João Oreste Medaglia

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
João Oreste Medaglia
Foto:
Nome completo João Oreste Medaglia
Ocupação médico
Genealogia

João Oreste Medaglia filho de José Medaglia e de Gelsomina Pandolfo Medaglia, nascido em Morano, Calabria (Província de Cosenza) no dia 19 de setembro de 1900, faleceu nesta cidade no dia 8 de maio de 1990

Biografia, Histórico

Uma breve história de vida de João Orestes

João Orestes Medaglia nasceu em 19 de setembro de 1900, em Morano Calabro, Cosenza, Calabria, Itália filho de Giuseppe Medaglia e Gelsomina Pandolfo. Ele teve pelo menos 1 filha com Norma Castelli. Ele faleceu em 9 de maio de 1990, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com 89 anos, e foi sepultado em São Francisco dos Casais, Rio Grande do Sul, Brasil


Nascido em Morano, Calabria (Província de Cosenza) no dia 19 de setembro de 1900, filho de José Medaglia e de Gelsomina Pandolfo Medaglia. Fez a carreira escolar, primária e secundária, em Porto Alegre, nos Colégios Nossa Senhora das Dores e Anchieta. Depois cursou Medicina na Faculdade de Medicina Real Universitária de Nápoles, Itália, formando-se em 1924. Aprovado no exame de láurea (defesa de tese), com 104 pontos entre 110 possíveis, com o tema: “Ação Terapêutica da Sacarose em algumas Dermatoses”.

Trabalhou como Oficial-Médico, na patente de Tenente do Real Exército Italiano, na cidade de Acqui, norte da Itália. Especializou-se em Cirurgia, Ginecologia e Urologia. Freqüentou os cursos de Cirurgia, Urologia, Dermatologia, Obstetrícia e Ginecologia, em Nápoles; de Cirurgia, em Roma, Florença e Turim; de Dermosifilografia e Ginecologia, em Paris e de Cirurgia, no Rio de Janeiro. Publicou trabalhos sobre “A Narcose pelo Evipan Sódico”, “Um caso de pseudo-hermafroditismo masculino”, “Breves Notas e Propósitos de um caso de Nofreso Lipoídica” e “Lições Elementares de Propedêutica e Patologia Médica”.

Veio para o Rio Grande do Sul, em 1928, residindo em Porto Alegre. Foi acometido de uma enfermidade e aconselhado por médicos, passou a residir no interior do estado. Inicialmente em Colorado, depois Erechim. Residiu por uma breve temporada em Porto União, Santa Catarina.

Em abril de 1937, chegou a Passo Fundo. Atuou como Médico Cirurgião no Samdu (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência), INPS, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade e Hospital Municipal. Foi médico do Sindicato dos Bancários, demitido em 1945, por ser estrangeiro. Foi membro da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Membro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, da Sociedade Gastroenterologia do Rio Grande do Sul e Presidente da Amrigs, Associação Médica do Rio Grande do Sul, seccional de Passo Fundo, nas gestões 51/53 e 59/61.

Após a 2ª Guerra Mundial, em 1946, foi nomeado Agente Consular Italiano para Passo Fundo. Foi Condecorado pelo Presidente da República Italiana com a Estrela da Solidariedade. Foi Acadêmico Correspondente da Academia Rio-grandense de Letras. Faleceu nesta cidade no dia 8 de maio de 1990.

Patrono da Cadeira nº 20 da Academia Passo-fundense de Medicina

Títulos, prêmios e honrarias

Casa Eduardo Kurtz

  • 1975 - Uma das primeiras casas edificadas em Passo Fundo com o uso de argamassa de cimento. A construção data de década de 20. Pertenceu a Eduardo Kurtz, depois ao médico Orestes Medaglia. Está preservada até hoje . Localiza-se na Rua Independência, n° 674, em frente à Praça Mal. Floriano.

Conteúdos de seu acervo

Imagens

Casa Eduardo Kurtz Foto: 1975 Desconhecido

Conteúdos relacionados

Referências