Moacyr da Motta Fortes

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Moacyr da Motta Fortes
Moacyr da Motta Fortes.jpg
Nome completo Moacyr da Motta Fortes
Ocupação Político, comerciante
Genealogia

Biografia

Uma breve história de vida de Moacyr

Quando Moacyr da Motta Fortes nasceu em 14 de junho de 1917, em Nonoai, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, seu pai, Gosmerindo Amizio Fortes, tinha 25 anos e sua mãe, Izaura Motta, tinha 19 anos. Ele casou-se com Emma Fauth Vargas em 29 de maio de 1941. Ele faleceu em 20 de julho de 1960, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 43 anos.


Ainda menino, com apenas 6 anos de idade, começou a ajudar seu pai na manutenção da família que era numerosa. Seu pai tinha cargueiro e tropa de mulas, Moacyr ia na frente sendo o “madrinheiro” da tropa. Viajou muito tempo de Nonoai a Xanxerê – SC, com seu pai, como guia dos viajantes que andavam com os cargueiros pelas estradinhas-trilho, pois não existiam estradas de rodagem. Do Goio-Em a Nonoai, transportavam erva-mate.

Em Erechim, mais tarde, completou o Curso Primário. Após, voltou a auxiliar seu pai, viajando com este de Nonoai a Passo Fundo, com duas carroças, transportando produtos característicos da então vila, como: cachaça e rapadura. De Passo Fundo levavam mercadorias diversas que abasteciam as casas comerciais da pequena localidade.

No 8º Regimento de Infantaria, sediado em Passo Fundo, ingressou em 2 de maio de 1936, reiniciando também seus estudos. Cursou o ginásio, não chegando a completá-lo.

Em 15 de abril de 1939 foi promovido a Terceiro Sargento e como consta em sua folha de vida militar, muitas vezes recebeu elogios pelo cumprimento de seu dever.

Contraiu núpcias com Emma Fauth Vargas, em 29 de maio de 1941 de cujo casamento resultaram 3 filhas: Maria Teresinha, Jeans Cleomari e Elaine.

Na data de 31 de janeiro de 1950 deixou o serviço militar, no qual alcançou o posto de 2º sargento.

Após, assumiu diversas funções no comércio, na agropecuária e na vida pública.

Foi gerente de farmácia por dois anos; Inspetor de Caça e Pesca; Agente Inspetor da Cia. De Seguros Internacional de Vida, obtendo em 1958, como Agente o 5º lugar em todo o Brasil; ainda, pecuarista e triticultor. Na administração de Armando de Araújo Annes foi subprefeito de Ciríaco. Na administração de Wolmar Salton, foi Subprefeito de Sertão e do 1º Distrito. Entusiasta dos esportes, gostava muito de corrida de cavalos, possuindo alguns. Participou de agremiações esportivas e sociais, clubes como: Vera Cruz, Passofundense, Caixeiral e Comercial. Foi um dos fundadores do Clube Vera Cruz; Vice-presidente do Clube Caixeiral; Vice-presidente da agremiação esportiva “Brasil”, que reunia os esportistas funcionários da Prefeitura Municipal e Bombeiros. Pertenceu à Associação Vicentina e foi um ardoroso tradicionalista, membro ativo do C.T.G. Lalau Miranda.

Em 1959 foi eleito vereador com a expressiva votação de 1243 votos. Logo após, quase que por unanimidade, foi escolhido como Presidente da Câmara, cargo que ocupou até seu falecimento, motivado por enfermidade, em 20 de julho de 1960.

Durante sua vida em Passo Fundo se estabeleceu na Vila Vera Cruz, sendo um dos seus primeiros moradores. Seu nome foi dado a um C.T.G. na Vila Vera Cruz e também a uma rua no mesmo bairro.


MOACYR DA MOTA FORTES - Vereador na 4ª Legislatura, 31/12/1959 a 31/12/1963;

Nasceu em Nonoai, Rio Grande do Sul, dia 14 de junho de 1917. Militar e agropecuarista.

Eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro para a 4ª Legislatura. Foi presidente da Câmara Municipal n ano de 1960. Foi membro titular da Comissão de Legislação e Redação.

Faleceu dia 20 de julho de 1960


MOACYR M. FORTES, Avenida (Vila Vera Cruz) / Sala (CMVPF)

Antiga rua Paulo Setúbal até 1974, quando passou a ter a denominação atual. Moacyr da Motta Fortes nasceu em Nonoai no dia 14 de junho de 1917. Trabalhou inicialmente com seu pai como viajante comercial, tendo ingressado depois na carreira militar, onde permaneceu de 1936 a 1950. Deixando o serviço militar, foi gerente da Farmácia Popular, Inspetor de Caça e Pesca, agente da Companhia Internacional de Vida, além de trabalhar na agropecuária e na triticultura. Foi subprefeito de Ciríaco na administração de Armando Annes e de Sertão na administração de Wolmar Salton. Foi um dos fundadores do Clube Vera Cruz e diretor do Clube Caixeiral. Tradicionalista, foi membro ativo do CTG Lalau Miranda. Em 1959, foi eleito vereador pelo PTB. Em 1960, presidiu a Câmara Municipal, falecendo durante o mandato em 20 de julho de 1960, aos 43 anos de idade. Em 1978, sua família doou um terreno para o então C.T.G. Sinuelo da Fé, onde foi construída a nova sede e que, em sua homenagem, passou a denominar-se C.T.G. Moacyr da Motta Fortes. É também homenageado com o nome de uma das salas da Câmara Municipal de Passo Fundo.

Fonte: Lei 1.594 de 18/10/1974, proc. 117/74 da CMVPF, proposição do ver. Ernesto Scortegagna; Joel Santana Dias.


Títulos, prêmios e honrarias

Avenida Moacyr da Motta Fortes

  • 1974 - LEI Nº 1594, DE 18 DE OUTUBRO DE 1974[1] - Art. 1º Passa a denominar-se Moacyr da Motta Fortes a atual Avenida Paulo Setubal, na Vila Vera Cruz. - Localização[2]
  • 1974 - LEI Nº 1594, DE 18 DE OUTUBRO DE 1974[3] [4] [5] -Biografia

CTG Moacyr da Motta Fortes

Conteúdos de seu acervo

FOTOMEMÓRIA

Tipo Conteúdos do acervo - FOTOMEMÓRIA Abrir Pasta
Fotos Pasta com os arquivos de fotos digitalizados Downloads

Imagens

CTG Moacyr da Motta Fortes logomarca em 2019
CTG Moacyr da Motta Fortes em 2019 01
CTG Moacyr da Motta Fortes em 2018 01
Trigo na Avenida Brasil em 1957
Avenida Moacyr da Motta Fortes em 2020

Biblioteca

1957 - O Elemento Estrangeiro no Povoamento de Passo Fundo

Conteúdos relacionados

Referências