Jornada Nacional de Literatura leva uma multidão de leitores a Passo Fundo

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Jornada Nacional de Literatura leva uma multidão de leitores a Passo Fundo

Em 19/08/2005, por Paulo Domingos da Silva Monteiro


A partir de segunda (22), a 11ª Jornada Nacional de Literatura leva uma multidão de leitores a Passo Fundo


A partir de segunda-feira (22), a cidade de Passo Fundo será uma grande biblioteca com eventos culturais por todos os cantos. A 11ª Jornada Nacional de Literatura vai reunir milhares de pessoas, 110 escritores e mais de 100 artistas no Circo da Cultura, na Universidade de Passo Fundo.  A programação é ampla e tem atividades para todas as idades.

A grande festa da literatura vai começar. 20 mil participantes, 90 escritores brasileiros, 23 estrangeiros e mais de 100 artistas se reúnem no Circo da Cultura para participar da 11ª Jornada Nacional de Literatura, que começa na próxima segunda (22) e vai até o dia 26, em Passo Fundo. Debates, conversas, seminários, música, teatro, exposições, cinema, feira de livro e muitas outras atividades para todas as idades estão na programação deste que é o maior debate literário do Brasil.

Neste ano, os participantes (4.500 adultos e 12 mil jovens) vão poder conversar e debater com escritores como Jostein Gaarder (O Mundo de Sofia, Cia. das Letras), Gilles Lipovetsky (O Império do Efêmero, Cia. das Letras e Os Tempos Hipermodernos, Barcarolla), Clara Ferreira Alves, Ludmila Zeman, Ana Maria Machado, Carlos Heitor Cony, Ivan Junqueira, Moacyr Scliar, Ignácio de Loyola Brandão, João Ubaldo Ribeiro, Frei Betto, Leonardo Boff e tantos outros.

A Jornada existe há 24 anos e cresce a cada edição. A professora Tania Rösing, criadora e coordenadora geral das jornadas, conta que não imaginou que as jornadas teriam o efeito que têm hoje. Elas nasceram do desejo da professora aproximar Passo Fundo das atividades culturais, que somente aconteciam em Porto Alegre, distante 300 quilômetros de lá. E conseguiu. As jornadas de Passo Fundo já são referência e as vagas são tão concorridas que neste ano acabaram meia-hora depois de abertas.

Nesta edição, algumas novidades. Pela primeira vez na história da Academia Brasileira de Letras, os acadêmicos se reúnem fora da sede, que fica no Rio de Janeiro. O 1º Seminário de Jornalismo Cultural, realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Rio Grande do Sul, leva profissionais dos mais importantes veículos para discutir os desafios e as perspectivas do jornalismo cultural. A 3ª Jornadinha Nacional de Literatura ampliou seu quadro de vagas e vai receber 2 mil crianças a mais que na 2ª edição; serão 12 mil. Outra novidade é o Prêmio UPF Hans Christian Andersen, que vai dar aos vencedores das duas categorias, estudantes de 4ª a 6ª séries e de Publicidade de Propaganda, uma viagem à Dinamarca.

Além disso, haverá muitos debates sobre Diversidade Cultural: o diálogo das diferenças, o 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, cursos multiculturais, exposições, lançamentos de livros, concursos literários, homenagens a Erico Verissimo, Miguel de Cervantes e Hans Christian Andersen, apresentações de Arthur Moreira Lima, no projeto Um Piano pela Estrada, de Antonio Nóbrega e Lobão e muito mais.

Ignácio de Loyola Brandão é o coordenador dos debates e participante assíduo das jornadas. Ele diz que “a literatura brasileira deve muito à Jornada de Passo Fundo”. Para a escritora Ana Maria Machado “a Jornada é uma coisa fantástica e a Jornadinha mais fantástica ainda. É um trabalho sério, com continuidade, que mobiliza um monte de gente e consegue realizar uma coisa raríssima no Brasil – uma verdadeira integração entre a universidade e a comunidade”.

A 11ª Jornada Nacional de Literatura acontece entre os dias 22 e 26 de agosto, no Circo da Cultura que foi montado no Campus I da Universidade de Passo Fundo. A programação completa está no site www.jornadadeliteratura.upf.br .

Mais Informações para a imprensa com Ivani Cardoso/Maria Fernanda Rodrigues (Lu Fernandes Escritório de Comunicação) pelo telefone (11) 3814-4600