Lição de Mestre
Lição de Mestre
Em 30/06/2007, por Alady Berlese de Lima
Lição de Mestre
ALADY BERLESE DE LIMA, In memoriam
Obrigado. Meirelles, pela bela e comovente página em que faz alusão à minha caminhada pela imprensa, desde 1° de abril de 1938, quando fui acolhido, àquela época, pela equipe intelectual de O NACIONAL, por seus diretores, drs. Herculano Araújo Annes e Múcio de Castro e a gerente do órgão, então, a ilustre passo-fundense Antonina Xavier e Oliveira.
Caro Meirelles, eu o conheço desde jovem, provindo de uma família nobre e cristã, e acompanhei seu digno esforço de ser útil e servir Passo Fundo e sua laboriosa comunidade, escudado em atos e fatos que são sobejamente reconhecidos pelos seus conterrâneos.
Prossiga, pois, nessa valiosa trajetória e você terá, em futuro bem próximo, ajusta recompensa, graças à sua fonte fértil e incessante de trabalho, que lhe confere, cada vez mais, o inegável prestígio pessoal e político.
Permita-me uma ligeira digressão: o verdadeiro e compenetrado jornalista profissional deve estar a serviço do bem comum, com seu pensamento claro, na informação verdadeira, na exatidão e honestidade de seus editoriais e na observação atenta em suas publicações e o respeito à dignidade humana.
O jornalista digno e consciente não se compraz na crítica ferina para não macular a verdade. Tenho profundo respeito e veneração pelos dois mais antigos jornais que circulam em Passo Fundo, nos quais exerci, também, minha atividade de jornalista profissional.
Prossiga em seu positivo propósito de apresentar, semanalmente, através do mais velho órgão da imprensa citadina, em forma ilustrada com curiosas e interessantes fotos, à base de documentação c do seu incomum e apreciável comentário, com uma apologia séria e realística de elementos biografados, que no pretérito se destacaram na Capital do Planalto Médio, por suas iniciativas e realizações, constituindo, ainda, mais um complemento de indubitável valia para o fiel registro da história de Passo Fundo.
Do Alady Berlese de Lima
Nota dos Editores
A caria acima enviada ao jornalista Antônio Augusto Meirelles Duarte, presidente da Academia Passo-Fundense de Letras ,foi publicada na edição de O Nacional, de 5 de março de 1998, com o seguinte título: Jornalista Alady Berlese de Lima agradece matéria divulgada sobre sua vida profissional. É um verdadeiro "testamento jornalístico, pelas afirmações sentenciosas que encerra.