Museu Histórico Regional e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Museu Histórico Regional e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

Em 07/08/2007, por Dilse Piccin Corteze


Museu Histórico Regional e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider[1]

Museu Histórico Regional MHR, Foto: 2007 Rafael Czamanski

O Museu Histórico Regional de Passo Fundo está instalado no prédio construído no início do século passado para ser a Intendência Municipal, que teve sua construção iniciada no ano de 1909 e concluída em 1911, trabalho este realizado pelo imigrante italiano Luiz Ricci, aqui chegado em 1894. Além desta obra, ainda fabricava tijolos, telhas e extraía pedras que serviam de alicerces.

O prédio abrigou a Intendência Municipal, até 1930, e a Prefeitura Municipal, até 1976, quando foi construído o Centro Administrativo Municipal. A partir daí, o Museu Histórico passou a funcionar em uma das salas da antiga Intendência.

O Museu Histórico Regional foi criado em 1977, por decreto do prefeito municipal de Passo Fundo, com o nome de Museu Histórico-Cultural, e estava vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O museu tem por objetivo a preservação e difusão da memória e do acervo histórico-cultural da região. Seu acervo é divulgado através de exposições temáticas temporárias centradas na história local e regional.

O museu esteve em funcionamento durante o período de 1977 a 1990. Depois de aproximadamente cinco anos desativado, reiniciou as atividades em 1996 por um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Universidade de Passo Fundo. Desde então, assumiu a sua designação atual (MHR) e está instalado no mesmo prédio ocupado pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider.

O MHR conta com uma equipe de professor, museóloga, auxiliares de museu e estagiários do curso de História da UPF. Além da preservação e divulgação da memória e do patrimônio histórico depositado em seu acervo, a equipe desenvolve atividades de ação pedagógica e educação patrimonial junto a diferentes setores da sociedade, de maneira especial, para as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino nos seus diversos níveis.

Em 1995, o museu foi restaurado para melhor abrigar seu acervo composto de muitas doações feitas pela artista plástica passo-fundense Ruth Schneider, razão pela qual o museu tem o seu nome.

O espaço do Museu Histórico contém um acervo na área antropológica, indígena, tecnológica, documental, fotográfica, além de outros setores que registram o cotidiano da comunidade.

Isso graças à participação dos passo-fundenses que fazem doações e empréstimos de objetos ou documentos, o que vem ocorrendo desde sua inauguração, atestando a credibilidade que o museu vem despertando.

Já o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider é mais abrangente, pois além de conter a maior produção da artista que lhe dá o nome, abriga, através de doações, a visão da arte contemporânea do Rio Grande do Sul, contendo em seu acervo nomes respeitáveis e significativos da trajetória artística do Estado.

Referências

  1. Grifos nossos destacando a ocupação do prédio