Luiz Felipe De Nadal

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Dom Luiz Felipe De Nadal
Dom Luiz Felipe De Nadal.jpg
Nome completo Luiz Felipe De Nadal
Nascimento 1 de maio de 1916
Local Guaporé/RS
Morte 1 de julho de 1963
Local Passo Fundo, RS
Ocupação bispo
Genealogia Não encontrada

Luiz Felipe De Nadal filho de Francisco De Nadal e Tereza Dendena De Nadal, nasceu no dia 1º de maio de 1916 em Guaporé-RS, era o primogênito dos 13 irmãos, faleceu em Passo Fundo dia 1 de julho de 1963.

Biografia, Histórico

Natural de Guaporé-RS, Linha 4a. Série, na época distrito de Muçum, hoje Linha Dom Luiz Felipe, nasceu no dia 1º de maio de 1916, filho de Francisco De Nadal e Tereza Dendena De Nadal, era o primogênito dos 13 irmãos.

Entrou no Seminário de São Leopoldo, em 1927, com 11 anos de idade, onde fez seus estudos de humanidade, filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote em 1939, e nomeado bispo em 1955.

Tomou posse na Diocese de Uruguaiana-RS no mesmo ano.

Faleceu com 47 anos de idade, 23 de sacerdócio e 8 de episcopado, em 1º de julho de 1963, num acidente aéreo, quando o DC 3 da VARIG, prefixo PP-VBV, caiu no 1º Distrito de São João da Bela Vista, a 7,5 km de Passo Fundo-RS, por volta das 18:10 horas. Até cêrca da meia-noite o corpo de Dom Luiz foi velado na Catedral Diocesana de Passo Fundo e transportado depois, via terrestre, para Uruguaiana, passando a ser velado em sua própria catedral. No dia 3, de manhã, as solenidades de sepultamento tiveram a assistência de todos os bispos do Rio Grande do Sul.

O rádio e o tradicionalismo foram suas paixões. Foi radioamador ativo e, em Porto Alegre, ainda padre, criou e dirigiu vários programas na Rádio Difusora, como "Tio Valeriano", programa infantil, "Noturno da Fé", "Hora do Angelus" e "A Hora Católica" que informava tudo sobre a Igreja. Em Uruguaiana fundou a Rádio São Miguel, emissora da Diocese. Transmitiu diretamente do Vaticano as cerimônias de coroação do Papa João XXIII, fato inédito para a época.

Grande incentivador dos meios de comunicação social, também fundou a Sociedade Magistério no Ar - Somar, programa pioneiro de alfabetização de adultos.

Criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana-RS. A seu pedido, o Papa Pio XII declarou Nossa Senhora Conquistadora padroeira da Diocese de Uruguaiana, ao lado de São Miguel Arcanjo.

Era poeta tradicionalista, autor de várias poesias e orações com termos gauchescos, membro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Estância da Poesia Crioula, que é a Academia de Letras dos vates e prosadores nativistas gaúchos. Foi o autor da Oração a São Gabriel, Padroeiro das  Telecomunicações:

"Glorioso Mensageiro São Gabriel, padroeiro dos radioamadores, enquanto aquecem os filamentos, saúdo-te reverente modulando para ti meu primeiro QSO. Abençoa meu "chaque", com toda a "tripulação".

Inspira-me ao microfone, a fim de que meu DX e QSO sejam proveitosos e sirvam, para, em espírito de fraternidade cristã, aproximar os homens.

Defende-me em meio aos "estáticos" da vida, para que não enfraqueçam meus esforços e jamais entre em QRT no caminho do Bem. Ampara meus "torpedos", para que recebam do Céu boa acolhida e pronta constatação.

Faço o propósito de tratar aos outros assim como desejo ser tratado.

Agradecido e em QRV para a Divina Providência. Amém."

Também é de sua autoria a Prece do Gaúcho:

"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença, Patrão Celestial. Vou chegando, porque, enquanto cevo o amargo das minhas confidências, ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do céu a força e a coragem para o entrevero do dia que passa. Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e espora, não se afirma nos arreios da vida, senão se estriba na proteção do céu.

Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço, ao romper da madrugada e ao descambar do sol. Tomara que todo o mundo seja irmão! Ajuda-me a perdoar as afrontas e a não fazer aos outros o que não quero pra mim.

Perdoa-me, Senhor, porque, rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira-fora... êta, potrilho chucro,renegado e caborteiro... Mas eu

te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito. Ajuda-me, Virgem Maria, primeira prenda do céu. Socorre-me, São Pedro, capataz da estância gaúcha. Pra fim de conversa, vou Te dizer, meu Deus, mas somente pra ti: que tua vontade leve a minha de cabresto pra todo sempre e até a querência do céu. Amém."

Numa iniciativa do tradicionalista Catarino Azevedo, em 07 de fevereiro de 1971, foi fundado o CTG "Dom Luiz Felipe De Nadal". A justificativa do nome do Patrono do CTG estava no fato de ter sido ele o primeiro prelado a viver ativamente junto aos tradicionalistas, criando a "Missa Crioula" e a "Prece do Gaúcho".

Seus restos mortais estão sepultados na cripta da Catedral de Uruguaiana.

CTG Dom Luiz Felipe De Nadal

  • 1971 - Fundado o CTG Dom Luiz Felipe De Nadal com sede na R. Mato Castelhano, 120 - São Cristóvão, Passo Fundo - RS,

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. DOM LUIZ FELIPE DE NADAL - Câmara de Vereadores
  2. DOM LUIZ FELIPE DE NADAL - WayBackMachine