28 anos e sua mãe, Yolanda Chaves Abbade, tinha 24 anos. Ela casou-se com Dr. Antonio Marinho de Albuquerque em 16 de julho de 1955, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em 17 de junho de 2007, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 81 anos.


Nascia na cidade de Pelotas a professora e líder assistencial Noelly Sagebin Alburquerque. Transferiu-se de Porto Alegre para Passo Fundo em 1955, sendo designada fiscal da Escola Normal Regional Santa Cruz de Notre Dame. Na mesma época, lecionou nas escoIas Bom Conselho e Notre Dame. No início da década de 1970, assumiu a Secretaria de Educação Noelly Albuquerque e Cultura do município e presidiu a Casa Lar, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Foi a idealizadora do Centro de Aprendizagem Rural da APAE, hoje denominado Centro de Aprendizagem Rural Noelly S. Albuquerque. Igualmente a Praça do Bairro Cidade Nova leva seu nome.


NOELLY SAGEBIN ALBUQUERQUE, Praça (Bairro Cidade Nova)

Professora e líder assistencial. Nasceu no dia 31 de maio de 1926, na cidade de Pelotas. Formou-se em Administração Escolar na PUC-Porto Alegre em 1950, passando a trabalhar na Secretaria de Educação do Estado, na função de orientadora pedagógica nas escolas da capital. Transferiu-se para Passo Fundo em 1955, sendo designada fiscal da Escola Normal Regional Santa Cruz de Notre Dame. Na mesma época, lecionou nas escolas Bom Conselho e Notre Dame. No início da década de 1970, assumiu a Secretaria de Educação e Cultura do município. Presidiu a Casa Lar, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Foi a idealizadora do Centro de Aprendizagem Rural da APAE, hoje denominado Centro de Aprendizagem Rural Noelly S. Albuquerque. Ainda em vida, recebeu várias homenagens e prêmios, entre eles, Qualidade Comunitária em Prestação de Serviços; Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara de Vereadores; Título de Educadora Emérita e ainda o Prêmio na categoria Promoção da Cidadania da Criança e do Adolescente e, pelos serviços prestados à comunidade, o Título de Cidadã Honorária de Passo Fundo em 2003. Faleceu em Passo Fundo no dia 20 de junho de 2007.

Fonte: Lei 4.648 de 05/01/2010, proc. 384/09 da CMVPF, proposição do ver. Rafael Bortoluzzi.


Títulos, prêmios e honrarias

Cidadania Honorária

  • 2002 - RESOLUÇÃO DE PLENÁRIO nº 32 de 04 de Novembro de 2002[1] - Art. 1º É concedido título de Cidadã Honorária de Passo Fundo a Senhora Noelly Sagebin Albuquerque, por relevantes serviços prestados à comunidade de Passo Fundo, na área social, cultural, mais especificamente relacionados à Educação e à Assistência Social.

Praça Noelly Sagebin Albuquerque

  • 2010 - LEI Nº 4648 DE 05 DE JANEIRO DE 2010[2] - Art. 1º Denomina de "Praça Noelly Sagebin Albuquerque" - professora, nascida no dia 31de maio de 1926, falecida em 20 de junho de 2007, a área de recreação nº 2, da quadra 20, no Bairro Cidade Nova. - Localização[3]
  • 2010 - LEI Nº 4648 DE 05 DE JANEIRO DE 2010[4] - Justificativa

Rua Noelly Sagebin Albuquerque

  • 2019 - LEI Nº 5.443, DE 09 DE SETEMBRO DE 2019[5] - Art. 1º Denomina-se Rua Noelly Sagebin Albuquerque o logradouro público cadastrado conhecido como Rua "E" localizado no Loteamento Parque Viverde 2, no município de Passo Fundo, o qual inicia na Rua "D", atravessa a Avenida Silly Miranda, fazendo interseções com as Ruas "C" e Olimpio Lima, com término ao final da quadra "J". -

Obras

Conteúdos de seu acervo

Imagens

Praça Noelly Sagebin Albuquerque em 2020

Conteúdos relacionados

Referências