José Francklin da Silva, dados biográficos
José Francklin da Silva, dados biográficos
Em 15/04/2011, por Marco Antônio Damian
Capitão José Francklin da Silva[1]
Profissões exercitadas: industrialista, madeireiro
Na vida política, social e industrial de Passo Fundo, o Capitão José Francklin da Silva, é uma das figuras de valor. Tem prestígio naquele próspero município e soube conquistar por uma patriótica ação no sentido de bem servir a comunidade.
Ingressando nas fileiras do Partido Castilhista, nos alhores de sua juventude, foi, aos poucos, por atos de sua bemerência política, conquistando a simpatia e admiração de seus chefes, quer pelo entusiasmo, com quem sempre propugnou os ideais republicanos, quer pelo denodo com quem tem sabido defender.
Assim procedeu em 1923, quando a Revolução do Partido Libertador ameaçou a estabilidade do governo rio-grandense.
José Francklin da Silva é um dos industrialistas madeireiros mais conceituados do município, pois beneficia em grande escala, em seu engenho movido a potencial hidráulico, este produto que exporta regularmente. Além disso é proprietário de latifúndios, que aproveita na exploração da agricultura. A matéria prima de seu comércio (madeira) é extraída, principalmente de matas de sua propriedade.
O Capitão José Francklin da Silva tem desempenhado vários cargos políticos e administrativos de confiança. Atualmente é sub-intendente e sub-delegado de polícia no 10º Distrito de Passo Fundo, onde reside, sendo bem quisto por seu elevado caráter.
Nasceu o Capitão José Francklin da Silva, em Garibaldi, no dia 22 de julho de 1886, sendo filho de Horácio Francklin da Silva e de Eliza F. da Silva. Casou-se em Erechim, no dia 15 de maio de 1925, com a Sra. Dorvalina Flores da Silva e desse consórcio possuem os filhos, Eloah e Dinorah.
Referências
- ↑ Texto extraído do livro Álbum Ilustrado do Partido Republicano Castilhista do Rio Grande do Sul, 1934. Editora Selbach (Porto Alegre).